Cavani e mais 19: reforços “certos” que acertaram com outros clubes

(dr) Manchester United

O ano é invulgar mas o mercado de verão/outono repetiu os rumores diários à volta de transferências. Muitas confirmaram-se, muitas não se confirmaram.

Analisámos notícias desde o dia 1 de julho até 6 de outubro, o último dia de inscrições de futebolistas na Liga Portugal. Consultando múltiplas fontes, deixamos aqui recordações deste mercado, primeiro por ordem cronológica e depois por ordem alfabética.

O Benfica dominou o mercado. Não só na prática, devido às dezenas de milhões de euros gastos ao longo dos últimos meses, mas também reinou nas especulações.

Julho: razia no Dragão e Taremi na Luz

O campeonato ainda não tinha terminado mas já se sabia que o FC Porto ia ser campeão. E Sérgio Conceição já sabia que muitos campeões iam deixar no Dragão porque iria haver uma “razia” no plantel. Alex Telles e Soares saíram mesmo mas a lista incluía também Corona e Otávio, que não saíram.

Taremi, um dos melhores goleadores na época passada, iria deixar o Rio Ave para reforçar o Benfica. Estava “certo” na Luz. Agora é jogador do FC Porto.

Também do Benfica chegavam notícias relacionadas com Rúben Dias e Vinicius. O futuro treinador Jorge Jesus teria, na altura, a garantia que o defesa e o avançado iriam permanecer no plantel encarnado, eram “intocáveis”. Nenhum deles ficou. E Lucas Veríssimo estava quase garantido no Benfica, neste mês. Mais tarde estava quase garantido no FC Porto. Não saiu do Santos.

Vila do Conde era a sede de dois rumores: Carlos Carvalhal iria ser o sucessor de Jesus no Flamengo e o seu substituto seria Ricardo Sá Pinto, que estava “muito próximo” do Rio Ave. Carvalhal seguiu para Braga e Mário Silva é o técnico do Rio Ave. Mário Silva que, quase em simultâneo, foi anunciado como novo treinador do Vitória de Guimarães, que supostamente iria oficializar a sua contratação.

Voltando ao FC Porto, Danilo estava “mais perto” do Arsenal e o próprio médio admitiu que se imaginava a jogar em Londres. Rumou a outra capital, Paris.

No Sporting de Braga, Piris da Motta era “para fechar” em breve. Joga na Turquia. E a saída de Paulinho estava “quase garantida” na altura. Não saiu.

Agosto: Cavani, Cavani… e os “riscados” no Sporting

O mês de agosto foi dominado por Edinson Cavani. O uruguaio apareceu – diariamente – nas capas dos jornais desportivos e em noticiários radiofónicos e televisivos. Estava “muito perto” de ser reforço do Benfica, a sua chegava estava “iminente”, o avançado estava “a chegar”, ou “é hoje”, ou “só faltam detalhes”… Só no último dia do mercado, em outubro, o seu futuro ficou definido: realmente vai vestir camisolas vermelhas, mas no Manchester United.

Mas Cavani não foi o único nome associado muitas vezes aos vice-campeões, ao longo deste mês: Koch estava “mais próximo”, Cabrera já “deu o sim” e Patrick de Paula estava “quase fechado” no Benfica. Nenhum veio para Lisboa.

Nuno Santos também surgiu em muitas notícias. De saída do Rio Ave, antes o Sporting era o destino apontado mas eis que o FC Porto “desvia” o jogador – que afinal está mesmo em Alvalade.

Diogo Leite estava “quase fechado” em Valência, não havia dúvidas de que o defesa ia sair; mas continua no plantel do FC Porto. Quem também iria sair era Corona. Não.

O Sporting tinha “acordo” com Wanderson, que iria ser anunciado como reforço. Nunca foi. E, no sentido inverso, vários futebolistas estavam “riscados” da nova época e não iriam integrar o plantel de Ruben Amorim: Palhinha (que já estava certo no CSKA Moscovo), Rafael Camacho e Ilori – os três ficaram.

Bruno Alves estava “iminente” no Boavista mas não abandonou o Parma.

Setembro mais calmo e uma reviravolta em outubro

Menos rumores não concretizados em setembro, com novo destaque para o Benfica: Rúben Semedo “a chegar” e esperado na Luz “nos próximos dias”…até hoje.

Sporting e Orlando City tinham acordo por Diaby, o jogador não quis saber e mais tarde acabou por realmente sair de Alvalade mas rumo ao Getafe.

Já na reta final da janela de transferências, foi dado como certa a contratação de Nanu por parte do Sporting de Braga; assinou pelo FC Porto nas últimas horas do mercado.

O Lokomotiv Moscovo estava “à beira” de garantir Soares mas o avançado do FC Porto (agora ex-avançado do FC Porto) seguiu para a China.

Outubro só teve seis dias a entrar nestas contas mas ainda houve espaço para uma reviravolta, mas ao contrário do habitual: o negócio Felipe Anderson no FC Porto tinha caído mas os campeões ainda foram buscar o brasileiro, também nas últimas horas.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …