/

Refugiado afegão em greve de fome para conseguir ajuda para trazer família para Portugal

Mário Cruz / EPA

Nasir Ahmad, que vive no Porto desde 2016, está em greve de fome, a partir desta segunda-feira, até receber uma resposta do Governo português sobre a vinda da mãe e irmã para Portugal.

Segundo adiantou esta segunda-feira em declarações à Lusa, o jovem tem procurado trazer a família para Portugal, ao abrigo de um visto de reagrupamento familiar atribuído em regime excecional.

O afegão, que terminou recentemente um mestrado em Marketing no Porto, explicou que as forças militares portuguesas aconselharam que a família se deslocasse até ao aeroporto de Cabul, mas tal não foi possível.

Ainda na quinta-feira, Roshan e Lida pediram ajuda para chegar ao aeroporto, “mas os militares disseram que não podem sair da sua linha e só podiam esperar mais uma hora, entretanto, a explosão aconteceu”, detalhou.

O atentado suicida no aeroporto de Cabul de quinta-feira, reivindicado por um braço do grupo jihadista Estado Islâmico, matou pelo menos 170 pessoas e feriu 150.

Desde então, Nasir não tem tido resposta por parte das forças militares, que saíram do país na sexta-feira.

Nasir pede ajuda diplomática para conseguir tirar a família de casa e uma resposta urgente dos militares portugueses, já que terça-feira é o último dia de presença militar dos Estados Unidos naquele país.

Para Nasir, a solução passa por “um plano organizado do Governo, para ir buscá-las, como a Alemanha”, cuja embaixada “está a ajudar as pessoas a chegar ao aeroporto”, refere.

“Estamos na última hora. Espero que os militares portugueses, com a ajuda do Governo dos Estados Unidos, possam fazer alguma coisa”.

A Lusa contactou o Ministério dos Negócios Estrangeiros, mas ainda não obteve resposta.

A maioria dos países da Aliança Atlântica (NATO) já terminou as operações no aeroporto Hamid Karzai, em Cabul, onde se aglomeraram milhares de afegãos na tentativa de deixar o país.

Segundo os últimos números, cerca de 114.000 pessoas foram retiradas de Cabul, desde a tomada da cidade pelos talibãs, em cerca de 2.900 em voos militares ou da coligação internacional. Portugal recebeu, até agora, 61 refugiados afegãos.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.