Reino Unido. Defesa está a desenvolver mísseis que comunicam entre si

MBDA

O programa CSTWD permitirá aos mísseis Spear 3 de próxima geração comunicar entre si

O Ministério da Defesa britânico está a investir 3,5 milhões de libras (cerca de 4 milhões de euros) para desenvolver novos sistemas que permitirão aos mísseis em circulação comunicarem entre si.

O novo programa CSTWD (Strike Weapons Technology Demonstrator) irá permitir aos mísseis britânicos Spear 3 de próxima geração comunicar entre si, anunciou o Ministério da Defesa do Reino Unido, em comunicado.

De acordo com o New Atlas, a nova plataforma tecnológica destes mísseis permite-lhes   recolher dados, avaliar situações e alterar as suas rotas para atingir os objetivos — uma evolução em relação aos equipamentos criados na década de 1960, que permitiam apenas que os pilotos os direcionassem para os alvos.

Embora a tecnologia existente permita a comunicação entre os mísseis e o quem os controla, não possibilita que o mesmo aconteça entre os dispositivos.

Para ultrapassar essa lacuna, o Reino Unido está a apostar no desenvolvimento de hardware e software que tornará os mísseis mais cooperativos entre si. O projeto, com dois anos, foi lançado em abril de 2021 e a nova tecnologia poderá ser integrada numa rede mais inteligente de mísseis, a finalizar em cinco anos.

“Os mísseis atuais podem comunicar com a plataforma de lançamento, mas não entre si”, explicou “Charlie”, um cientista não identificado do Defence Science and Technology Laboratory (Dstl ) do Reino Unido.

“O objetivo deste programa é investigar como a intercomunicação entre mísseis e o comportamento cooperativo destas armas pode ser conseguido do ponto de vista tecnológico, para resolver os desafios militares que o Reino Unido enfrenta”, acrescentou o cientista.

O Dstl, que celebrou este fim de semana o vigésimo aniversário “ao serviço de Sua Majestade”, acaba de anunciar a sua maior campanha de recrutamento dos últimos anos.

Taísa Pagno / ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.