Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Guillaume Horcajuelo / EPA

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem clubes nas provas da UEFA.

Nesta jornada, que arrancou na quarta-feira e terminou nesta quinta-feira, as equipas lusas somaram três derrotas e um empate. No conjunto das duas mãos, o saldo é claramente negativo: uma vitória, um empate e seis derrotas.

No que toca a golos, os números não são melhores: as equipas portuguesas sofreram na segunda mão dos 16 avos 11 golos, tendo marcado apenas cinco.

A “jornada negrada” arrancou na quarta-feira, com a derrota do SC Braga (1-0) frente ao Rangers do Steven Gerrard. Os arsenalistas tinham já perdido na primeira mão (3-2).

Já na quinta-feira, foi o FC Porto a ser eliminado: perdeu com o Bayer Leverkusen (3-1) no Dragão, depois de ter perdido na Alemanha (2-1). Seguiu-se o Sporting, que, após prolongamento, acabou goleado (4-1) frente aos turcos do Basaksehir. Os leões traziam uma vantagem da primeira mão (3-1), em Alvalade, que não conseguiram segurar.

O Benfica foi o último a entrar em campo, mas teve o mesmo fim: a eliminação da Liga Europa. Depois de uma derrota na primeira mão (2-1), o Benfica não conseguiu mais do que um empate na Luz (3-3).

Juntado todos os jogos, isto é, os jogos das pré-eliminatórias, das fases de grupos e desta segunda fase, as equipas portuguesas disputaram 50 jogos, somando 25 vitórias, oito empates e 17 derrotas, tal como observa o Sapo Desporto.

Portugal conseguiu recuperar o 6.º lugar do ranking da UEFA, o que significa que na próxima época (2021/2022) terá duas equipas com acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões e uma terceira nas pré-eliminatórias.

Lenços brancos Bruno Lage

Descontentes com o percurso europeu do Benfica, alguns adeptos mostraram lenços brancos a Bruno Lage no final da partida. Questionado sobre esta atitude, o técnico dos encarnados considerou-a inevitável, recordando o caso de Rúben Amorim.

“Entre mim e vós, há duas coisas que nunca vamos fugir delas: a primeira é a morte, a segunda são os impostos. O treinador, a terceira é que um dia é despedido. Esta é a nossa vida, para vós, para todos nós… Não há maneira de fugir. Para o treinador é a morte, os impostos e terminar os vínculos com os clubes. É a nossa vida de treinador”, disse.

“Ainda hoje, curiosamente, vi que o melhor treinador, que fez um fantástico mês de janeiro, o Rúben Amorim, hoje já foi medalha de lata. É a nossa vida, e em Portugal às vezes ainda é mais difícil. Neste momento não temos nenhum treinador bom português, foi tudo eliminado, tudo perdeu… Até o Rúben já é medalha de lata”, apontou.

Sérgio Conceição revelou que a equipa está “desiludida” com o resultado, frisando que os dragões vão continuar a lutar para conquistar títulos.

“Obviamente que estamos desiludidos, queremos acabar a época com títulos. Agora temos dois ao nosso alcance. Pensar já no jogo com o Santa Clara, complicado. Vamos focar no campeonato e na final da taça e dar o nosso melhor”, disse.

Por sua vez, o adjunto de Sporting, Emanuel Ferro, considerou que o Sporting foi superior na eliminatória, lamentando os golos sofridos de bola parada.

“Era um jogo diferente, o adversário ia ter mais iniciativa, baixámos um pouco as linhas, se calhar demasiado e demonstrámos alguma incapacidade de pressionar. Acabámos por sofrer da iniciativa do adversário. Na segunda parte entrámos bem, dominámos o jogo, marcámos, ficámos por cima da eliminatória, tivemos situações de golos e sofremos em cima do final do jogo, de forma injusta, a nosso ver”, começou por dizer.

Tínhamos sido superiores no conjunto das duas mãos. É inadmissível que tenhamos permitido cinco golos de bola parada no conjunto das duas mãos. Fomos superiores, podíamos ter matado a eliminatória, mas acabámos por sofrer com as bolas paradas”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …