/

Astrónomos revelam rara colisão entre quatro aglomerados de galáxias

X-ray: NASA / CXC / SAO / G.Schellenberger et al.; Optical:SDSS

Uma equipa de astrónomos revelou um mapa detalhado de uma rara colisão entre quatro aglomerados de galáxias, que se fundirão para formar um dos objetos mais massivos do Universo.

Astrónomos que analisam dados do Observatório de Raios-X Chandra, da NASA, e outros telescópios, criaram um mapa detalhado de uma colisão entre quatro aglomerados de galáxias.

Segundo a agência espacial norte-americana, os quatro aglomerados têm uma massa de, pelo menos, várias centenas de biliões de vezes a do Sol, e vão fundir-se no futuro para formar um dos objetos mais massivos de todo o Universo.

Os aglomerados de galáxias são as maiores estruturas do Universo a ser mantidas pela força da gravidade. Estes aglomerados consistem em centenas (ou até milhares) de galáxias embutidas em gás quente e contêm uma quantidade ainda maior de matéria escura invisível.

Acontece, por vezes, dois aglomerados de galáxias colidirem, como no caso do Bullet Cluster. Muito ocasionalmente, mais de dois aglomerados colidem ao mesmo tempo, aponta a NASA.

As mais recentes observações mostram uma megaestrutura num sistema chamado Abell 1758, localizado a cerca de três mil milhões de anos-luz do nosso planeta. Esta estrutura contém dois pares de aglomerados de galáxias em colisão que estão a aproximar-se um do outro.

Cada par contém dois aglomerados de galáxias que estão a caminho da fusão. A agência norte-americana esclarece que, no par norte, os centros de cada aglomerado já se cruzaram uma vez, há 400 milhões de ano, e futuramente vão voltar a passar um pelo o outro.

Por sua vez, o par sul, na parte inferior da imagem, tem dois grupos que estão muito perto de se aproximarem pela primeira vez.

Abell 1758 ficou conhecido como um sistema de aglomerados de galáxias quádruplo em 2004.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.