É mesmo possível reconhecer um ditador pelas suas características faciais

U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 2nd Class Jesse B. Awalt / Wikimedia

Muammar al-Gaddafi, ditador que governou a Líbia durante mais de 40 anos.

Os líderes democraticamente eleitos tendem a ter rostos mais atraentes e simpáticos do que os líderes autoritários, conclui um polémico estudo.

É comum as pessoas formarem juízos de valor baseados na aparência de um rosto. No entanto, a maioria das investigações que demonstram uma relação entre a aparência facial de um líder e o seu sucesso político analisaram sistemas políticos democráticos.

Miranda Giacomin e a sua equipa procuraram expandir esta investigação, através da comparação de líderes de nações democráticas com os de regimes autoritários.

A equipa da Universidade MacEwan mostrou fotografias dos rostos de 80 líderes democráticos e de 80 ditadores a 90 norte-americanos, de forma totalmente aleatória. Durante o exercício, os voluntários tiveram de adivinhar se a pessoa numa determinada fotografia tinha sido eleita democraticamente ou se era um ditador.

Segundo o PsyPost, os investigadores descobriram que os participantes foram capazes de distinguir corretamente líderes e ditadores democráticos cerca de 69% das vezes.

Num segundo estudo, desta vez com 229 participantes, os cientistas voltaram a mostrar fotografias de 160 líderes. Nesta fase, os voluntários tinham de classificar o efeito, a atratividade, a competência, o domínio, a maturidade facial, a simpatia e a confiança de cada líder.

Segundo os resultados, os líderes dos países democráticos tinham tendência a parecer mais atraentes, agradáveis e dignos de confiança do que os líderes de regimes autoritários.

“As democracias valorizam a justiça, a abertura e a transparência; como tal, os eleitores preferem políticos cujos rostos transmitem confiança e simpatia. As ditaduras, por outro lado, operam através da subordinação, do engano e da tirania. Ditadores que parecem duros e menos calorosos combinam melhor com este estilo de governação e podem, por isso, conseguir suscitar mais medo e intimidação na população”, explicou a equipa.

Ainda assim, salienta a publicação, este estudo inclui algumas advertências.

“Nestes estudos, rotulamos um líder como ditador ou democraticamente eleito. No entanto, no mundo real, as ‘medidas’ de liberdade e democracia tendem a ser mais fluidas”, alertou Giacomin. “Há também um conjunto de fatores que não levámos em conta nestes estudos que poderiam ter impacto nas perceções, como a etnia do líder”, acrescentou.

O artigo científico foi publicado na Social Psychological and Personality Science.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogoretz 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogoretz, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …

Os trabalhadores que acumulam empregos em teletrabalho — e em segredo

Com a normalização do teletrabalho nos últimos anos, há cada vez mais pessoas que acumulam dois empregos a tempo inteiro — e em segredo. Têm dois endereços de e-mail profissionais, dois computadores, dois patrões e... dois …

Tiago Pinto: "No Benfica acredita-se muito nos jovens, aqui ainda não"

Director da Roma recusa desentendimentos com José Mourinho e foge a pergunta sobre arbitragem. A Roma perdeu pela terceira vez nesta edição da Serie A, no domingo passado, ao ser derrotada no jogo mais aguardado da …

O pior jogador desta Liga dos Campeões está no grupo do Benfica

Eric García está em destaque onde não queria estar. Sporting e Bruno Fernandes merecem elogios nesta jornada. O Sporting merece destaque nesta semana, depois de ter vencido pela primeira vez na presente edição da Liga dos …

Pichardo pode ser eleito o melhor atleta mundial em 2021

Lista de 10 nomeados foi divulgada pela federação internacional de atletismo. Karsten Warholm, Ryan Crouser e Armand Duplantis também são candidatos. Pedro Pablo Pichardo está mais perto de ser considerado o melhor atleta mundial do ano. …