Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Guillaume Horcajuelo / EPA

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem clubes nas provas da UEFA.

Nesta jornada, que arrancou na quarta-feira e terminou nesta quinta-feira, as equipas lusas somaram três derrotas e um empate. No conjunto das duas mãos, o saldo é claramente negativo: uma vitória, um empate e seis derrotas.

No que toca a golos, os números não são melhores: as equipas portuguesas sofreram na segunda mão dos 16 avos 11 golos, tendo marcado apenas cinco.

A “jornada negrada” arrancou na quarta-feira, com a derrota do SC Braga (1-0) frente ao Rangers do Steven Gerrard. Os arsenalistas tinham já perdido na primeira mão (3-2).

Já na quinta-feira, foi o FC Porto a ser eliminado: perdeu com o Bayer Leverkusen (3-1) no Dragão, depois de ter perdido na Alemanha (2-1). Seguiu-se o Sporting, que, após prolongamento, acabou goleado (4-1) frente aos turcos do Basaksehir. Os leões traziam uma vantagem da primeira mão (3-1), em Alvalade, que não conseguiram segurar.

O Benfica foi o último a entrar em campo, mas teve o mesmo fim: a eliminação da Liga Europa. Depois de uma derrota na primeira mão (2-1), o Benfica não conseguiu mais do que um empate na Luz (3-3).

Juntado todos os jogos, isto é, os jogos das pré-eliminatórias, das fases de grupos e desta segunda fase, as equipas portuguesas disputaram 50 jogos, somando 25 vitórias, oito empates e 17 derrotas, tal como observa o Sapo Desporto.

Portugal conseguiu recuperar o 6.º lugar do ranking da UEFA, o que significa que na próxima época (2021/2022) terá duas equipas com acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões e uma terceira nas pré-eliminatórias.

Lenços brancos Bruno Lage

Descontentes com o percurso europeu do Benfica, alguns adeptos mostraram lenços brancos a Bruno Lage no final da partida. Questionado sobre esta atitude, o técnico dos encarnados considerou-a inevitável, recordando o caso de Rúben Amorim.

“Entre mim e vós, há duas coisas que nunca vamos fugir delas: a primeira é a morte, a segunda são os impostos. O treinador, a terceira é que um dia é despedido. Esta é a nossa vida, para vós, para todos nós… Não há maneira de fugir. Para o treinador é a morte, os impostos e terminar os vínculos com os clubes. É a nossa vida de treinador”, disse.

“Ainda hoje, curiosamente, vi que o melhor treinador, que fez um fantástico mês de janeiro, o Rúben Amorim, hoje já foi medalha de lata. É a nossa vida, e em Portugal às vezes ainda é mais difícil. Neste momento não temos nenhum treinador bom português, foi tudo eliminado, tudo perdeu… Até o Rúben já é medalha de lata”, apontou.

Sérgio Conceição revelou que a equipa está “desiludida” com o resultado, frisando que os dragões vão continuar a lutar para conquistar títulos.

“Obviamente que estamos desiludidos, queremos acabar a época com títulos. Agora temos dois ao nosso alcance. Pensar já no jogo com o Santa Clara, complicado. Vamos focar no campeonato e na final da taça e dar o nosso melhor”, disse.

Por sua vez, o adjunto de Sporting, Emanuel Ferro, considerou que o Sporting foi superior na eliminatória, lamentando os golos sofridos de bola parada.

“Era um jogo diferente, o adversário ia ter mais iniciativa, baixámos um pouco as linhas, se calhar demasiado e demonstrámos alguma incapacidade de pressionar. Acabámos por sofrer da iniciativa do adversário. Na segunda parte entrámos bem, dominámos o jogo, marcámos, ficámos por cima da eliminatória, tivemos situações de golos e sofremos em cima do final do jogo, de forma injusta, a nosso ver”, começou por dizer.

Tínhamos sido superiores no conjunto das duas mãos. É inadmissível que tenhamos permitido cinco golos de bola parada no conjunto das duas mãos. Fomos superiores, podíamos ter matado a eliminatória, mas acabámos por sofrer com as bolas paradas”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …