Raro fóssil de aranha gigante é o segundo maior de sempre. Tem 15 milhões de anos

Michael Frese/Horticultural Media Association

O fóssil da Megamonodontium mccluskyi é o segundo maior fóssil de aranha de sempre

A nova espécie é apenas a quarta aranha fossilizada encontrada na Austrália e a primeira do mundo da família de aracnídeos Barychelidae.

Cientistas na Austrália descobriram um fóssil excecionalmente bem preservado de uma nova espécie de uma aranha enorme que remete ao período Miocénico, há entre 11 a 16 milhões de anos.

Este é apenas o quarto fóssil de aranha alguma vez encontrado no continente e o primeiro do seu género pertencente à família Barychelidae, caraterizadas pelas suas patas peludas e grandes. A espécie recém-descoberta foi batizada de Megamonodontium mccluskyi.

Segundo o Science Alert, o fóssil foi localizado em McGraths Flat, uma região de pradaria em Nova Gales do Sul, algures numa coleção extraordinária de fósseis do Miocénico. Estes fósseis estão preservados numa rocha única e rica em ferro chamada goethita.

A goethita geralmente não é propícia à preservação de fósseis, o que faz desta assembleia uma extraordinária Lagerstätte — uma cama fossilizada que ocasionalmente preserva tecidos moles. Neste caso, a preservação foi tão excecional que até estruturas subcelulares puderam ser identificadas.

De acordo com Matthew McCurry, um paleontólogo da Universidade de Nova Gales do Sul e do Museu Australiano, a descoberta publicada no Zoological Journal of the Linnean Society é de imensa importância para a compreensão da história evolutiva das aranhas.

“O parente mais próximo deste fóssil vive arualmente nas florestas húmidas que se estendem de Singapura até Papua Nova Guiné.Isto sugere que o grupo ocupou um dia ambientes semelhantes na Austrália, mas extinguiu-se com a crescente aridez do país”, explicou.

Técnicas de ampliação de imagem revelaram características detalhadas como garras e estruturas semelhantes a pelos conhecidas como setae, que podem servir várias funções, desde detetar químicos até defender contra predadores.

O Megamonodontium mccluskyi não é apenas um espécime notável devido à sua idade ou qualidade de preservação. O corpo da aranha mede cerca de 23,31 milímetros, tornando-se o segundo maior fóssil de aranha descoberto a nível global.

Embora existam cerca de 300 espécies de aranhas-trapdoor de patas peludas vivas hoje, raramente aparecem como fósseis, possivelmente porque vivem principalmente dentro de tocas, não propícias à fossilização.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.