Rabiscos de Da Vinci eram afinal as leis da fricção – dois séculos antes de descobertas

Ian M. Hutchings et al / University of Cambridge

Rabiscos considerados irrelevantes nos manuscritos de Leonardo Da Vinci eram as Leis da Fricção

Rabiscos considerados irrelevantes nos manuscritos de Leonardo Da Vinci eram as Leis da Fricção

Investigadores descobriram que uns “rabiscos” considerados irrelevantes nos manuscritos de Leonardo Da Vinci eram afinal equações que demonstravam que o mesmo tinha calculado as Leis da Fricção.

Um novo estudo, publicado na revista Science Direct, revela que “uns rabiscos irrelevantes” num manuscrito de Leonardo da Vinci são na realidade a demonstração das Leis da Fricção – demonstradas dois séculos antes da data em que se pensavam terem sido descobertas.

Este papel tinha sido considerado irrelevante por ter um esboço de uma mulher, o que terá desviado a atenção dos diagramas que se encontravam abaixo e não pareciam fazer sentido.

Mas afinal, os diagramas demonstram experiências sobre a medição da fricção, resultando em fórmulas que Da Vinci viria a usar durante décadas nas suas invenções e maquinarias.

“Estes esquissos mostram que Da Vinci conhecia os fundamentos de fricção em 1493”, diz Ian Hutchings, autor principal do estudo, citado em comunicado da Universidade de Cambridge.

Ian M. Hutchings et al / University of Cambridge

Os diagramas de Da Vinci demonstravam afinal experiências sobre a medição da fricção

Os diagramas de Da Vinci demonstravam afinal experiências sobre a medição da fricção

Em qualquer máquina mecânica, a fricção é um elemento importante, e esse era um dos aspectos que aparentemente também não passou despercebido a Leonardo Da Vinci.

O artista e cientista italiano terá assim “tratado do assunto” 200 anos antes de Guillaume Amontons, um cientista francês a quem é atribuída a descoberta destas leis da fricção.

Que mais descobertas poderão ainda estar escondidas no meio de todos os rabiscos de Leonardo Da Vinci que foram considerados irrelevantes?

ZAP / Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …