Radiotelescópio encontrou a sua primeira estrela morta giratória. É um “farol cósmico gigante”

Com a ajuda de um radiotelescópio de baixa frequência na Austrália, uma equipa de astrónomos descobriu um pulsar – uma estrela de neutrões densa que gira rapidamente, enviando ondas de rádio para o cosmos.

Pela primeira, os cientistas detetaram um pulsar com o telescópio Murchison Widefield Array (MWA), na remota região Centro-Oeste da Austrália Ocidental, e acreditam que será o primeiro de muitos.

Nick Swainston, um estudante de doutoramento da Curtin University e investigador no Centro Internacional de Pesquisa em Radioastronomia (ICRAR), fez a descoberta durante o processamento de dados colhidos.

“Pulsares nascem como resultado de supernovas. Quando uma estrela massiva explode e morre, pode deixar para trás um núcleo colapsado conhecido como estrela de neutrões”, disse Swainston, em comunicado. “Têm cerca de uma vez e meia a massa do Sol, mas todos comprimidos em apenas 20 quilómetros e têm campos magnéticos ultrafortes.”

Swainston explicou também que os pulsares giram rapidamente e emitem radiação eletromagnética dos seus polos magnéticos. “Cada vez que essa emissão passa pelas nossa linha de visão, vemos um pulso – é por isso que os chamamos de pulsares. Podemos imaginá-lo como um farol cósmico gigante.”

Ramesh Bhat, astrónomo do ICRAR-Curtin, afirmou que o pulsar recém-descoberto está localizado a mais de três mil anos-luz da Terra e gira uma vez a cada segundo. “Isso é incrivelmente rápido em comparação com estrelas e planetas regulares”, disse. “Mas no mundo dos pulsares, é bastante normal.”

Segundo Bhat, a descoberta foi feita usando cerca de 1% do grande volume de dados colhidos. “Apenas arranhámos a superfície. Quando fizermos este projeto em grande escala, devemos encontrar centenas de pulsares nos próximos anos”, continuou.

Pulsares são usados ​​por astrónomos para várias aplicações, incluindo testes das leis da Física sob condições extremas.

“Uma colher cheia de material de uma estrela de neutrões pesaria milhões de toneladas”, disse Bhat. “Os eus campos magnéticos são alguns dos mais fortes do Universo – cerca de 1.000 biliões de vezes mais fortes do que os que temos na Terra.”

O diretor do MWA, Steven Tingay, disse que a descoberta indica que uma grande população de pulsares aguarda a sua descoberta no hemisfério sul. “Esta descoberta é realmente empolgante porque o processamento de dados é incrivelmente desafiador e os resultados mostram o potencial para descobrirmos muitos mais pulsares”.

O estudo foi publicado esta semana na revista científica The Astrophysical Journal Letters.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …

"Mudou radicalmente". Diretor da PJ diz que Rui Pinto está a colaborar com a Justiça

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, enfatizou esta quarta-feira a importância da colaboração estabelecida com Rui Pinto e sublinhou que o principal arguido do processo Football Leaks "mudou radicalmente" de atitude há …