Brexit: Falta de químicos leva Reino Unido a autorizar descargas de águas residuais

fatedsnowfox / Flickr

As empresas britânicas vão poder fazer descargas de águas residuais não tratadas, com autorização da Agência Ambiental Britânica, devido à escassez de produtos químicos no país causada por problemas de abastecimento ligados ao “Brexit” e agravados pela covid-19.

Numa nota, a Agência Ambiental Britânica informa as empresas que “pode não ser possível cumprir (as condições) da sua autorização” para a realização de descargas devido “ao novo relacionamento do Reino Unido com a União Europeia”, o coronavírus e outras” falhas inevitáveis da cadeia de abastecimento”.

Nesses casos, as empresas poderão “despejar efluentes sem cumprir as condições da licença”, informa a agência, desde que seja feito por escrito um pedido de autorização. As autorizações serão concedidas se as empresas demonstrarem que tomaram “todas as medidas razoáveis” para obter os produtos químicos necessários, mas sem sucesso.

Fonte do Ministério do Ambiente disse ao jornal The Guardian que em causa está a potencial falta de sulfato ferroso, uma solução usada para eliminar o crescimento de algas, e que a medida é, por enquanto, uma precaução para o caso de a situação acontecer.

Um estudo da Associação da Indústria Química publicado esta quinta-feira indica que 96% dos membros estão com problemas de abastecimento, nomeadamente empresas do sector de combustíveis ou do tratamento de águas, devido a problemas com os transportes.

A falta de químicos para tratar as águas é outro exemplo de produtos cuja escassez tem sido registada nas últimas semanas sobretudo devido à falta de motoristas de veículos pesados, muitos dos quais europeus, que terão deixado o Reino Unido durante a pandemia.

A nova relação com a União Europeia e o sistema de imigração pós-“Brexit”, em vigor desde 1 de janeiro, implica que o recrutamento de profissionais europeus seja mais complicado e não existe mão-de-obra qualificada para satisfazer a procura.

A Confederação de Recrutamento e Emprego do Reino Unido (REC) estima que havia 1,66 milhões de vagas de emprego no Reino Unido no final de Agosto, das quais cerca de 100 mil eram trabalhos em transportadoras.

Os problemas de logística e abastecimento obrigaram vários supermercados e redes de restaurantes a reduzir a oferta, entre outros inconvenientes.

Os mesmos problemas também forçaram o sistema de saúde pública a limitar os exames de sangue aos mais urgentes devido à falta de materiais e poderá atrasar a campanha de vacinação contra a gripe, segundo a imprensa britânica.

  // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Com atitudes como estas como é que esperam salvar o planeta?
    Quando o dinheiro continua a ser sempre o mais importante já pouco ou nada há a fazer!

RESPONDER

Start-up israelita quer fazer roupa a partir de algas

A Algaeing, criada em 2016, é uma empresa que converte as algas numa fórmula líquida, que depois pode ser usada como corante ou transformada num tecido. A indústria da moda é uma das responsáveis pelas emissões …

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton

Bill Clinton já teve alta hospitalar e deve regressar a Nova Iorque

O ex-Presidente dos Estados Unidos deixou, neste domingo de manhã, o hospital da Califórnia onde foi internado com uma infeção, informou o chefe da equipa de médicos que o tratou. "O Presidente Clinton teve alta do …

Acordo escrito. Bloco diz que Governo "conhece bem" os pontos negociais

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai enviar ao Governo propostas de articulado de nove pontos negociais colocados em cima da mesa no início de setembro, aos quais declara não ter obtido resposta …

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem com menos de 540 euros por mês

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza, ou seja, com menos de 540 euros por mês, uma realidade que afeta famílias numerosas, mas também quem vive sozinho, idosos, crianças, estudantes …

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira

"Subida do salário mínimo é para manter", diz Siza Vieira

O ministro da Economia destaca que a trajetória do aumento do salário mínimo nacional "é para manter", assegurando que a meta é que este suba até aos 750 euros em 2023. Em entrevista ao semanário Expresso, …

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Cabo Verde extraditou Alex Saab para os Estados Unidos

O empresário Alex Saab, considerado pelos Estados Unidos testa-de-ferro do Presidente da Venezuela deixou a ilha do Sal, este sábado, em cumprimento do pedido de extradição das autoridades norte-americanas. "Isto configura um rapto. Foi novamente raptado", …

Nove mortes e mais 465 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais nove mortes e 465 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 465 novos …

O O primeiro-ministro, António Costa

Governo quer reunir com todos os partidos e solicitou ao Bloco os termos de acordo escrito

O Governo quer reunir-se com todos os partidos com quem tem negociado a viabilização do Orçamento do Estado e solicitou ao Bloco de Esquerda que envie o conteúdo e os termos do acordo escrito proposto. Estas …

No Japão, o suicídio entre crianças atingiu um número recorde

Segundo um relatório divulgado pelas autoridades japonesas, o receio de uma infeção pelo novo coronavírus foi a justificação mais invocada por crianças e jovens para faltarem às aulas durante um longo período de tempo. Durante o …

Com uma nova subida de preços na segunda-feira, portugueses correm às bombas

Com o anúncio do Governo da redução do ISP, e um possível aumento do preço dos combustíveis já na próxima semana, os portugueses estão a aproveitar o fim-de-semana para abastecer. Na sexta-feira, o Governo anunciou a …