Rapaz de 7 anos descobriu um ídolo de um dos povos malditos da Bíblia

Israel Antiquities Authority

Um rapaz israelita de sete anos encontrou uma estatueta com 3.400 anos

O israelita Ori Greenhut, de apenas sete anos, estava a andar de bicicleta com amigos quando tropeçou numa estatueta com mais de três mil anos que representará aquilo que a Bíblia designa como um ídolo dos cananeus, expulsos da região agora ocupada por Israel.

O achado arqueológico foi encontrado no monte Tel Rehov, em Israel, conforme revela a Autoridade Israelita das Antiguidades (AIA), a quem a família do rapaz entregou a estatueta que representa uma figura feminina.

Os arqueólogos que analisaram o artefacto apontam para que terá 3.400 anos, situando-o entre os séculos XV e XIII a.C., ao tempo do antigo reino de Canaã, localizado onde se situa actualmente Israel.

“Alguns investigadores pensam que a figura exibida é a de uma mulher de carne e osso, outros vêem-ma como a deusa da fertilidade Astarte, conhecida de fontes canaanitas e da Bíblia”, explica o professor Amihai Mazar, da Universidade Hebraica, que lidera as escavações arqueológicas em Tel Rehov.

“É altamente provável que o termo trafim mencionado na Bíblia se refira mesmo a figuras deste tipo”, diz ainda o professor citado pela AIA.

A Bíblia usa o termo hebraico trafim para se referir a esculturas de ídolos.

Os cananeus, o nome porque eram conhecidas genericamente as diversas tribos de Canaã, são descritos na Bíblia como um povo amoral que adorava falsos ídolos e que deveria ser destruído para que os descendentes de Abraão ocupassem a região.

“Evidentemente, a estátua pertenceu a um dos residentes da cidade de Rehov que era, na altura, governada pelo governo central dos faraós egípcios”, acrescenta Amihai Mazar.

Quanto ao rapaz, recebeu um certificado de apreço, pelo gesto de bom cidadão, por ter entregue o achado arqueológico às autoridades.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …

Pelo menos 42 feridos em Beirute em confrontos entre polícia e manifestantes

Pelo menos 42 pessoas ficaram feridas, esta terça-feira, em confrontos entre manifestantes e a polícia, pelo quarto dia consecutivo, nas proximidades do Parlamento em Beirute. De acordo com a Cruz Vermelha libanesa, dos pelo menos 42 …

ONU envia ajudas para estabilizar falta de alimentos no Líbano

A Organização das Nações Unidas já começou a ajudar o Líbano, através do envio de farinha de trigo. O objetivo é começar a colmatar a falta de alimentos destruído pelas explosões. Segundo o The Washington Post, …

Mais três mortes e 278 novos casos. Infeções aumentam no Norte

Portugal tem atualmente 12.519 casos ativos de covid-19 e 161 surtos, circunstâncias em que os casos ativos estão ligados a um fenómeno comum, anunciou esta quarta-feira a ministra da Saúde em conferência de imprensa. Esses surtos, …

Oito bebés em Portugal têm a mesma doença que Matilde (e já tomaram o medicamento mais caro do mundo)

Em Portugal, há oito bebés com até 2 anos que já tiveram autorização para tomar Zolgensma, o medicamento mais caro do mundo que pode ser a esperança para os casos de Atrofia Muscular Espinhal. O Jornal …