Há uma razão que explica por que os cães gostam tanto de ver televisão

Um estudo descobriu o que faz com que os cães gostem de ver televisão e o que os faz preferir certos programas relativamente a outros. Algumas imagens e sons podem ser mais agradáveis para os animais.

Os cientistas responsáveis pelo estudo utilizaram um método usado em humanos para rastrear a direção do seu olhar. Desta forma, os investigadores descobriram que os cães têm um maior interesse por certas imagens e vídeos.

Acima de tudo, — e sem grande surpresa — os cães têm preferência para ver outros caninos. O som também é crucial para captar a sua atenção, como por exemplo o barulho de cães a latir, de pessoas a dar ordens ou elogios a outros cães ou o chiar dos brinquedos.

O estudo comprovou também que os cães têm uma maneira diferente de ver televisão comparativamente aos humanos. Enquanto nós ficamos quietos, os cães são mais agitados e frequentemente se aproximam do ecrã para ver mais atentamente. É costume também eles se movimentarem entre o dono e a televisão, explica o The Conversation.

O que os cães conseguem ver no ecrã também é diferente dos humanos. Os cães têm visão dicromática — veem a cor dentro de dois espectros de luz: azul e amarelo.

O uso da cor é muito importante para os cães e explica por que o canal de TV para cães, DogTV, prioriza essas cores na sua programação. Os olhos dos cães também são mais sensíveis ao movimento e os veterinários suspeitam a mudança para a televisão de alta definição permitiu que os cães percebessem melhor aquilo que era exibido na televisão.

Mas eles gostam?

Foram usados vários ecrãs na investigação para ver se os cães podiam escolher àquilo que assistiam. Estudos anteriormente feitos mostraram que, quando são apresentados três ecrãs, os cães não conseguem decidir qual preferem ver.

Embora a ciência tenha mostrado que os cães podem ver atentamente televisão e que preferem certos programas, ainda é preciso saber se eles realmente apreciam o que estão a ver.

Como humanos, costumamos assistir a imagens ou vídeos que nos fazem sentir uma série de emoções, de angústia a raiva e horror. Não é sempre porque nos faz sentir bem. Simplesmente não sabemos se fatores semelhantes motivam os cães a ver televisão.

O que atrai o melhor amigo do homem a ver televisão pode variar de cão para cão, dependendo da sua personalidade, experiência e preferências. Especula-se que possa ser influenciado por aquilo a que o dono goste de ver, já que os cães seguem o olhar humano e outros sinais de comunicação, como gestos e movimentos da cabeça.

Estudos descobriram também que, mesmo com conteúdos produzidos especificamente para cães, eles ainda passam a maior parte do tempo olhando para o vazio.

PARTILHAR

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …