Apesar de o registo de domínios .pt ter triplicado desde o início da pandemia em Portugal, ajudar os pequenos comerciantes tradicionais a usarem o digital ainda é muito importante.
Os negócios de origem portuguesa começaram a ganhar terreno no online, com o registo de domínios .pt a triplicar desde o início da crise provocada pela pandemia de covid-19.
No entanto, Alexandre Nilo da Fonseca, presidente da ACEPI – Associação da Economia Digital, disse ao semanário Expresso que, ainda assim, “é preciso perceber em que medida os portugueses vão confiar nestas marcas que não conhecem”.
Numa tentativa de dar mais confiança aos consumidores e estimular a procura de sites de origem portuguesa, a ACEPI disponibilizou o Selo Confio.PT a todas as empresas, sem qualquer custo de adesão ou anuidade, se fizerem a adesão até 31 de maio. Trata-se de um certificado atribuído pela ACEPI, Deco e associação DNS.pt aos sites que cumprem as melhores práticas do mercado digital e da utilização da Internet.
Ainda assim, o responsável referiu que existem muitos comerciantes mais tradicionais que ainda não sabem fazer uma utilização mais avançada da Internet, como compras e pagamentos online.
“A crise atual veio reforçar ainda mais que não estar online é como não existir. As empresas que não fizerem esta transição terão um futuro muito difícil pela frente.”
Agora, o desafio passa por ajudar os pequenos comerciantes mais tradicionais a saberem utilizar o digital e foi com esse objetivo que a ACEPI promoveu, em parceria com a CCP – Confederação do Comércio e Serviços, o programa Comércio Digital.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
A crise que se estabeleceu no mundo só acelerou o inevitável, pois empresas que não tiverem presença on line como foi dito acima “Empresas que não fizerem esta transição terão um futuro muito difícil pela frente”.