/

Reembolsos da ADSE com atrasos de seis meses

A ADSE está a demorar entre três a seis meses para pagar os reembolsos aos beneficiários do regime livre. O instituto que gere o subsistema de saúde dos funcionários públicos reconhece os atrasos e justifica-os com a falta de pessoal.

De acordo com o Correio da Manhã, que avançou a notícia este domingo, as queixas têm vindo a multiplicar-se desde o início do ano no Portal da Queixa.

Segundo o levantamento levando a cabo pelo matutino, desde o início de 2019, foram publicadas no Portal da Queixa mais de 40 reclamações por demora nos reembolsos do regime livre, referindo na maioria atrasos entre três e seis meses. Em causa está o regime no qual os beneficiários pagam inicialmente a totalidade dos encargos, pedindo posteriormente o reembolso à ADSE.

“Em dezembro entreguei documentos para pagamento de fatura. Só em março entrou nos serviços e encontra-se há mais de um mês em processamento”, denunciou uma beneficiária, em abril, citada pelo jornal. Outra beneficiária criticou, em março: “Entreguei uma fatura de quimioterapia para reembolso quase há seis meses”.

Há ainda casos mais extremos, observa o diário. Um beneficiário diz estar desde junho de 2018 à espera. “Os valores são relevantes e importantes para a minha economia familiar”.

O representante dos beneficiários no Conselho Diretivo da ADSE, Eugénio Rosa, reconhece alguns atrasos, dando conta que o tempo de espera é “em média, entre dois meses e dois meses e meio”. O responsável aponta a falta de pessoal como justificação para estes atrasos: “Não há falta de dinheiro, mas de pessoal. Temos 184 pessoas no quadro. Devíamos ter 265”, sustentou.

A transferência das competências dos reembolsos da Madeira e dos Açores para os serviços centrais da ADSE também agravou os atrasos, observa o diário. A falta de pessoal está também relacionada com situações de aposentação de funcionários.

Contactado pelo Correio da Manhã, o Ministério da Saúde garante que “não tem nenhum pedido de autorização de concurso”, remetendo mais esclarecimentos para esta semana.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.