Refugiados em greve de fome por falta de condições em campo bósnio

Centenas de refugiados de um campo improvisado em Vucjak, na Bósnia, estão em greve de fome pelo segundo dia consecutivo para protestar contra a situação degradante em que se encontram.

Os refugiados no campo improvisado em Vucjak, na Bósnia, encontram-se sem água, eletricidade e a sofrer com uma vaga de frio e neve. Os veículos da Cruz Vermelha da cidade vizinha de Bihac, que geralmente trazem comida, retornam sem que os migrantes concordem em receber a sua porção diária naquele campo improvisado, construído sobre um aterro sanitário e cercado por campos minados da guerra na Bósnia (1992-1995).

“A greve dura desde ontem (terça-feira), não recebem comida e água. A situação continua igualmente difícil, como nos dias anteriores”, disse Selfe Midzic, um dos responsáveis da Cruz Vermelha em Bihac, que ajuda os refugiados/migrantes em Vucjak. Na terça-feira, segundo Midzic, “houve alguns anúncios de que o campo estaria fechado, mas tudo está como antes. Neste momento não há indicação de que este seja o caso”.

Representantes do Conselho da Europa pediram, na terça-feira, a evacuação urgente do campo de Vucjak e alertaram que, se nenhuma ação for tomada, pode haver mortes devido ao frio intenso e ao mau tempo.

No campo, numerosas tendas foram derrubadas pelo peso da neve, que agora derreteu e transformou o local num lamaçal. A água e a humidade também pioraram a situação higiénica do local, enquanto os refugiados tentam se aquecer com pequenas fogueiras.

Alguns imigrantes pisam no lamaçal com chinelos, pois não têm roupas ou calçados adequados, e as temperaturas estão abaixo de zero atualmente. No campo, agora existem cerca de 600 pessoas a esperar uma ocasião para tentar atravessar a fronteira vizinha da Croácia, com a intenção de chegar a algum país rico da União Europeia.

A ONU repetidamente chamou o campo de “absolutamente inapropriado” e “desumano” e alertou para um agravamento da crise humanitária. O campo de Vucjak foi criado na primavera passada, diante dos protestos dos cidadãos de Bihac pela presença de migrantes do Afeganistão, Paquistão, Síria, Iraque e outras regiões nas ruas e parques. A UE também pediu o encerrado e a evacuação de Vucjak.

As autoridades do cantão de Una-Sana, as mais afetadas pela crise migratória na Bósnia-Herzegovina, exigiram desde outubro ao Governo central da Bósnia a realocação urgente de refugiados de Vucjak, sem obter resposta até ao momento.

Desde o ano passado, cerca de 50.000 imigrantes chegaram à Bósnia-Herzegovina, e a grande maioria passou pelo cantão de Una-Sana, onde agora, segundo dados policiais, existem cerca de 5.000 refugiados. Cerca de 15.000 migrantes passaram por Vucjak desde que o campo foi criado temporariamente para aliviar a pressão sobre os outros abrigos.

As várias autoridades locais rejeitam o fechamento de Vucjak até que o Governo central ofereça capacidade de acomodação em outras regiões do país para realocar migrantes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …