Reformados só recebem aumento das pensões em fevereiro

O anunciado aumento das reformas para este ano vai chegar ao bolsos dos pensionistas com um mês de atraso, isto porque a portaria que determina os aumentos dos escalões das pensões mais baixas só agora foi publicada em Diário da República. O diploma em causa tem originem nos ministérios das Finanças e do Trabalho e diz respeito ao aumento das pensões em 2023, tendo sido publicado em passada segunda-feira.

Desta forma, o montante da atualização das reformas do mês de janeiro será pago pela Segurança Social ou pela Caixa Geral de Aposentações, no caso dos antigos funcionários públicos, com a próxima prestação de fevereiro — como consequência dos retroativos. Perante este aumento, as pensões com valores iguais ou inferiores a 960.86 euros sobem 4,83%.

No que respeita às pensões entre 960.86 euros e 2882.58 euros, aumentam 4,49%. Já as reformas superiores acima dos seis Indexantes de Apoios Sociais (IAS) vão ser aumentadas em 3,89%.

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, anunciou, no final de novembro que o Governo ia tentar garantir que os aumentos das pensões começassem a ser pagos em janeiro. No entanto, e como se constata, a falta de publicação da portaria inviabilizou tal esforço. Em outubro do ano passado, o Governo pagou um complemento excecionqal aos pensionistas no valor de meia reforma.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.