//

A radiação de Chernobyl está a deixar as abelhas esfomeadas (e isso é má notícia)

5

Apesar de não haver humanos na Zona de Exclusão de Chernobyl, a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986, e apesar do nível de radiação acima da média, a região está cheia de animais selvagens, desde lobos e ursos a insetos como abelhas.

Os investigadores estão curiosos sobre a forma como essa quantidade constante de radiação afeta os animais. Uma equipa da Universidade de Sterling estudou os efeitos em abelhas.

Em estudos preliminares, os cientistas descobriram que, quando os insetos são expostos a um nível semelhante de radiação ao encontrado na Zona de Exclusão de Chernobyl, começaram a consumir mais néctar. As descobertas foram apresentadas esta semana na Reunião Anual da British Ecological Society, em Belfast.

A equipa expôs as abelhas a níveis de radiação entre 300 e quase 5.000 vezes superiores ao que a pessoa média experimenta todos os dias, descobrindo que cerca de 1.000 vezes as abelhas começaram a consumir mais néctar.

“Um aumento no consumo de néctar para uma abelha individual pode ter importantes consequências ecológicas, já que as abelhas precisam de gastar mais tempo a colher néctar para as suas necessidades individuais”, disse Jessica Burrows, que apresentou o trabalho.

“Como resultado, o crescimento de colónias de abelhas pode ser prejudicado se houver menos recursos disponíveis para a ninhada em desenvolvimento. Pode reduzir o número de abelhas no ecossistema”.

Os polinizadores são cruciais para o meio ambiente e o seu desaparecimento pode ter efeitos amplos e duradouros. Atualmente, os insetos polinizadores são bastante abundantes na Zona de Exclusão.

“É necessário mais trabalho dentro da Zona de Exclusão de Chernobyl para entender os impactos da exposição crónica a baixas doses no ecossistema em geral”, acrescentou Burrows. “Tem havido pouco trabalho sobre os efeitos da radiação nas espécies de plantas com flores”.

Enquanto as configurações de laboratório davam à equipa maior controle sobre a quantidade de radiação às quais as abelhas foram expostas (simuladas com uma fonte de césio), não era uma reprodução perfeita do que os insetos poderiam experimentar na natureza.

As abelhas receberam bastante néctar e não precisaram de se alimentar. A necessidade de voar longas distâncias na natureza também pode afetar negativamente as abelhas na Zona de Exclusão de Chernobyl.

O nível atual de radiação na Zona de Exclusão e em Pripyat, em particular, varia significativamente. Em alguns lugares, é um pouco mais alto do que o nível natural de radiação de fundo, enquanto em outros seria preocupante se pessoas permanecessem lá durante um tempo prolongado.

ZAP //

5 Comments

  1. Não entendo… O artigo é sobre vespas ou abelhas? Apesar de amarelos são animais completamente diferentes, com gostos e necessidades diferentes. No entanto, na mesma frase fala-se do dois como se fosse o mesmo animal com nomes diferentes.
    É necessário corrigir a notícia, a bem da informação.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.