Reclusos vão começar a ter consultas por videoconferência

As consultas feitas por videoconferência dentro dos estabelecimentos prisionais vão começar em fase-piloto já no final deste ano.

Caso seja generalizada, esta medida possibilita aos reclusos terem consultas de especialidade por médicos do Serviço Nacional de Saúde, evitando também as saídas das prisões e as tentativas de fuga, avança o Diário de Notícias.

As tele-consultas já foram implementadas em algumas zonas do país, sobretudo naquelas onde não existem determinados especialistas, e agora vão avançar em fase-piloto em dois hospitais – Centro Hospitalar de Setúbal e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra -, e deverão ser alargadas com apoio comunitário.

De acordo com o diretor de serviços da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais José Semedo Moreira, “caso estes projetos-piloto corram bem, (…) temos um projeto, submetido a candidatura ao Portugal 2020, que se pretende alargar a todo o país, quer com as entidades externas à DGRSP quer aproveitando os recursos internos, nomeadamente em sede de consulta externa com o Hospital Prisional”.

O responsável calcula que esta medida possa “evitar cerca de 30% das deslocações para consultas de especialidade”, ou seja, cerca de quatro mil consultas por ano.

Os reclusos têm acesso a cuidados de saúde no interior dos estabelecimentos prisionais, uma vez que todos têm uma equipa médica e outra de enfermagem. No entanto, quando se trata de algumas especialidades, os reclusos têm de se deslocar ao hospital prisional de Caxias ou então aos hospitais públicos.

A nova medida permite uma redução das despesas, embora seja ainda difícil calcular um valor exato. Segundo Fernando Gomes da Costa, responsável pelo projeto nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, “cada deslocação implicava a saída de uma viatura, dois motoristas e dois polícias, o que tem custos dezenas de vezes superiores”.

Para este sistema “basta uma webcam e uma sala onde o doente possa estar, geralmente acompanhado pelo médico da prisão e pelo do hospital, que faz a consulta”, explica o responsável.

Sempre que se registe um caso urgente ou que precise de acompanhamento presencial continua a ser encaminhado para as unidades de saúde.

Quando o sistema for implementado, são esperadas, sobretudo, consultas de infeciologia, gastroenterologia, dermatologia e urologia.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …