Refém luso-descendente morto por grupo jihadista no Mali

Zoriah / Flickr

-

Um grupo jihadista, que atua no Mali, anunciou à agência noticiosa AFP a morte do refém francês de origem portuguesa Gilberto Rodrigues Leal, raptado em novembro de 2012 no oeste do país.

“Anunciamos a morte de Gilberto Rodrigues Leal, está morto porque a França é nossa inimiga”, declarou durante um breve contacto telefónico com a AFP Yoro Abdul Salam, um responsável do Movimento para a Unicidade e a Jihad na África do Oeste (Mujao).

O grupo não precisou quando e em que circunstâncias o refém foi morto. “Em nome de Alá, está morto”, referiu Yoro Abdul Salam, antes de interromper o contacto.

No domingo, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, tinha já admitido estar “muito preocupado” com a situação de Gilberto Rodrigues Leal.

“Faz muito tempo que não temos novidades. Temos mantido contacto com a família, mas na verdade estamos muito preocupados”, disse o chefe da diplomacia francesa, durante um programa de rádio produzido pela iTélé, Europe 1 e o jornal Le Monde.

O francês de origem portuguesa, de 61 anos, foi sequestrado a 20 de novembro de 2012 por homens armados perto de Kayes (oeste do Mali), quando viajava, proveniente da Mauritânia, numa autocaravana.

O rapto foi reivindicado dois dias mais tarde pelo Mujao.

Em fevereiro deste ano, a família de Gilberto Rodrigues Leal exigiu informações ao grupo islamita sobre a situação do refém.

“A preocupação aumenta. O silêncio é ensurdecedor”, afirmou então, em declarações à AFP, a irmã do refém, Irene Rodrigues, explicando que “não tinha qualquer informação” desde 26 de janeiro de 2013, altura em que o Mujao anunciou que estava pronto para negociar a libertação de Gilberto Leal Rodrigues.

Durante o programa de rádio, Laurent Fabius também referiu o caso de Serge Lazarevic, outro francês que foi feito refém na região do Sahel.

A 24 de novembro de 2011, Serge Lazarevic e Philippe Verdon, que realizavam uma viagem de negócios ao Mali, foram sequestrados no hotel onde estavam hospedados em Hombori, na região nordeste do país.

A Al-Qaeda do Magrebe Islâmico (Aqmi) reivindicou o ataque. O corpo de Philippe Verdon, de 53 anos, seria encontrado em julho de 2013, com uma bala na cabeça.

As declarações do chefe da diplomacia francesa ocorrem após a libertação, anunciada no sábado, de quatro jornalistas franceses que tinham sido feitos reféns na Síria.

Os quatro jornalistas, que foram libertados após 10 meses de cativeiro na Síria, chegaram no domingo a França.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …