Cavani e mais 19: reforços “certos” que acertaram com outros clubes

(dr) Manchester United

O ano é invulgar mas o mercado de verão/outono repetiu os rumores diários à volta de transferências. Muitas confirmaram-se, muitas não se confirmaram.

Analisámos notícias desde o dia 1 de julho até 6 de outubro, o último dia de inscrições de futebolistas na Liga Portugal. Consultando múltiplas fontes, deixamos aqui recordações deste mercado, primeiro por ordem cronológica e depois por ordem alfabética.

O Benfica dominou o mercado. Não só na prática, devido às dezenas de milhões de euros gastos ao longo dos últimos meses, mas também reinou nas especulações.

Julho: razia no Dragão e Taremi na Luz

O campeonato ainda não tinha terminado mas já se sabia que o FC Porto ia ser campeão. E Sérgio Conceição já sabia que muitos campeões iam deixar no Dragão porque iria haver uma “razia” no plantel. Alex Telles e Soares saíram mesmo mas a lista incluía também Corona e Otávio, que não saíram.

Taremi, um dos melhores goleadores na época passada, iria deixar o Rio Ave para reforçar o Benfica. Estava “certo” na Luz. Agora é jogador do FC Porto.

Também do Benfica chegavam notícias relacionadas com Rúben Dias e Vinicius. O futuro treinador Jorge Jesus teria, na altura, a garantia que o defesa e o avançado iriam permanecer no plantel encarnado, eram “intocáveis”. Nenhum deles ficou. E Lucas Veríssimo estava quase garantido no Benfica, neste mês. Mais tarde estava quase garantido no FC Porto. Não saiu do Santos.

Vila do Conde era a sede de dois rumores: Carlos Carvalhal iria ser o sucessor de Jesus no Flamengo e o seu substituto seria Ricardo Sá Pinto, que estava “muito próximo” do Rio Ave. Carvalhal seguiu para Braga e Mário Silva é o técnico do Rio Ave. Mário Silva que, quase em simultâneo, foi anunciado como novo treinador do Vitória de Guimarães, que supostamente iria oficializar a sua contratação.

Voltando ao FC Porto, Danilo estava “mais perto” do Arsenal e o próprio médio admitiu que se imaginava a jogar em Londres. Rumou a outra capital, Paris.

No Sporting de Braga, Piris da Motta era “para fechar” em breve. Joga na Turquia. E a saída de Paulinho estava “quase garantida” na altura. Não saiu.

Agosto: Cavani, Cavani… e os “riscados” no Sporting

O mês de agosto foi dominado por Edinson Cavani. O uruguaio apareceu – diariamente – nas capas dos jornais desportivos e em noticiários radiofónicos e televisivos. Estava “muito perto” de ser reforço do Benfica, a sua chegava estava “iminente”, o avançado estava “a chegar”, ou “é hoje”, ou “só faltam detalhes”… Só no último dia do mercado, em outubro, o seu futuro ficou definido: realmente vai vestir camisolas vermelhas, mas no Manchester United.

Mas Cavani não foi o único nome associado muitas vezes aos vice-campeões, ao longo deste mês: Koch estava “mais próximo”, Cabrera já “deu o sim” e Patrick de Paula estava “quase fechado” no Benfica. Nenhum veio para Lisboa.

Nuno Santos também surgiu em muitas notícias. De saída do Rio Ave, antes o Sporting era o destino apontado mas eis que o FC Porto “desvia” o jogador – que afinal está mesmo em Alvalade.

Diogo Leite estava “quase fechado” em Valência, não havia dúvidas de que o defesa ia sair; mas continua no plantel do FC Porto. Quem também iria sair era Corona. Não.

O Sporting tinha “acordo” com Wanderson, que iria ser anunciado como reforço. Nunca foi. E, no sentido inverso, vários futebolistas estavam “riscados” da nova época e não iriam integrar o plantel de Ruben Amorim: Palhinha (que já estava certo no CSKA Moscovo), Rafael Camacho e Ilori – os três ficaram.

Bruno Alves estava “iminente” no Boavista mas não abandonou o Parma.

Setembro mais calmo e uma reviravolta em outubro

Menos rumores não concretizados em setembro, com novo destaque para o Benfica: Rúben Semedo “a chegar” e esperado na Luz “nos próximos dias”…até hoje.

Sporting e Orlando City tinham acordo por Diaby, o jogador não quis saber e mais tarde acabou por realmente sair de Alvalade mas rumo ao Getafe.

Já na reta final da janela de transferências, foi dado como certa a contratação de Nanu por parte do Sporting de Braga; assinou pelo FC Porto nas últimas horas do mercado.

O Lokomotiv Moscovo estava “à beira” de garantir Soares mas o avançado do FC Porto (agora ex-avançado do FC Porto) seguiu para a China.

Outubro só teve seis dias a entrar nestas contas mas ainda houve espaço para uma reviravolta, mas ao contrário do habitual: o negócio Felipe Anderson no FC Porto tinha caído mas os campeões ainda foram buscar o brasileiro, também nas últimas horas.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …