/

Há uma razão que explica por que os cães gostam tanto de ver televisão

Um estudo descobriu o que faz com que os cães gostem de ver televisão e o que os faz preferir certos programas relativamente a outros. Algumas imagens e sons podem ser mais agradáveis para os animais.

Os cientistas responsáveis pelo estudo utilizaram um método usado em humanos para rastrear a direção do seu olhar. Desta forma, os investigadores descobriram que os cães têm um maior interesse por certas imagens e vídeos.

Acima de tudo, — e sem grande surpresa — os cães têm preferência para ver outros caninos. O som também é crucial para captar a sua atenção, como por exemplo o barulho de cães a latir, de pessoas a dar ordens ou elogios a outros cães ou o chiar dos brinquedos.

O estudo comprovou também que os cães têm uma maneira diferente de ver televisão comparativamente aos humanos. Enquanto nós ficamos quietos, os cães são mais agitados e frequentemente se aproximam do ecrã para ver mais atentamente. É costume também eles se movimentarem entre o dono e a televisão, explica o The Conversation.

O que os cães conseguem ver no ecrã também é diferente dos humanos. Os cães têm visão dicromática — veem a cor dentro de dois espectros de luz: azul e amarelo.

O uso da cor é muito importante para os cães e explica por que o canal de TV para cães, DogTV, prioriza essas cores na sua programação. Os olhos dos cães também são mais sensíveis ao movimento e os veterinários suspeitam a mudança para a televisão de alta definição permitiu que os cães percebessem melhor aquilo que era exibido na televisão.

Mas eles gostam?

Foram usados vários ecrãs na investigação para ver se os cães podiam escolher àquilo que assistiam. Estudos anteriormente feitos mostraram que, quando são apresentados três ecrãs, os cães não conseguem decidir qual preferem ver.

Embora a ciência tenha mostrado que os cães podem ver atentamente televisão e que preferem certos programas, ainda é preciso saber se eles realmente apreciam o que estão a ver.

Como humanos, costumamos assistir a imagens ou vídeos que nos fazem sentir uma série de emoções, de angústia a raiva e horror. Não é sempre porque nos faz sentir bem. Simplesmente não sabemos se fatores semelhantes motivam os cães a ver televisão.

O que atrai o melhor amigo do homem a ver televisão pode variar de cão para cão, dependendo da sua personalidade, experiência e preferências. Especula-se que possa ser influenciado por aquilo a que o dono goste de ver, já que os cães seguem o olhar humano e outros sinais de comunicação, como gestos e movimentos da cabeça.

Estudos descobriram também que, mesmo com conteúdos produzidos especificamente para cães, eles ainda passam a maior parte do tempo olhando para o vazio.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.