Receber o coração de um porco para transplante pode estar prestes a ser possível

Num futuro muito próximo, os seres humanos poderão receber transplantes de coração de porcos, considera o cirurgião britânico Terence English, de 87 anos, que em 1979 realizou o primeiro transplante cardíaco bem sucedido do Reino Unido.

Em declarações ao jornal britânico The Telegraph, Terence English disse acreditar que os chamados “xenotransplantes” — ou seja, transplantes de órgãos entre espécies diferentes — poderão contribuir para, nos próximos anos, acabar com o problema das longas listas de espera por doadores compatíveis.

Na origem desta nova esperança está o trabalho desenvolvido na Universidade do Alabama pelo cientista norte-americano Christopher McCregor, que trabalhou precisamente na equipa de Terence English durante o transplante cardíaco de 1979.

McCregor e a sua equipa estão confiantes na possibilidade de realizar, nos próximos meses, um transplante de rim entre um porco e um humano — graças ao desenvolvimento de dois novos genes que vão permitir que os órgãos de porco funcionem no corpo humano.

A realização de um transplante de rim para a primeira experiência é considerada um primeiro passo prudente — uma vez que é possível, em caso de a cirurgia não resultar ou o de órgão ser rejeitado, que o paciente volte a realizar diálise.

Em declarações ao The Telegraph, Terence English disse que “se o resultado da xenotransplantação for satisfatório com rins de porco, é provável que os corações possam ser usados com efeitos positivos em humanos dentro de poucos anos”.

O cirurgião britânico admite que haja ativistas pelos direitos dos animais a dizer “que é completamente errado”. Por outro lado, lança a pergunta: “Se pudermos salvar uma vida, não é um bocadinho melhor?

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Marco Almeida descarta candidatura a Sintra e pede "seriedade" a Rui Rio

Deixado de fora por Rui Rio na lista de candidatos às autárquicas, Marco Almeida vai ficar como "espectador atento" nestas eleições. O vereador pediu "seriedade" ao líder do PSD. No mês passado, Rui Rio escolheu Ricardo …

Ministro da Educação promete mais testes no regresso às aulas. Professores alertam para incumprimento das regras de segurança

O regresso dos alunos do secundário é marcado pela testagem de 300 mil estudantes, professores e funcionários, depois da vacinação de quase 200 mil trabalhadores escolares num "fim de semana para ganhar coragem", anunciou esta …

Propostas anticorrupção serão aprovadas “muito em breve”

O Governo garante que já não falta muito para entregar suas propostas no parlamento, depois de Marcelo Rebelo de Sousa vincar que espera que seja em breve que os partidos cumpram as promessas de fazer …

Estalou o verniz no PS/Porto. Autarca de Paços de Ferreira recusa recandidatar-se com "este PS concelhio"

Estalou o verniz no PS/Porto. O presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, declarou que não aceitará recandidatar-se ao cargo pela terceira vez “com este PS” concelhio. De acordo com o jornal Público, …

Pode ter sido descoberto um "elo perdido" na história do alfabeto

Uma inscrição alfabética num fragmento de um jarro encontrado em Laquis (Tel Lachish), em Israel, com cerca de 3450 anos, poderá ser um "elo perdido" na história do alfabeto. "Datada do século XV A.C., esta inscrição …

Morreu Walter Mondale, ex-vice-presidente de Jimmy Carter

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Walter Mondale, ícone do Partido Democrata, morreu nesta segunda-feira aos 93 anos, informou a imprensa norte-americana. A imprensa, que cita um comunicado familiar, não especifica as causas da morte do ex-vice-presidente …

Vão nascer mais duas praias fluviais no Alqueva este verão

A albufeira do Alqueva vai “ganhar” duas novas praias fluviais, no próximo verão, situadas nos concelhos de Alandroal e Portel, no distrito de Évora, num investimento global superior a um milhão de euros. O projeto da …

Nova ponte que vai ligar Porto e Gaia custa 21 milhões e terá oito acessos

A obra da nova ponte rodoviária sobre o Douro custará 21 milhões de euros, oito dos quais em acessos, e o projeto de conceção e construção será lançado "muito em breve", disse o autarca …

A tinta mais branca de sempre pode ajudar na luta pelo clima

A tinta mais branca já desenvolvida até agora reflete 98.1% da luz, podendo ser uma boa aliada no combate às alterações climáticas. No ano passado, uma equipa de cientistas desenvolveu uma tinta ultra-branca que atingiu uma …

Dois milhões com primeira dose esta terça-feira. Centros de vacinação precisam de mais 1.700 profissionais

Portugal deve atingir nesta terça-feira a marca dos dois milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose de vacina contra a covid-19, adiantou esta segunda-feira a task force responsável pelo plano de vacinação. "Estima-se que, até …