Rapaz de 7 anos descobriu um ídolo de um dos povos malditos da Bíblia

Israel Antiquities Authority

Um rapaz israelita de sete anos encontrou uma estatueta com 3.400 anos

O israelita Ori Greenhut, de apenas sete anos, estava a andar de bicicleta com amigos quando tropeçou numa estatueta com mais de três mil anos que representará aquilo que a Bíblia designa como um ídolo dos cananeus, expulsos da região agora ocupada por Israel.

O achado arqueológico foi encontrado no monte Tel Rehov, em Israel, conforme revela a Autoridade Israelita das Antiguidades (AIA), a quem a família do rapaz entregou a estatueta que representa uma figura feminina.

Os arqueólogos que analisaram o artefacto apontam para que terá 3.400 anos, situando-o entre os séculos XV e XIII a.C., ao tempo do antigo reino de Canaã, localizado onde se situa actualmente Israel.

“Alguns investigadores pensam que a figura exibida é a de uma mulher de carne e osso, outros vêem-ma como a deusa da fertilidade Astarte, conhecida de fontes canaanitas e da Bíblia”, explica o professor Amihai Mazar, da Universidade Hebraica, que lidera as escavações arqueológicas em Tel Rehov.

“É altamente provável que o termo trafim mencionado na Bíblia se refira mesmo a figuras deste tipo”, diz ainda o professor citado pela AIA.

A Bíblia usa o termo hebraico trafim para se referir a esculturas de ídolos.

Os cananeus, o nome porque eram conhecidas genericamente as diversas tribos de Canaã, são descritos na Bíblia como um povo amoral que adorava falsos ídolos e que deveria ser destruído para que os descendentes de Abraão ocupassem a região.

“Evidentemente, a estátua pertenceu a um dos residentes da cidade de Rehov que era, na altura, governada pelo governo central dos faraós egípcios”, acrescenta Amihai Mazar.

Quanto ao rapaz, recebeu um certificado de apreço, pelo gesto de bom cidadão, por ter entregue o achado arqueológico às autoridades.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Parker Solar Probe deteta sinal de rádio na atmosfera de Vénus

Para se aproximar do Sol, a sonda Parker Solar Probe, da NASA, usa o impulso de Vénus para mudar a sua órbita e reduzir o seu periélio em cada uma das passagens ao redor da …

Cartas de amor entre Saint-Exupéry e a mulher publicadas em França

Antoine e Consuelo de Saint-Exupéry deixaram para trás a lembrança de uma relação tempestuosa, uma obra-prima que ele escreveu e ela inspirou, "O Principezinho", e um conflito entre herdeiros, mas a publicação em França de …

Luva sensorial pode ajudar pessoas com tricotilomania

A tricotilomania é um problema que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, sendo que consiste em puxar o cabelo compulsivamente. Agora, um novo dispositivo pode trazer uma solução viável à vida destes indivíduos. O …

Menu de 1913 é encontrado em restaurante britânico durante obras de recuperação

Um grupo de construtores de Liverpool descobriu, de forma acidental, um menu intacto que data de 1913. A relíquia caiu do teto durante um projeto de recuperação do atual espaço. O menu, datado de 15 de …

No primeiro complô da CIA contra os Castros, Fidel não era o alvo

A CIA tentou por várias vezes matar Fidel Castro. No entanto, no primeiro complô americano contra a família Castro, Raúl, irmão de Fidel, era o alvo. Fidel Castro foi um político e revolucionário cubano que governou …

Merkel opõe-se a proposta dos EUA de levantar patentes de vacinas

O Governo alemão mostrou oposição à proposta dos EUA para o levantamento de patentes de vacinas contra a covid-19, descolando da posição de vários países e da própria União Europeia (UE). "A proteção à propriedade intelectual …

Perdeu-se há 176 anos. Identificado o primeiro membro da expedição de Franklin ao Ártico

Pela primeira vez, a identidade dos restos mortais de um membro da expedição Franklin de 1845 foi confirmada com ADN e análises genealógicas por uma equipa de investigadores. A última notícia que a família de John …

Benfica 1 - 1 FC Porto | Empate com sabor a derrota para rivais

Um empate com sabor a derrota para Benfica e FC Porto, no “clássico” da 31ª jornada da Liga NOS. Na tarde desta quinta-feira, “águias” e “dragões” anularam-se e não foram além de um 1-1, que …

Seychelles, o país mais vacinado do mundo, regressa ao confinamento após subida de casos

As Seychelles, o país que já imunizou 62,2% da população com as duas doses da vacina, fechou escolas e cancelou atividades desportivas durante duas semanas devido à subida de casos de covid-19. Além disso, proibiu encontros …

Donald Trump tem um novo site onde vai poder falar "livremente"

Depois de ter sido banido do Twitter e do Facebook, Donald Trump tem um novo site onde pode partilhar as suas opiniões. "É um farol de liberdade" num "tempo de silêncio e mentiras". Donald Trump, ex-Presidente …