Cavani e mais 19: reforços “certos” que acertaram com outros clubes

(dr) Manchester United

O ano é invulgar mas o mercado de verão/outono repetiu os rumores diários à volta de transferências. Muitas confirmaram-se, muitas não se confirmaram.

Analisámos notícias desde o dia 1 de julho até 6 de outubro, o último dia de inscrições de futebolistas na Liga Portugal. Consultando múltiplas fontes, deixamos aqui recordações deste mercado, primeiro por ordem cronológica e depois por ordem alfabética.

O Benfica dominou o mercado. Não só na prática, devido às dezenas de milhões de euros gastos ao longo dos últimos meses, mas também reinou nas especulações.

Julho: razia no Dragão e Taremi na Luz

O campeonato ainda não tinha terminado mas já se sabia que o FC Porto ia ser campeão. E Sérgio Conceição já sabia que muitos campeões iam deixar no Dragão porque iria haver uma “razia” no plantel. Alex Telles e Soares saíram mesmo mas a lista incluía também Corona e Otávio, que não saíram.

Taremi, um dos melhores goleadores na época passada, iria deixar o Rio Ave para reforçar o Benfica. Estava “certo” na Luz. Agora é jogador do FC Porto.

Também do Benfica chegavam notícias relacionadas com Rúben Dias e Vinicius. O futuro treinador Jorge Jesus teria, na altura, a garantia que o defesa e o avançado iriam permanecer no plantel encarnado, eram “intocáveis”. Nenhum deles ficou. E Lucas Veríssimo estava quase garantido no Benfica, neste mês. Mais tarde estava quase garantido no FC Porto. Não saiu do Santos.

Vila do Conde era a sede de dois rumores: Carlos Carvalhal iria ser o sucessor de Jesus no Flamengo e o seu substituto seria Ricardo Sá Pinto, que estava “muito próximo” do Rio Ave. Carvalhal seguiu para Braga e Mário Silva é o técnico do Rio Ave. Mário Silva que, quase em simultâneo, foi anunciado como novo treinador do Vitória de Guimarães, que supostamente iria oficializar a sua contratação.

Voltando ao FC Porto, Danilo estava “mais perto” do Arsenal e o próprio médio admitiu que se imaginava a jogar em Londres. Rumou a outra capital, Paris.

No Sporting de Braga, Piris da Motta era “para fechar” em breve. Joga na Turquia. E a saída de Paulinho estava “quase garantida” na altura. Não saiu.

Agosto: Cavani, Cavani… e os “riscados” no Sporting

O mês de agosto foi dominado por Edinson Cavani. O uruguaio apareceu – diariamente – nas capas dos jornais desportivos e em noticiários radiofónicos e televisivos. Estava “muito perto” de ser reforço do Benfica, a sua chegava estava “iminente”, o avançado estava “a chegar”, ou “é hoje”, ou “só faltam detalhes”… Só no último dia do mercado, em outubro, o seu futuro ficou definido: realmente vai vestir camisolas vermelhas, mas no Manchester United.

Mas Cavani não foi o único nome associado muitas vezes aos vice-campeões, ao longo deste mês: Koch estava “mais próximo”, Cabrera já “deu o sim” e Patrick de Paula estava “quase fechado” no Benfica. Nenhum veio para Lisboa.

Nuno Santos também surgiu em muitas notícias. De saída do Rio Ave, antes o Sporting era o destino apontado mas eis que o FC Porto “desvia” o jogador – que afinal está mesmo em Alvalade.

Diogo Leite estava “quase fechado” em Valência, não havia dúvidas de que o defesa ia sair; mas continua no plantel do FC Porto. Quem também iria sair era Corona. Não.

O Sporting tinha “acordo” com Wanderson, que iria ser anunciado como reforço. Nunca foi. E, no sentido inverso, vários futebolistas estavam “riscados” da nova época e não iriam integrar o plantel de Ruben Amorim: Palhinha (que já estava certo no CSKA Moscovo), Rafael Camacho e Ilori – os três ficaram.

Bruno Alves estava “iminente” no Boavista mas não abandonou o Parma.

Setembro mais calmo e uma reviravolta em outubro

Menos rumores não concretizados em setembro, com novo destaque para o Benfica: Rúben Semedo “a chegar” e esperado na Luz “nos próximos dias”…até hoje.

Sporting e Orlando City tinham acordo por Diaby, o jogador não quis saber e mais tarde acabou por realmente sair de Alvalade mas rumo ao Getafe.

Já na reta final da janela de transferências, foi dado como certa a contratação de Nanu por parte do Sporting de Braga; assinou pelo FC Porto nas últimas horas do mercado.

O Lokomotiv Moscovo estava “à beira” de garantir Soares mas o avançado do FC Porto (agora ex-avançado do FC Porto) seguiu para a China.

Outubro só teve seis dias a entrar nestas contas mas ainda houve espaço para uma reviravolta, mas ao contrário do habitual: o negócio Felipe Anderson no FC Porto tinha caído mas os campeões ainda foram buscar o brasileiro, também nas últimas horas.

  NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …

Mudar de telemóvel pode ser um rombo nas poupanças a longo prazo, mais do que se pensa

Especialistas em finanças ouvidos pelo The New York Times consideram que mudar de telemóvel anualmente, dando o dispositivo anterior para retoma (quando este ainda tem um valor elevado), não é uma boa aposta, sobretudo a …

Costa confessa a "enorme frustração pessoal" com a morte da geringonça e admite governar em duodécimos

O debate deixou tudo em águas de bacalhau e nem a esquerda nem o governo dão sinais de ceder. Costa admite que o fim da parceria com o PCP e o Bloco é uma derrota …

Koeman: "O que se passou comigo é um problema social"

Treinador do Barcelona teve dificuldades em sair do Camp Nou, depois de perder frente ao Real Madrid. A contestação à volta de Ronald Koeman em Barcelona já se verifica há algum tempo (começou em alguns momentos …

Mais de 100 mil doentes podem ter covid longa e sobrecarregar o SNS

Com o crescimento do número de pacientes que reportam sintomas de covid prolongada, os especialistas receiam que o Serviço Nacional de Saúde não tenha capacidade de resposta. Segundo avança o Expresso, os directores e coordenadores de …

O serial killer John Wayne Gacy

Vítima de serial killer identificada 40 anos depois através do ADN de um dente

Os restos mortais de Francis Wayne Alexander foram encontrados há mais de 40 anos na casa do infame serial killer John Wayne Gacy. Mas só agora se conseguiu verificar a sua identidade. Segundo conta a cadeia …

Nem Salah, nem Mané: "Vão escrever livros sobre o Firmino"

Elogios públicos de Jürgen Klopp, depois da goleada do Liverpool contra o Manchester United. O Liverpool silenciou Old Trafford ao vencer por 5-0 na casa do rival Manchester United, graças aos golos de Keïta, Diogo Jota …