Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se parte das celebrações de muitos norte-americanos.

Os filmes de Natal são uma espécie de reflexão, e quem o sustenta é Christopher Deacy, um investigador de estudos religiosos, no seu livro Christmas as Religion. O especialista sustenta que este tipo de filmes são um “barómetro de como podemos querer viver e como nos podemos ver a nós mesmos”.

Ao mesmo tempo que realçam valores éticos e hábitos sociais, estes filmes oferecem uma vasta gama de retratos da vida quotidiana: desde família a relacionamentos amorosos, passando por viagens e aventuras. Os filmes de Natal têm de tudo um pouco.

No entanto, ao mesmo tempo que estes filmes levam os espectadores a ver as maravilhas do mundo fictício, também ajudam as pessoas a trabalhar os seus próprios medos. Estes filmes natalícios podem proporcionar consolo, reafirmação e, algumas vezes, até coragem para enfrentar situações difíceis. No fundo, estes filmes são uma fonte de esperança.

S. Brent Rodriguez-Plate, do Hamilton College, nos Estados Unidos, sustenta que, quando as pessoas veem parte da sua própria vida retratada na televisão, o ato de ver o filme acontece de uma forma muito semelhante a um ritual religioso.

Quando um cristão reza, conecta-se a Deus (uma força transcendente). O mesmo acontece com os filmes natalícios – mas, neste cenário, a força transcendente é representada pelo amor ou pelo poder da família.

Os filmes criam também uma espécie de mundo encantado e fazem-nos querer viver dentro da televisão para sempre. Há filmes de Natal que pintam o mundo como se este não tivesse um lado obscuro. Outros, abordando o consumismo (e a importância que assume nesta altura do ano), centram-se na mensagem: o verdadeiro significado do Natal.

S. Brent Rodriguez-Platedestaca, num artigo assinado no The Conversation, que apesar de o Natal ser um feriado religioso, os filmes não são religiosos no sentido tradicional, uma vez que quase nunca existe uma menção a Jesus ou ao cenário bíblico do seu nascimento.

Os filmes de Hollywood continuam a construir o Natal como uma realidade alternativa, criando mundos que estimulam emoções positivas.

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …