Cavani e mais 19: reforços “certos” que acertaram com outros clubes

(dr) Manchester United

O ano é invulgar mas o mercado de verão/outono repetiu os rumores diários à volta de transferências. Muitas confirmaram-se, muitas não se confirmaram.

Analisámos notícias desde o dia 1 de julho até 6 de outubro, o último dia de inscrições de futebolistas na Liga Portugal. Consultando múltiplas fontes, deixamos aqui recordações deste mercado, primeiro por ordem cronológica e depois por ordem alfabética.

O Benfica dominou o mercado. Não só na prática, devido às dezenas de milhões de euros gastos ao longo dos últimos meses, mas também reinou nas especulações.

Julho: razia no Dragão e Taremi na Luz

O campeonato ainda não tinha terminado mas já se sabia que o FC Porto ia ser campeão. E Sérgio Conceição já sabia que muitos campeões iam deixar no Dragão porque iria haver uma “razia” no plantel. Alex Telles e Soares saíram mesmo mas a lista incluía também Corona e Otávio, que não saíram.

Taremi, um dos melhores goleadores na época passada, iria deixar o Rio Ave para reforçar o Benfica. Estava “certo” na Luz. Agora é jogador do FC Porto.

Também do Benfica chegavam notícias relacionadas com Rúben Dias e Vinicius. O futuro treinador Jorge Jesus teria, na altura, a garantia que o defesa e o avançado iriam permanecer no plantel encarnado, eram “intocáveis”. Nenhum deles ficou. E Lucas Veríssimo estava quase garantido no Benfica, neste mês. Mais tarde estava quase garantido no FC Porto. Não saiu do Santos.

Vila do Conde era a sede de dois rumores: Carlos Carvalhal iria ser o sucessor de Jesus no Flamengo e o seu substituto seria Ricardo Sá Pinto, que estava “muito próximo” do Rio Ave. Carvalhal seguiu para Braga e Mário Silva é o técnico do Rio Ave. Mário Silva que, quase em simultâneo, foi anunciado como novo treinador do Vitória de Guimarães, que supostamente iria oficializar a sua contratação.

Voltando ao FC Porto, Danilo estava “mais perto” do Arsenal e o próprio médio admitiu que se imaginava a jogar em Londres. Rumou a outra capital, Paris.

No Sporting de Braga, Piris da Motta era “para fechar” em breve. Joga na Turquia. E a saída de Paulinho estava “quase garantida” na altura. Não saiu.

Agosto: Cavani, Cavani… e os “riscados” no Sporting

O mês de agosto foi dominado por Edinson Cavani. O uruguaio apareceu – diariamente – nas capas dos jornais desportivos e em noticiários radiofónicos e televisivos. Estava “muito perto” de ser reforço do Benfica, a sua chegava estava “iminente”, o avançado estava “a chegar”, ou “é hoje”, ou “só faltam detalhes”… Só no último dia do mercado, em outubro, o seu futuro ficou definido: realmente vai vestir camisolas vermelhas, mas no Manchester United.

Mas Cavani não foi o único nome associado muitas vezes aos vice-campeões, ao longo deste mês: Koch estava “mais próximo”, Cabrera já “deu o sim” e Patrick de Paula estava “quase fechado” no Benfica. Nenhum veio para Lisboa.

Nuno Santos também surgiu em muitas notícias. De saída do Rio Ave, antes o Sporting era o destino apontado mas eis que o FC Porto “desvia” o jogador – que afinal está mesmo em Alvalade.

Diogo Leite estava “quase fechado” em Valência, não havia dúvidas de que o defesa ia sair; mas continua no plantel do FC Porto. Quem também iria sair era Corona. Não.

O Sporting tinha “acordo” com Wanderson, que iria ser anunciado como reforço. Nunca foi. E, no sentido inverso, vários futebolistas estavam “riscados” da nova época e não iriam integrar o plantel de Ruben Amorim: Palhinha (que já estava certo no CSKA Moscovo), Rafael Camacho e Ilori – os três ficaram.

Bruno Alves estava “iminente” no Boavista mas não abandonou o Parma.

Setembro mais calmo e uma reviravolta em outubro

Menos rumores não concretizados em setembro, com novo destaque para o Benfica: Rúben Semedo “a chegar” e esperado na Luz “nos próximos dias”…até hoje.

Sporting e Orlando City tinham acordo por Diaby, o jogador não quis saber e mais tarde acabou por realmente sair de Alvalade mas rumo ao Getafe.

Já na reta final da janela de transferências, foi dado como certa a contratação de Nanu por parte do Sporting de Braga; assinou pelo FC Porto nas últimas horas do mercado.

O Lokomotiv Moscovo estava “à beira” de garantir Soares mas o avançado do FC Porto (agora ex-avançado do FC Porto) seguiu para a China.

Outubro só teve seis dias a entrar nestas contas mas ainda houve espaço para uma reviravolta, mas ao contrário do habitual: o negócio Felipe Anderson no FC Porto tinha caído mas os campeões ainda foram buscar o brasileiro, também nas últimas horas.

Nuno Teixeira NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura tem "receio" que partido seja ilegalizado

Este domingo, o Chega vai organizar uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura admitiu ter um "receio muito significativo". O Observador avança que a manifestação tem início no Príncipe Real, passa pelo Tribunal Constitucional …

Três mortos e 441 novos casos em Portugal

Este domingo, Portugal regista mais três mortes e 441 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Autoridades brasileiras ilibam João Loureiro

João Loureiro já não é suspeito no processo que envolve a apreensão de um avião com 500 quilos de cocaína, segundo as autoridades brasileiras. As autoridades brasileiras descartaram, este sábado, qualquer ligação do advogado português João …

No Canadá, há dois rios que se encontram (mas não se misturam)

Em Nunavut, no Canadá, há dois rios que se encontram, mas não perdem a sua aparência individual enquanto se movem sinuosamente pela tundra. O Back River flui para o norte em direção ao Oceano Ártico. Ao …

Russos acusados de explosão na República Checa são suspeitos de envenenar Skripal

Os dois suspeitos russos, envolvidos na explosão que matou duas pessoas em 2014 na República Checa, têm os mesmos passaportes que os dois homens acusados de envenenar, com o agente nervoso novichok, o espião Sergei …

Numa cidade na Nova Zelândia, a Páscoa resume-se a exterminar coelhos

Em Alexandra, na região de Otago, os coelhos são considerados pragas, uma espécie que ameaça a biodiversidade do país e a agricultura. Elle Hunt, correspondente do The Guardian em Auckland, na Nova Zelândia, escreveu um artigo …

Reavaliação de barragens da EDP ficou por fazer, depois de Governo ter recuado na decisão

No início do ano passado, o ministério do Ambiente considerou ser necessário reavaliar as barragens da EDP, mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Parpública disseram não ter competências para fazer a avaliação …

Portugal bateu recorde de vacinação no sábado. Foram administradas 120 mil vacinas

Este sábado, Portugal registou um recorde diário de pessoas vacinadas contra a covid-19. No total, foram administradas 120 mil doses da vacina. De acordo com os números avançados pela task force responsável pelo plano de vacinação, …

Os milionários estão a fugir de Nova Iorque

A cidade de Nova Iorque está a preparar-se para enfrentar para um êxodo dos seus residentes mais ricos após as autoridades terem aprovado um orçamento que fará com que paguem a maior taxa de impostos …