Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se parte das celebrações de muitos norte-americanos.

Os filmes de Natal são uma espécie de reflexão, e quem o sustenta é Christopher Deacy, um investigador de estudos religiosos, no seu livro Christmas as Religion. O especialista sustenta que este tipo de filmes são um “barómetro de como podemos querer viver e como nos podemos ver a nós mesmos”.

Ao mesmo tempo que realçam valores éticos e hábitos sociais, estes filmes oferecem uma vasta gama de retratos da vida quotidiana: desde família a relacionamentos amorosos, passando por viagens e aventuras. Os filmes de Natal têm de tudo um pouco.

No entanto, ao mesmo tempo que estes filmes levam os espectadores a ver as maravilhas do mundo fictício, também ajudam as pessoas a trabalhar os seus próprios medos. Estes filmes natalícios podem proporcionar consolo, reafirmação e, algumas vezes, até coragem para enfrentar situações difíceis. No fundo, estes filmes são uma fonte de esperança.

S. Brent Rodriguez-Plate, do Hamilton College, nos Estados Unidos, sustenta que, quando as pessoas veem parte da sua própria vida retratada na televisão, o ato de ver o filme acontece de uma forma muito semelhante a um ritual religioso.

Quando um cristão reza, conecta-se a Deus (uma força transcendente). O mesmo acontece com os filmes natalícios – mas, neste cenário, a força transcendente é representada pelo amor ou pelo poder da família.

Os filmes criam também uma espécie de mundo encantado e fazem-nos querer viver dentro da televisão para sempre. Há filmes de Natal que pintam o mundo como se este não tivesse um lado obscuro. Outros, abordando o consumismo (e a importância que assume nesta altura do ano), centram-se na mensagem: o verdadeiro significado do Natal.

S. Brent Rodriguez-Platedestaca, num artigo assinado no The Conversation, que apesar de o Natal ser um feriado religioso, os filmes não são religiosos no sentido tradicional, uma vez que quase nunca existe uma menção a Jesus ou ao cenário bíblico do seu nascimento.

Os filmes de Hollywood continuam a construir o Natal como uma realidade alternativa, criando mundos que estimulam emoções positivas.

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …