Regulador dos EUA classifica computador dos carros Google como “condutor”

Carro autónomo da Google

Os Reguladores norte-americanos deram o primeiro passo para que os carros autónomos possam tornar-se realidade, depois de decidir que os computadores da Google para os carros autónomos são qualificados como condutores.

O regulador rodoviário norte-americano National Highway Traffic Safety Administration, equivalente ao nosso IMT, decidiu considerar para efeitos legais que os carros autónomos da Google são um “carro com condutor”.

Esta decisão significa que o computador com inteligência artificial responsável pela condução de um carro autónomo será considerado um condutor pelas leis dos EUA.

A decisão, divulgada pela Reuters, é considerada muito importante para a Google e todas as empresas que estão a desenvolver carros sem condutor, já que é um passo crítico para que os carros autónomos cheguem às estradas norte-americanas.

A histórica decisão surge depois de a própria Google ter questionado o regulador sobre a forma como poderia homologar o carro sem condutor que a empresa está a desenvolver.

Apesar de ser um passo importante, o caminho ainda só está no início, já que ainda há muitas regras a rever, como os sistemas de travagem, se haverá controlos manuais, e muitas outros detalhes que vão marcar o futuro da condução automática.

tecnologia.com.pt

PARTILHAR

RESPONDER

Bruno de Carvalho é vítima de “assassinato de carácter”

O advogado do ex-presidente do Sporting considerou, esta segunda-feira, que a acusação do Ministério Público (MP) sobre o ataque à academia em Alcochete "é um assassinato de carácter". "Trata-se de um assassinato de carácter e aqueles …

Casa Branca nomeia Mark Esper secretário da Defesa

O Pentágono anunciou esta segunda-feira que o secretário da Defesa em exercício nos EUA, Mark Esper, foi oficialmente nomeado para o cargo pelo Presidente norte-americano, Donald Trump. Mark Esper vai submeter-se na terça-feira a uma audiência …

Já há mais Uber em Lisboa, Porto e Faro do que táxis

Cinco anos depois de terem chegado a Portugal, as empresas de transporte individual de passageiros online já representam quase metade dos taxistas. Segundo dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), citados esta terça-feira pelo …

Agência Europeia também investiga problemas nos novos aviões da TAP

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) confirmou à TSF que também estar a investigar os estranhos casos de enjoos nos novos aviões da TAP. A tomada de posição da EASA foi confirmada à …

PCP apresenta programa eleitoral que inclui “reforma fiscal”

O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, apresenta esta terça-feira formalmente o programa eleitoral do partido para as legislativas, que inclui um pacote de medidas de “reforma fiscal”, em cerimónia pública, num hotel lisboeta. O líder do …

Multa histórica ao Facebook deixou Zuckerberg mil milhões de euros mais rico

A multa histórica de 4,4 mil milhões de euros aplicada ao Facebook, no âmbito do escândalo Cambridge Analytica, não está a fazer mossa na empresa e até fez subir as suas acções em bolsa, com …

Vale paga 165 mil euros a familiares dos trabalhadores mortos em Brumadinho

A empresa brasileira acordou indemnizar cada familiar dos trabalhadores mortos na rutura da barragem de Brumadinho, ocorrida em janeiro passado. O acordo, firmado entre o Ministério Público do Trabalho e a companhia mineira Vale, determina que …

Novo currículo e novas metas. Peritos desafiam Costa a mudar tudo no ensino da Matemática

Um grupo de peritos constituído em dezembro pelo Ministério da Educação quer que o ensino da Matemática assente num novo currículo, deixando para trás documentos que considera contraditórios entre si. Coordenado pelo professor Jaime Carvalho e …

Johnson & Johnson investigada por risco de cancro do pó de talco

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está a investigar a Johnson & Johnson para aferir se mentiu sobre o possível risco de cancro do seu pó de talco. Mais de 13 mil pessoas nos Estados …

Von der Leyen apresentou um "ramalhete" de promessas no Parlamento Europeu. Votação marcada para as 18h

A candidata à presidência da Comissão Europeia comprometeu-se esta terça-feira a tornar a Europa o primeiro continente a alcançar a meta da neutralidade carbónica em 2050, indicando que irá apresentar um “acordo verde” nos primeiros …