Rei da Holanda andou a co-pilotar aviões da KLM em segredo

O rei holandês Guilherme Alexandre confessou que, durante mais de 20 anos, trabalhou como co-piloto na companhia aérea KLM. A intenção era aliviar o stress dos deveres que a monarquia lhe impõe.

Em declarações ao De Telegraaf, o rei Guilherme Alexandre confessou o segredo mais bem guardado dos seus últimos 21 anos. Pelos vistos, para além de ser o rosto principal da família real holandesa, o monarca tinha também um “part-time”.

O rei, que foi coroado em 2013, depois de a sua progenitora ter abdicado do lugar, admitiu ao jornal que foi co-piloto da KLM, a famosa companhia aérea holandesa.

Na mesma entrevista, publicada esta quarta-feira, o monarca conta que este trabalho acontecia duas vezes por mês e sempre sem os passageiros terem conhecimento disso, a não ser que fosse reconhecido.

“Antes do 11 de setembro, a porta do cockpit estava aberta. As pessoas entravam regularmente para espreitar e ficavam surpreendidas por me ver lá dentro“, contou, citado pelo The Independent.

Quando tinha de comunicar alguma informação aos passageiros, o monarca recorda que também não ficava muito preocupado se lhe reconhecessem a voz porque, para além de isso ser um rara exceção, a verdade é que “a maioria das pessoas não está atenta”.

O rei holandês, de 50 anos, já tem licença de piloto há muito tempo e, por isso, decidiu juntar o útil ao agradável. Para o monarca, este trabalho funciona como uma espécie de “hobby” que o ajuda a relaxar dos deveres reais.

“Tens uma aeronave, passageiros e uma tripulação. Tens responsabilidade por todos eles”, explicou ao jornal holandês. “Não podes levar os problemas que estão em terra para os céus mas podes desligar e concentrar-te noutra coisa. Isso, para mim, é a parte que torna o ato de pilotar tão relaxante”, acrescentou.

A atividade secreta do rei também já foi confirmada pela KLM no Facebook.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Para muitos, ir ao Rock in Rio é para "viver a experiência"

Há quem gaste 200 euros, quem não dispense um brinde e quem espere à sombra até ao concerto desejado. Para muitos dos espetadores, a ideia é viver “a experiência” do Rock in Rio Lisboa, que …

Francesa esteve detida 2 semanas por atravessar por engano fronteira EUA-Canadá

A francesa Cedella Roman, de 19 anos, passou o "maior susto da sua vida": foi detida pelo serviço de imigração norte-americano e esteve presa durante duas semanas num centro de imigrantes por ter atravessado acidentalmente …

Os buracos negros podem ser dois wormholes que colidiram

Quando dois wormholes colidem, são criadas ondulações no espaço-tempo. Esses ecos gravitacionais poderiam ser detetados por instrumentos futuros, fornecendo evidências de que essa hipotética colisão através do espaço-tempo existe mesmo. O Observatório de Ondas Gravitacionais por …

Bruno de Carvalho destituído da presidência do Sporting

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi destituído do cargo, por decisão da maioria dos sócios que votaram em Assembleia Geral extraordinária, este sábado, na Altice Arena, em Lisboa. O presidente da Mesa da Assembleia …

É hoje: mulheres sauditas conquistam o direito de conduzir automóveis

A Arábia Saudita levanta este domingo, 24 de Junho, a proibição imposta às mulheres de conduzirem automóveis nas estradas do reino, decisão do príncipe herdeiro Mohammad bin Salman integrada num plano de modernização do país. "Será …

Sobrinho alvo de tentativa de agressão. Bruno foi votar

O empresário Álvaro Sobrinho, líder da Holdimo, segundo maior acionista do Sporting, foi hoje alvo de tentativa de agressão dentro do Altice Arena, em Lisboa, durante a Assembleia Geral (AG) de destituição que decide o …

Marcelo já teve alta. Causa do desmaio apurada

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já deixou o hospital de Braga onde foi observado depois de se ter sentido mal ao final da manhã, tendo o próprio explicado aos jornalistas que teve …

Bélgica vs Tunísia | Goleada “dos diabos”

Num dos melhores jogos desta fase de grupos, a Bélgica apurou-se para os oitavos-de-final do Mundial, graças a uma goleada por 5-2 ante a Tunísia. Sete golos numa partida de futebol ofensivo, aberto, com muitas …

Este é o primeiro dia do resto da vida do Sporting

Os sócios do Sporting reúnem-se hoje para a primeira Assembleia Geral (AG) de destituição da história do clube, na qual decidirão o futuro do presidente, Bruno de Carvalho, legitimado há quatro meses por larga maioria. A …

Costa recupera assessor arguido no caso das viagens ao Euro2016

O assessor económico de António Costa que foi constituído arguido na sequência da investigação às viagens pagas pela Galp para assitir a jogos do Euro2016, em França, continua a trabalhar com o primeiro Ministro. O economista …