/

Rara estátua de Buda roubada de galeria de arte. Vale 1,5 milhões e pesa mais de 100 kg

Bakarat Gallery

A estátua de Buda roubada da Bakarat Gallery

A estátua, do período Edo japonês, é extremamente rara, pelo que não será fácil de vender. A polícia desconhece o intuito do autor do roubo.

Uma estátua de Buda extremamente rara, com um valor estimado de quase 1,5 milhões de euros, foi roubada da Galeria Barakat, em Los Angeles, na Califórnia.

A escultura de 113 quilogramas, que remonta ao período Edo do Japão, foi levada durante um assalto premeditado que demorou aproximadamente 25 minutos a completar.

Cerca das 3 da manhã, um ladrão não identificado penetrou no armazém da galeria usando uma carrinha alugada e um carrinho de transporte. Apesar da presença de muitos outros artefactos, o ladrão visou especificamente a estátua de Buda.

As filmagens de video-vigilância foram já analisadas pelos curadores da galeria e pela polícia, sem que tenha sido possível identificar quaisquer suspeitos.

Há várias teorias para explicar o invulgar roubo, incluindo a possibilidade de o ladrão ser um aficionado de arte de templos japoneses, ou que tenha sido contratado para a tarefa. Outra teoria sugere que o ladrão poderia tencionar vender a estátua como sucata, embora o seu valor histórico torne isso menos provável.

Atribuída ao escultor Tadazou Iinuma, a estátua roubada tem cerca de 1,22 metros de altura e foi provavelmente criada para a ser a peça central de um templo japonês.

O proprietário da galeria, Fayez Barakat, que vive em Londres, adquiriu a estátua há 55 anos e, diz o All That’s Interesting, considera-a insubstituível.

A escultura nunca tinha sido exibida na galeria nem se encontrava listada no seu site — o que levanta questões sobre a forma como o ladrão terá sabido da sua existência e localização.

O diretor da galeria, Paul Henderson, realça que a singularidade e a proveniência da obra de arte a tornam praticamente impossível de revender em qualquer mercado legítimo, comparando a situação a um “roubo de museu”.

Com centenas de outros artefactos à escolha, o roubo desta estátua específica, armazenada num local não visível da rua, dá contornos de mistério ao caso.

A polícia está atualmente à procura de filmagens de vídeo adicionais de empresas vizinhas, numa tentativa de identificar o ladrão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.