Portugal registou recorde europeu de público…no basquetebol

O histórico campeonato da Europa sub-20, divisão B, colocou Matosinhos no topo continental da média de espectadores num pavilhão.

Portugal não é o país da Europa com médias mais altas de espectadores, no basquetebol. Longe disso. No entanto, um torneio organizado em Matosinhos foi o que teve a média mais alta de público nas bancadas em 2019, no contexto dos campeonatos europeus nos escalões mais jovens.

A cidade nortenha recebeu o Europeu sub-20 masculino (divisão B) entre os dias 12 e 21 de julho de 2019. Essa prova registou um total de 26.350 espectadores, o número mais alto entre todos os Europeus de formação da modalidade, no ano passado. A média foi também a mais elevada: 3.294 pessoas por jogo, superando por pouco a média de 3.228 da divisão principal do Europeu sub-20, realizado em Israel.

Esse recorde europeu foi claramente impulsionado pela campanha da seleção portuguesa e sobretudo pela final. Embalado por Rafael Lisboa (o melhor jogador do torneio) e por Neemias Queta, Portugal venceu os sete jogos realizados, sendo campeão desta divisão. Na final levou a melhor sobre a República Checa, num Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos a “rebentar”, com pessoas de pé em quase todos os cantos.

Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, lembrou que ver muita gente em jogos de basquetebol em Matosinhos já não é novo: “Tradicionalmente, os Campeonatos da Europa que realizamos em Matosinhos têm sempre grande participação local. O concelho ama o desporto“.

Os números de espectadores foram revelados agora na Assembleia Geral da FIBA Europa e mostram os números de todos os Europeus (divisão A e B) desde os sub-16 até aos sub-20, quer na vertente masculina, quer na vertente feminina.

A prova mais próxima de Matosinhos, como já referido, foi o Europeu sub-20 principal em Israel, enquanto o Europeu com menos espectadores nas bancadas em 2019 decorreu na Bósnia e Herzegovina: o torneio feminino de sub-18 contou com apenas 2.250 pessoas, no total, e uma média de 321 espectadores por jogo.

NMT, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.