Há uma razão que explica por que os cães gostam tanto de ver televisão

Um estudo descobriu o que faz com que os cães gostem de ver televisão e o que os faz preferir certos programas relativamente a outros. Algumas imagens e sons podem ser mais agradáveis para os animais.

Os cientistas responsáveis pelo estudo utilizaram um método usado em humanos para rastrear a direção do seu olhar. Desta forma, os investigadores descobriram que os cães têm um maior interesse por certas imagens e vídeos.

Acima de tudo, — e sem grande surpresa — os cães têm preferência para ver outros caninos. O som também é crucial para captar a sua atenção, como por exemplo o barulho de cães a latir, de pessoas a dar ordens ou elogios a outros cães ou o chiar dos brinquedos.

O estudo comprovou também que os cães têm uma maneira diferente de ver televisão comparativamente aos humanos. Enquanto nós ficamos quietos, os cães são mais agitados e frequentemente se aproximam do ecrã para ver mais atentamente. É costume também eles se movimentarem entre o dono e a televisão, explica o The Conversation.

O que os cães conseguem ver no ecrã também é diferente dos humanos. Os cães têm visão dicromática — veem a cor dentro de dois espectros de luz: azul e amarelo.

O uso da cor é muito importante para os cães e explica por que o canal de TV para cães, DogTV, prioriza essas cores na sua programação. Os olhos dos cães também são mais sensíveis ao movimento e os veterinários suspeitam a mudança para a televisão de alta definição permitiu que os cães percebessem melhor aquilo que era exibido na televisão.

Mas eles gostam?

Foram usados vários ecrãs na investigação para ver se os cães podiam escolher àquilo que assistiam. Estudos anteriormente feitos mostraram que, quando são apresentados três ecrãs, os cães não conseguem decidir qual preferem ver.

Embora a ciência tenha mostrado que os cães podem ver atentamente televisão e que preferem certos programas, ainda é preciso saber se eles realmente apreciam o que estão a ver.

Como humanos, costumamos assistir a imagens ou vídeos que nos fazem sentir uma série de emoções, de angústia a raiva e horror. Não é sempre porque nos faz sentir bem. Simplesmente não sabemos se fatores semelhantes motivam os cães a ver televisão.

O que atrai o melhor amigo do homem a ver televisão pode variar de cão para cão, dependendo da sua personalidade, experiência e preferências. Especula-se que possa ser influenciado por aquilo a que o dono goste de ver, já que os cães seguem o olhar humano e outros sinais de comunicação, como gestos e movimentos da cabeça.

Estudos descobriram também que, mesmo com conteúdos produzidos especificamente para cães, eles ainda passam a maior parte do tempo olhando para o vazio.

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …