/

“Raro” busto do faraó Ramsés II encontrado no Egito

Um “raro” busto do faraó Ramsés II foi encontrado num terreno particular perto do templo de Ptah, perto da antiga cidade Memphis, a 30 quilómetros a sul do Cairo, anunciou esta semana o Ministério das Antiguidades do Egito.

Em dezembro, o proprietário do terreno levou a cabo escavações clandestinas e acabou por encontrar blocos de pedra submersos nas águas subterrâneas, conta o Cairo Science.

A polícia acabou por prender o proprietário e, depois de uma semana de escavações, os arqueólogos conseguiram recuperar a estátua de Ramsés II, o terceiro faraó da 19.º dinastia do Egito, que governou entre 1.279 e 1.213 a.C.

O busto tem 105 centímetros de altura e 55 centímetros de comprimento.

De acordo com um comunicado do ministério egípcio, citado pela agência noticiosa AFP, este é o primeiro busto de granito cor de rosa já encontrado de Ramsés II que inclui o símbolo “ka” gravado, fazendo desta uma peça “rara”.

No antigo Egito, “ka” representava o espírito de um humano ou deus que podia viver numa estátua de uma pessoa ou divindade após a sua morte.

A estátua é “um símbolo de força, vitalidade e espírito“, acrescenta o ministério, sublinhando que, tendo em conta as características do busto, este achado é uma das descobertas arqueológicos mais raras até agora encontradas.

O busto do faraó e os restantes blocos encontrados durante as escavações foram transferidos para um museu para serem restaurados e preservados.

Nos últimos meses, o Egito tem anunciado uma série de descobertas da Antiguidade, na esperança de animar a indústria turística do país, fonte primária de rendimento nacional. O setor foi muito afetado na última década pela instabilidade que se seguiu à turbulência popular de 2011, que derrubou o então ditador de longa dara Hosni Mubarak.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.