Receitas médicas vão poder ser aviadas sem papel com Cartão de Cidadão

A partir de junho do próximo ano as receitas médicas poderão ser aviadas ao balcão da farmácia usando apenas o Cartão do Cidadão, dispensando a apresentação de receita em papel.

A informação é avançada na edição e-paper do JN, segundo a qual o novo sistema tem como objectivos trazer mais conforto e comodidade ao utente do SNS e ajudar no combate à fraude fiscal na área da saúde.

Os utentes com doenças crónicas poderão renovar as suas prescrições no Portal do Utente, dispensando a ida ao Centro de Saúde para recolha da receita em papel. A emissão da receita sem papel implica a assinatura digital do médico prescritor.

Ainda segundo o JN, o sistema esteve em testes com projectos-piloto na Unidade Local de Saúde do Alto Minho e em Setúbal, que permitiram tirar conclusões importantes, nomeadamente sobre o uso do Cartão de Cidadão.

O sistema “ainda não é totalmente viável porque cerca de 10% da população não tem cartão de cidadão”, explicou ao JN o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Henrique Martins.

Outra conclusão extraída dos projectos-piloto é a necessidade de que as receitas sem papel cheguem também aos hospitais e consultórios privados.

Com o novo sistema, as farmácias vão passar também a ter maior controlo sobre a validade das receitas e melhorar a sua capacidade de gestão de stocks e devoluções.

 ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. POIS PUS ya õ.õ , quanto mais TECNOLOGIA pior as FALCRATUAS;FRAUDES, etcetcetc …..
    OU enganê-me..õ.õ umm……..

    a.g.p.

RESPONDER

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …