Rebeldes das FARC completam desmobilização para zonas transitórias na Colômbia

AlCortés / Flickr

Funcionários da ONU afirmam que os guerrilheiros das FARC, num total de 6.900, terminaram no este sábado as deslocações para as zonas transitórias de normalização para entregarem as armas e desmobilizarem.

Este era visto como um passo fundamental no acordo de paz com o governo para acabar com mais de cinco décadas de conflito armado.

A chegada de cerca de 300 membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) a um ponto de concentração no sul do país marca o fim do “reagrupamento de cerca de 6.900 homens e mulheres das FARC-EP”, num percurso de cerca de 8.700 quilómetros realizados a pé, de carro e de barco”, diz o general Javier Pérez Aquino, chefe dos observadores internacionais da missão das Nações Unidas na Colômbia.

A transferência dos guerrilheiros para 26 zonas transitórias de normalização em todo o país, onde vão depositar as armas e preparar-se para regressar à vida civil sob supervisão da ONU, foi iniciada a 28 de janeiro. O Presidente, Juan Manuel Santos, declara o movimento como “histórico”.

O Governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) assinaram no passado dia 24 de novembro, em Bogotá, um acordo de paz revisto, depois de um primeiro acordo ter sido rejeitado pelos eleitores num referendo.

O acordo põe fim a um conflito armado de meio século, que envolveu guerrilhas, paramilitares e as forças da ordem e causou pelo menos 260.000 mortos, mais de 60.000 disaparecidos e 6,9 milhões de deslocados.

O governo lançou em fevereiro as negociações de paz com a última rebelião ativa no território colombiano, o Exército de Libertação Nacional.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …

"Missão secreta" recuperou cinco quadros roubados há 40 anos de museu alemão

Cinco quadros roubados em 1979 de um museu na Alemanha, e passados clandestinamente entre a fronteira interna alemã, foram resgatados no final do ano passado. As investigações prosseguem para encontrar os responsáveis pelo roubo. Cinco quadros …