Raparigas com dieta rica em fruta e vegetais têm melhores artérias 20 anos depois

mischiru / Flickr

-

As jovens mulheres que têm uma dieta rica em fruta e vegetais têm níveis significativamente inferiores de endurecimento das artérias 20 anos mais tarde, segundo um estudo hoje divulgado.

Contudo, os homens não parecem beneficiar da mesma forma, o que levanta dúvidas sobre o motivo que leva uma dieta saudável a beneficiar um género mais do que o outro, conclui o estudo, apresentado na conferência do Colégio Americano de Cardiologia.

No estudo, patrocinado pelo governo norte-americano, analisaram-se 2.508 participantes ao longo dos últimos trinta anos, desde que se começou a acompanhá-los nos anos 1980, quando tinham entre 18 e 30 anos.

As mulheres que diziam comer oito a nove porções diárias de fruta e vegetais quando tinham cerca de 20 anos tinham 40 por cento menos probabilidade de ter aterosclerose aos 40, quando comparadas com aquelas que comiam apenas três a quatro porções por dia.

A associação manteve-se, mesmo quando os investigadores consideraram outros comportamentos que poderiam ter impacto na saúde cardiovascular.

“Estes resultados confirmam o conceito de que o desenvolvimento da aterosclerose é um processo que dura a vida inteira e esse processo pode ser atrasado com uma dieta saudável na juventude”, disse o investigador que liderou a equipa, Michael Miedema, cardiologista no Instituto do Coração de Minneapolis.

“É normalmente nesta idade que se estabelecem os hábitos alimentares, por isso é importante saber que as escolhas que fazemos na juventude têm benefícios para toda a vida”, acrescentou.

Os investigadores não sabem por que motivo os mesmos benefícios não são observáveis nos homens, admitindo que uma possibilidade seja não haver homens suficientes no estudo para dar um resultado mais claro.

Da amostra, 63% dos participantes eram mulheres e 37% eram homens.

“Vários outros estudos sugerem que uma dieta rica em fruta e vegetais é menos benéfica nos homens, mas não temos uma boa razão biológica para isto”, disse Miedema.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …