“Governo está a deixar para trás milhares de pessoas”. Recibos verdes só podem aceder a apoios em fevereiro

A Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis alerta para o atraso nos apoios aos trabalhadores independentes face ao sistema que foi retomado pelo Governo neste novo confinamento.

O Governo retomou os apoios aos trabalhadores independentes que vigoraram no primeiro confinamento, mas os pedidos só poderão ser feitos entre 1 e 10 de fevereiro, o que poderá atrasar o recebimento de ajudas. O alerta é da Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis.

Daniel Carapau, diretor da associação, diz que “as pessoas que trabalham a recibos verdes só vão poder submeter o pedido em fevereiro, e não percebemos porquê, podia ser já amanhã. Não há razão para estar a atrasar para fevereiro os apoios a pessoas que estão mais necessitadas”, frisa ao Expresso.

“Há muitas atividades fechadas nesta altura, e pessoas que ficaram sem rendimentos, e em princípio só no final de fevereiro poderão ter acesso aos apoios”, salienta ainda o responsável da associação.

O Estado já reativou o apoio extraordinário à redução da atividade, que garante entre 219,4 euros e 665 euros mensais aos trabalhadores a recibo verde. O Instituto da Segurança Social já divulgou as regras para aceder estes apoios extraordinários que vigoraram no ano passado.

Ainda assim, a associação de combate à precariedade diz que “embora seja referido que o apoio será ‘pago no mês do requerimento’, o histórico de demoras e indeferimentos injustificados não permite sequer deixar a certeza de que o apoio chegará efetivamente em fevereiro”.

Os Precários Inflexíveis, sublinham que “num momento de urgência, quando se pede uma resposta coletiva para enfrentar a crise sanitária, o Governo está a deixar para trás milhares de pessoas, que ficam sem uma resposta imediata quando mais precisam”.

O diploma do Governo define que estes apoios agora retomados vão vigorar enquanto se mantiverem as medidas de confinamento (com a “suspensão de atividades ou encerramento de instalações e estabelecimentos por determinação legislativa ou administrativa”).

Porém, a associação defende que os pedidos para apoios aos recibos verdes devem ser antecipados para janeiro.

Para a associação de trabalhadores independentes, “o Governo deve garantir que o apoio chega rapidamente a quem precisa, antecipando para janeiro o período para submeter os pedidos e assegurando que os pagamentos são feitos nos dias seguintes ao pedido”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar não vacinados contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …