Rei na G-League, tapado na NBA. Neemias Queta dispensado pelos Kings

@SacramentoKings / Twitter

Neemias Queta com a camisola dos Sacramento Kings na Summer League da NBA.

Neemias Queta com a camisola dos Sacramento Kings na Summer League da NBA.

Entrada do calejado ex-campeão da NBA Javale McGee forçou saída não só do poste português, mas também de Nerlens Noel, sexta seleção na primeira ronda do ‘draft’ de 2013.

O poste internacional português Neemias Queta foi dispensado pelos Sacramento Kings, da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), anunciou esta terça-feira a equipa, com o jogador a ficar livre para decidir o seu futuro.

“A equipa anuncia que Nerlens Noel e Neemias Queta foram dispensados hoje”, referem os Kings em comunicado, lembrando o percurso do poste luso nas duas temporadas em que esteve ao serviço do conjunto de Sacramento.

A chegada do veterano Javale McGee — que se prepara para disputar minutos de jogo com o outro poste suplente Alex Len — forçou a saída do português, sem espaço no elenco da equipa de Sacramento.

Queta tinha um contrato de duas vias nas duas épocas anteriores, de modo a permitir a utilização nos jogos dos Sacramento Kings na NBA, bem como nas partidas da equipa secundária, os Stockton Kings, na Liga de desenvolvimento (G-League).

Em agosto deste ano, o poste celebrou um “contrato padrão” com os Kings, mas acabou agora por ser dispensado, tornando-se num agente livre (free agent), o que lhe permite assinar por qualquer outra equipa para prosseguir a carreira, na NBA ou não.

‘Rei’ na G-League, tapado na NBA

O poste, de 24 anos, foi escolhido pelos Sacramento Kings na 39.ª posição do ‘draft’ da NBA de 2021, tendo-se tornado o primeiro português a jogar na competição.

Nas primeiras duas épocas na NBA, Neemias Queta teve dificuldades em se impor no elenco principal, tendo participado em apenas 20 jogos pela equipa de Sacramento.

O poste foi mais utilizado nos Stockton Kings, pelos quais disputou 43 encontros na época passada, com médias de 17,7 pontos, 8,7 ressaltos e 1,9 desarmes de lançamento por partida.

Os bons desempenhos na G-League valeram ao jogador português o segundo lugar na votação de Jogador Mais Valioso (MVP) da fase regular da prova, atrás do base Carlik Jones.

Em dois anos numa equipa recheada de alas-pivô e ‘cincos’ mais experientes — como Domantas Sabonis, Chimenzie Metu, Richaun Holmes, Alex Len, Marvin Bagley III, Damian Jones, Nerlens Noel e até Tristan Thompson — Neemias acabou por não ter muitas oportunidades de singrar pela refrescante equipa dos Kings, que não chegava aos playoffs desde 2005-2006.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.