A radiação de Chernobyl está a deixar as abelhas esfomeadas (e isso é má notícia)

Apesar de não haver humanos na Zona de Exclusão de Chernobyl, a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986, e apesar do nível de radiação acima da média, a região está cheia de animais selvagens, desde lobos e ursos a insetos como abelhas.

Os investigadores estão curiosos sobre a forma como essa quantidade constante de radiação afeta os animais. Uma equipa da Universidade de Sterling estudou os efeitos em abelhas.

Em estudos preliminares, os cientistas descobriram que, quando os insetos são expostos a um nível semelhante de radiação ao encontrado na Zona de Exclusão de Chernobyl, começaram a consumir mais néctar. As descobertas foram apresentadas esta semana na Reunião Anual da British Ecological Society, em Belfast.

A equipa expôs as abelhas a níveis de radiação entre 300 e quase 5.000 vezes superiores ao que a pessoa média experimenta todos os dias, descobrindo que cerca de 1.000 vezes as abelhas começaram a consumir mais néctar.

“Um aumento no consumo de néctar para uma abelha individual pode ter importantes consequências ecológicas, já que as abelhas precisam de gastar mais tempo a colher néctar para as suas necessidades individuais”, disse Jessica Burrows, que apresentou o trabalho.

“Como resultado, o crescimento de colónias de abelhas pode ser prejudicado se houver menos recursos disponíveis para a ninhada em desenvolvimento. Pode reduzir o número de abelhas no ecossistema”.

Os polinizadores são cruciais para o meio ambiente e o seu desaparecimento pode ter efeitos amplos e duradouros. Atualmente, os insetos polinizadores são bastante abundantes na Zona de Exclusão.

“É necessário mais trabalho dentro da Zona de Exclusão de Chernobyl para entender os impactos da exposição crónica a baixas doses no ecossistema em geral”, acrescentou Burrows. “Tem havido pouco trabalho sobre os efeitos da radiação nas espécies de plantas com flores”.

Enquanto as configurações de laboratório davam à equipa maior controle sobre a quantidade de radiação às quais as abelhas foram expostas (simuladas com uma fonte de césio), não era uma reprodução perfeita do que os insetos poderiam experimentar na natureza.

As abelhas receberam bastante néctar e não precisaram de se alimentar. A necessidade de voar longas distâncias na natureza também pode afetar negativamente as abelhas na Zona de Exclusão de Chernobyl.

O nível atual de radiação na Zona de Exclusão e em Pripyat, em particular, varia significativamente. Em alguns lugares, é um pouco mais alto do que o nível natural de radiação de fundo, enquanto em outros seria preocupante se pessoas permanecessem lá durante um tempo prolongado.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não entendo… O artigo é sobre vespas ou abelhas? Apesar de amarelos são animais completamente diferentes, com gostos e necessidades diferentes. No entanto, na mesma frase fala-se do dois como se fosse o mesmo animal com nomes diferentes.
    É necessário corrigir a notícia, a bem da informação.

RESPONDER

Geringonça açoriana. PSD pondera ligação com CDS, PPM e Chega (e o PAN é o centro da disputa)

PSD leva em conta "casamento" político com CDS e PPM e estes podem ser opção para o executivo regional. Os sociais-democratas e os socialistas disputam o PAN. Após as eleições nos Açores, que se realizaram no …

"Dei-te quase tudo." PS dedica música ao Bloco, mas não vai em cantigas

"Dei-te quase tudo e quase tudo foi demais." A dedicatória do deputado socialista João Paulo Pedrosa resume a relação tensa do Governo com o Bloco de Esquerda. Sem acordo, parte das propostas no Código de …

Cristiano Ronaldo está a ser investigado em Itália por causa da covid-19

O ministro do Desporto de Itália, Vincenzo Spadafora, anunciou que está em curso uma investigação para "provar" que Cristiano Ronaldo quebrou o protocolo sanitário no âmbito da pandemia de covid-19. Em causa está o facto …

PEV vai abster-se na votação do Orçamento do Estado na generalidade

O Partido Ecologista "Os Verdes" junta-se ao PCP e ao PAN na abstenção da votação da proposta de Orçamento do Estado para 2021, cuja aprovação já está garantida. De acordo com o deputado José Luís Ferreira, …

Ovar volta a ativar Plano de Emergência Municipal

A Câmara Municipal de Ovar reativou o Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil face ao aumento do número de casos de covid-19. Salvador Malheiro, decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência, a partir das 00:00 …

Crocodilos africanos viveram em Espanha há seis milhões de anos

Há milhões de anos, várias espécies de crocodilos habitaram a Europa. Contudo, era improvável que crocodilos do género Crocodylus - de origem africana - tivessem vivido na bacia do Mediterrâneo. Os vestígios encontrados nas regiões …

Bernardo Silva arrasa Vieira (e Jesus e Rui Costa atiram-se ao jogador)

Na antecâmara das eleições para a presidência do Benfica, Bernardo Silva, ex-futebolista encarnado, apela a uma "mudança" e deixa duras críticas à presidência de Luís Filipe Vieira. Por outro lado, Rui Costa, que integra a …

Cristina Rodrigues deu a mão ao Governo para fazer passar o OE (mas ainda tem mais 14 reivindicações)

A dois dias da votação do Orçamento de Estado para 2021 na fase da generalidade, a deputada não-inscrita Cristina Rodrigues deu a mão ao Governo para fazer passar o documento. No entanto, ainda tem - …

Costa diz que estado de emergência é "prematuro" e põe de lado o recolhimento obrigatório

Numa altura em que o número de infetados não pára de subir em Portugal, o Governo prefere manter a situação de calamidade para dar resposta à pandemia, o que permite tomar medidas como o confinamento …

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …