Receber o coração de um porco para transplante pode estar prestes a ser possível

Num futuro muito próximo, os seres humanos poderão receber transplantes de coração de porcos, considera o cirurgião britânico Terence English, de 87 anos, que em 1979 realizou o primeiro transplante cardíaco bem sucedido do Reino Unido.

Em declarações ao jornal britânico The Telegraph, Terence English disse acreditar que os chamados “xenotransplantes” — ou seja, transplantes de órgãos entre espécies diferentes — poderão contribuir para, nos próximos anos, acabar com o problema das longas listas de espera por doadores compatíveis.

Na origem desta nova esperança está o trabalho desenvolvido na Universidade do Alabama pelo cientista norte-americano Christopher McCregor, que trabalhou precisamente na equipa de Terence English durante o transplante cardíaco de 1979.

McCregor e a sua equipa estão confiantes na possibilidade de realizar, nos próximos meses, um transplante de rim entre um porco e um humano — graças ao desenvolvimento de dois novos genes que vão permitir que os órgãos de porco funcionem no corpo humano.

A realização de um transplante de rim para a primeira experiência é considerada um primeiro passo prudente — uma vez que é possível, em caso de a cirurgia não resultar ou o de órgão ser rejeitado, que o paciente volte a realizar diálise.

Em declarações ao The Telegraph, Terence English disse que “se o resultado da xenotransplantação for satisfatório com rins de porco, é provável que os corações possam ser usados com efeitos positivos em humanos dentro de poucos anos”.

O cirurgião britânico admite que haja ativistas pelos direitos dos animais a dizer “que é completamente errado”. Por outro lado, lança a pergunta: “Se pudermos salvar uma vida, não é um bocadinho melhor?

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …