Refugiados vão ter médico de família e não vão pagar taxas moderadoras

13

Os cerca de 4.500 refugiados que Portugal se prepara para receber vão ter médico de família no prazo de uma semana e estarão isentos do pagamento de taxas moderadoras, revelou esta quarta-feira à agência Lusa o diretor-geral da Saúde.

Francisco George é o responsável para a Saúde do Grupo de Trabalho para a Agenda Europeia para as Migrações, criado pelo governo a 31 de agosto com “a missão de aferir a capacidade instalada e preparar um plano de ação e resposta em matéria de reinstalação, relocalização e integração dos imigrantes”.

O Diretor-Geral da Saúde garante que o setor está preparado para acolher estes refugiados e que, “mesmo que possam eventualmente adquirir doenças, essas serão imediatamente controladas, definidas e tratadas”.

“Não estamos em crer que problemas de caráter exótico possam acontecer, até porque temos uma grande experiência de atender imigrantes de diversas regiões, da América do Sul, da Europa de Leste, África. Não estamos preocupados em termos de risco”, afirmou.

Francisco George disse ainda que a Direção-Geral da Saúde tem sido informada do estado de saúde destes cidadãos, prestados pelas organizações que os acompanham, e que não há, para já, preocupações de maior.

A vacinação tem sido efetuada, a qual deverá depois ser prosseguida em Portugal, declarou.

Sobre o número de refugiados que Portugal deverá acolher, cerca de 4.500, o responsável disse que “não representa um número importante de pressão para os serviços”.

Estamos absolutamente preparados para dar respostas muito rápidas”, reiterou.

A DGS irá em breve, em conjunto com as Administrações Regionais da Saúde, “dar orientações para os centros de saúde do local de residência [dos refugiados] darem resposta em termos de atribuição de médico de família no prazo de uma semana”. Também no mesmo prazo, estes refugiados receberão um número de utente do Serviço Nacional de Saúde.

Estes migrantes, que irão ter uma autorização de residência até lhes ser atribuído o estatuto de refugiado, estarão, por esta condição, isentos do pagamento de taxas moderadoras.

De acordo com a legislação em vigor desde agosto de 2014, estão isentos do pagamento de taxas moderadoras “os requerentes de asilo e refugiados e respetivos cônjuges ou equiparados e descendentes diretos”.

Ainda na saúde, foi efetuado um levantamento aos serviços de saúde mental, de forma a assegurar uma resposta a eventuais necessidades nesta área.

“Sabemos, pelas descrições, que todos eles têm sido expostos a riscos, a stress, sobretudo de caráter psicológico, psicossocial e organizativos. Temos de estar atentos a estas questões e tratá-los devidamente”, disse.

O Grupo de Trabalho para a Agenda Europeia para as Migrações é constituído por representantes da Direção-Geral dos Assuntos Europeus, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, do Instituto da Segurança Social, do Instituto do Emprego e da Formação Profissional, da Direção-Geral da Educação e do Alto Comissariado para as Migrações, além da DGS.

/Lusa

13 Comments

  1. Com todo o respeito que possa ter e tenho pelos refugiados, estes deveriam de ser suportados por aqueles países que têm alimentado e ganho com tudo o que se passa pelo Oriente e África. Estes países têm espoliado estes povos das suas riquezas em prol de outros, organizado ditas revoluções em nome do sei quê, como têm alimentado a morte no seio destes povos com a venda de armas aqueles que têm sido alimentados para esse fim (mercenários). Uma questão fica no ar…Onde estão os médicos de família para os milhares de portugueses que ainda os não tem.

      • É.. pois claro… e tu deves acreditar no pai natal! Achas que não vais ter burkas cá? Achas que não vais ter conflitos? Achas mesmo que a cultura deles é pacífica? Achas… sinceramente isso?? Sabes ao menos qual é o seu sistema de crenças e de governação nuclear.. (relação homem/mulher/filhos/dinheiro/liberdade pessoal)?!?

        Bom… investiga o que está a acontecer em outros países faz já uns anos com a chegada de islâmicos ao oeste (já tiveste tempo para o fazer)! Bem perto de ti.. em França.. Inglaterra.. e diz-me depois se ainda acreditas que aquele comentário “ali” acima foi assim tão estúpido! Não foi certamente politicamente correcto.. mas olha que não está assim tão longe daquilo que já está a acontecer…

        A lei de sharia.. sabes ao menos o que é? Pois.. deves saber deves! E sabes que essa lei é maioritariamente aceite por países islâmicos? Não sabes?!? Então vais ter um tutorial em breve.. daqueles mesmo gráficos.. e aposto que vais gostar..

        Bem certo que há coitados e desgraçados que vêm no meio daquela confusão toda.. mas não me digam que são todos pacíficos e inocentes porque isso é uma simples mentira apenas concebível por uma negligência cultural obviamente evidente!

        Não há controlo de entradas.. puro e simples.. e isso vai arruinar todo o espaço Schengen.. país.. e país! E nós… somos apenas mais um..

      • É triste.. Mesmo triste! Vejam o que aconteceu em frança hoje!!! Parece que sou bruxo!!! Pacíficos… Muito!!! Isto não vai melhorar… Não pensem que isto foi um caso isolado… basta abrir os olhos e ver o que se está a passar!!

  2. Claro que não vão pagar nada. Paga eu taxas moderadoras e nãoi tenho médico de família. Vou pedir a renuncia a nacionalidade Portuguesa, e depois venho para cá como refugiado, assim já tenho direito a medico de família, casa de borla universidade de borla, etc etc. Viva Portugal.

  3. Fantástico! Estou desempregado sem subsídio, não tenho médico de família e tenho de pagar taxas moderadoras… vou pedir estatuto de refugiado com base em discriminação de tratamento no meu país de origem: PORTUGAL!

  4. É triste ver num país com mais de 2 milhões de portugueses fora de portas, muitos deles (a grande maioria) com baixas habilitações e que usufruem nos paises que os acolheram de apoios sociais expressivos, falar contra pessoas que procuram um local onde possam viver condignamente, fogem de guerras e atocidades; já nem tão pouco procuram uma vida melhor, procuram apenas “poder viver”. Em pleno sec XXI ainda se destila odio, xenofobia, o medo do “outro”, do diferente.
    Assim é a geração que pouco leu mas não perde a novela ou o reallity show do momento.
    Que tristeza

  5. Eu tenho setenta anos e estou sem médico de familia, com as devidas dificuldades de obter uma consulta. Vou-me refugiar jà… para uma cova qualquer.

  6. Eu sou Português e não tenho medico de família há 2 anos, nem muito menos isenção de porra nenhuma.
    Não sei porque não iniciam por os Portugueses primeiro.
    Vejo todos os dias ma minha cidade gente na rua sem casa, mas as casas vão para estrangeiros que nunca ajudaram ninguém e agora querem que todos os ajudem…
    Lamentável…
    Sei que haverá algum a criticar o que escrevo, mas essas personagens não sabem o que é o nosso Portugal real, vivem bem e não sabem o que custa a vida de quem não tem tecto ou esta desempregado, quem teve de entregar a casa ao banco ou simplesmente quem quer ir ao medico e tem de recorrer a outros meios porque o estado cortou os médicos de família e nunca mais se lembrou que havia pessoas reais e não números a necessitar.

  7. Parece que há por aqui muita confusão. Foram os refugiados que destroçaram o sistema de saude publico português? Ou foram os senhores Coelho e Portas que nestes ultimos 4 anos o tentaram tornar num simples distribuidor de aspirinas para canalizar para os privados o chorudo negócio da saude? Muitos dos que se queixam votaram neles 2 vezes e agora veem acusar uns pobres desgraçados sem eira nem beira dos seus males?
    Querem bons cuidados de saude?? Paguem o segurinho de saude e não bufem; foi nisso que muitos de vocês votaram.

  8. E lá está outra vez o português a pagar para quem nunca contribui nada para este país.
    Existem milhares de pessoas sem médico de familia e se querem algum serviço de saúde têm que pagar estes islamitas vêm sabe-se lá de onde e tiram aos portugueses o pouco que ainda lhes resta.
    Mas quem organiza esta distribuição de refugiados porque não lhes oferece a sua casa e o seu emprego isso sim seria uma atitude digna de quem quer alojar pessoas que nunca fizeram nem irão fazer nada pelo nosso país.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.