/

Ransomware: EUA recordista, Portugal fora dos 30 países mais atacados

Mais de 10 mil ataques no segundo semestre de 2021. Pódio dos países mais afectados por estes ataques tem ainda Reino Unido e Canadá.

Portugal está no 31.º lugar dos países mais afectados por ataques de ransomware, ao longo do segundo semestre de 2021.

A designação ransomware é um mecanismo de tentativa de extorsão. Os piratas informáticos bloqueiam o acesso ao computador e exigem um resgate (ransom, em inglês) para esse acesso ser desbloqueado.

O relatório semestral Threat Landscape Report, elaborado pela empresa S21sec, encontrou um total de 10.500 novas vulnerabilidades ao longo dos últimos seis meses do ano passado, em 101 países. Metade dessas ameaças foi considerada crítica ou elevada. Os meses mais agitados foram Agosto e Dezembro, com praticamente duas mil vulnerabilidades em cada.

Entre os países que foram abrangidos pelo estudo, registaram-se 1.694 vítimas de ransomware, no mesmo semestre.

O país mais “atacado” foram os Estados Unidos da América, com 757. Seguiram-se Reino Unido e Canadá. Portugal surge no 31.º posto.

Electrónica de consumo e imobiliário/construção foram os sectores de empresas mais atingidos, com 160 casos cada.

Hugo Nunes, responsável da empresa, explicou que uma das principais falhas de segurança tem sido a “exploração das vulnerabilidades existentes na infraestrutura alvo”.

Por isso, “é importante que as empresas tenham em consideração este tipo de ameaça e que se concentrem na actualização e na manutenção das suas infraestruturas”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.