Reflexo dos olhos pode ajudar a solucionar crimes

 

Com a facilidade em adquirir câmaras fotográficas cada vez mais sofisticadas, o reflexo nos olhos das pessoas que foram vítimas de sequestro ou abusos pode tornar-se mais uma arma para solucionar estes crimes.

Rob Jenkins e Christie Kerr, cientistas do departamento de psicologia da Universidade de Glasglow, desenvolveram um método para identificar pessoas em fotografias, através do reflexo nos olhos das pessoas fotografadas.

Rob Jenkins

O reflexo nos olhos das vítimas pode ajudar a identificar o fotógrafo

O reflexo nos olhos das vítimas pode ajudar a identificar o fotógrafo

Ampliando fotografias de rostos tiradas em alta resolução, é possível identificar as pessoas que tiraram a foto ou que estavam presentes no momento, cujo reflexo tenha ficado gravado nos olhos da vítima.

A técnica permite, por exemplo, combinar pares de imagens, se forem recolhidas “amostras” dos dois olhos.

Em teoria, estas imagens contêm informações com a disparidade binocular necessária para reconstruir uma representação 3D do ambiente a partir do ponto de vista do fotografado.

Steve Jurvetson

Consegue identificar esta figura?

Consegue identificar esta figura?

As fotos da experiência foram tiradas com uma câmara de 39 megapixels e num ambiente bem iluminado, mas os cientistas defendem que a massificação do uso de telemóveis, com lentes cada vez mais potentes, tornará mais fácil o trabalho dos investigadores que escolham utilizar esta técnica.

A técnica baseia-se também na capacidade que o cérebro humano tem de identificar padrões e reconhecer caras, mesmo com imagens de baixa resolução ou pixelizadas.

A imagem ao lado tem uma resolução de apenas 16×20 pixels, mas todos nós reconhecemos a figura, certo?

 

A realidade apanha a ficção

Em meados de 2009, o utilizador do YouTube tempura1234 publicou um vídeo com um excerto de um episódio de CSI-NY. Deu ao vídeo o título de “Why I Don’t Watch CSI”.

No episódio, o detective Mac Taylor identifica um assassino pelo reflexo na córnea de uma fotografia da vítima. Para tempura1234, “isto é apenas estúpido”. Foi o último episódio que viu de todas as séries CSI.

Mas, apenas 5 anos depois, parece que a realidade ultrapassou a ficção.

 

Adriano Padilha, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Segunda vaga de moratórias autorizada pela Autoridade Bancária Europeia

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) autorizou a reabertura de moratórias de crédito, com efeitos a partir de 01 de outubro até 31 de março de 2021, dois meses após ter suspendido novas adesões. Num comunicado publicado …

Turquia alvo de críticas duras em reunião da NATO e em risco de sanções

A Turquia esteve esta quarta-feira sob um fogo de críticas na reunião virtual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da NATO e, com a deceção manifestada pelos Estados Unidos, deve preparar-se para sanções económicas americanas …

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …

R abaixo de 1 em Portugal. Um milhão de pessoas pode já ter tido contacto com o vírus

Um doente covid-19 em Portugal está a infetar, em média, menos de uma pessoa, segundo dados do Instituto Ricardo Jorge revelados esta quinta-feira, que mostram que o Rt voltou a estar abaixo do 1. “Atualmente, o …