Radares de velocidade média vão avançar já este Verão. Saiba como funcionam

6

O objetivo dos novos radares é evitar que os condutores abrandem antes de passarem por um radar e que acelerem imediatamente a seguir. As multas podem chegar aos 2500 euros.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) de Portugal está a realizar os testes finais aos novos radares de velocidade média, com a intenção de os colocar no terreno em vários locais do país ainda neste verão. No entanto, uma data exata para a implementação ainda não foi definida.

Serão instalados um total de 10 radares em 20 locais de controlo de velocidade média. Estes radares vão monitorizar a velocidade média dos veículos ao longo de um trajeto definido, medindo o tempo que um veículo leva para percorrer uma distância específica entre dois pontos de controlo, explica o Expresso.

Ou seja, imagine que está numa auto-estrada onde o limite máximo é 120 km/h. O primeiro dispositivo vai registar a sua matrícula e a hora exata quando passou pelo radar. Mais à frente, um outro dispositivo fará o mesmo, sendo assim possível calcular a velocidade média a que o condutor circulava, sabendo-se assim se conseguiria percorrer esse percurso no tempo determinado sem ir em excesso de velocidade.

Este novo método contrasta com o uso tradicional de radares, que registam a velocidade dos veículos num momento específico à medida que passam por um ponto de controle. O objetivo é evitar que os condutores abrandem quando passam pelo radar e que acelerem logo depois. As multas variam entre os 600 e os 2500 euros.

Os locais onde os radares serão instalados incluirão uma variedade de estradas dentro da rede rodoviária nacional, incluindo autoestradas, itinerários complementares e estradas nacionais. A distância entre os dois pontos de controlo em cada local variará dependendo das condições específicas da estrada.

De acordo com a ANSR, a localização dos novos radares de velocidade média será divulgada antes da sua entrada em funcionamento num site que poderá ser consultado pelos condutores.

Além disso, um novo sinal de trânsito, chamado H42, será colocado perto de cada equipamento, para alertar os condutores da presença do radar de velocidade média.

ZAP //

6 Comments

  1. Estive de férias pela França, e encontrei muitos destes radares… ao que parece vão ser retirados porque não são “rentáveis”!…

  2. Se usassem esse dinheiro para reparar as estradas seria mais benéfico, mas só pensam em Impostos e Multas

  3. Uma boa noticia… Quando é que os xicos-espertos que abundam por aí vão perceber que as leis e regras são para cumprir?

  4. Imagine-se que a velocidade média controlada foram 140 km/h em AE com limite de 120 km/h instantâneos .
    Em velocidade instantânea a multa sem agravamentos seriam 60€ e sem qualquer sanção acessória .
    E em velocidade média é a mesma coisa?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.