Reclusos vão começar a ter consultas por videoconferência

As consultas feitas por videoconferência dentro dos estabelecimentos prisionais vão começar em fase-piloto já no final deste ano.

Caso seja generalizada, esta medida possibilita aos reclusos terem consultas de especialidade por médicos do Serviço Nacional de Saúde, evitando também as saídas das prisões e as tentativas de fuga, avança o Diário de Notícias.

As tele-consultas já foram implementadas em algumas zonas do país, sobretudo naquelas onde não existem determinados especialistas, e agora vão avançar em fase-piloto em dois hospitais – Centro Hospitalar de Setúbal e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra -, e deverão ser alargadas com apoio comunitário.

De acordo com o diretor de serviços da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais José Semedo Moreira, “caso estes projetos-piloto corram bem, (…) temos um projeto, submetido a candidatura ao Portugal 2020, que se pretende alargar a todo o país, quer com as entidades externas à DGRSP quer aproveitando os recursos internos, nomeadamente em sede de consulta externa com o Hospital Prisional”.

O responsável calcula que esta medida possa “evitar cerca de 30% das deslocações para consultas de especialidade”, ou seja, cerca de quatro mil consultas por ano.

Os reclusos têm acesso a cuidados de saúde no interior dos estabelecimentos prisionais, uma vez que todos têm uma equipa médica e outra de enfermagem. No entanto, quando se trata de algumas especialidades, os reclusos têm de se deslocar ao hospital prisional de Caxias ou então aos hospitais públicos.

A nova medida permite uma redução das despesas, embora seja ainda difícil calcular um valor exato. Segundo Fernando Gomes da Costa, responsável pelo projeto nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, “cada deslocação implicava a saída de uma viatura, dois motoristas e dois polícias, o que tem custos dezenas de vezes superiores”.

Para este sistema “basta uma webcam e uma sala onde o doente possa estar, geralmente acompanhado pelo médico da prisão e pelo do hospital, que faz a consulta”, explica o responsável.

Sempre que se registe um caso urgente ou que precise de acompanhamento presencial continua a ser encaminhado para as unidades de saúde.

Quando o sistema for implementado, são esperadas, sobretudo, consultas de infeciologia, gastroenterologia, dermatologia e urologia.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …

Eintracht 2-3 Vitória SC | Reviravolta épica no adeus europeu

O Vitória de Guimarães fechou da melhor forma uma campanha europeia que não tinha sido a mais feliz até então, pese as boas exibições que foi somando, sem consequência nos marcadores finais. O Vitória de Guimarães, …