Rabiscos de Da Vinci eram afinal as leis da fricção – dois séculos antes de descobertas

Ian M. Hutchings et al / University of Cambridge

Rabiscos considerados irrelevantes nos manuscritos de Leonardo Da Vinci eram as Leis da Fricção

Rabiscos considerados irrelevantes nos manuscritos de Leonardo Da Vinci eram as Leis da Fricção

Investigadores descobriram que uns “rabiscos” considerados irrelevantes nos manuscritos de Leonardo Da Vinci eram afinal equações que demonstravam que o mesmo tinha calculado as Leis da Fricção.

Um novo estudo, publicado na revista Science Direct, revela que “uns rabiscos irrelevantes” num manuscrito de Leonardo da Vinci são na realidade a demonstração das Leis da Fricção – demonstradas dois séculos antes da data em que se pensavam terem sido descobertas.

Este papel tinha sido considerado irrelevante por ter um esboço de uma mulher, o que terá desviado a atenção dos diagramas que se encontravam abaixo e não pareciam fazer sentido.

Mas afinal, os diagramas demonstram experiências sobre a medição da fricção, resultando em fórmulas que Da Vinci viria a usar durante décadas nas suas invenções e maquinarias.

“Estes esquissos mostram que Da Vinci conhecia os fundamentos de fricção em 1493”, diz Ian Hutchings, autor principal do estudo, citado em comunicado da Universidade de Cambridge.

Ian M. Hutchings et al / University of Cambridge

Os diagramas de Da Vinci demonstravam afinal experiências sobre a medição da fricção

Os diagramas de Da Vinci demonstravam afinal experiências sobre a medição da fricção

Em qualquer máquina mecânica, a fricção é um elemento importante, e esse era um dos aspectos que aparentemente também não passou despercebido a Leonardo Da Vinci.

O artista e cientista italiano terá assim “tratado do assunto” 200 anos antes de Guillaume Amontons, um cientista francês a quem é atribuída a descoberta destas leis da fricção.

Que mais descobertas poderão ainda estar escondidas no meio de todos os rabiscos de Leonardo Da Vinci que foram considerados irrelevantes?

ZAP / Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …

Esqueletos revelam que fosso entre ricos e pobres começou a abrir-se há 6.600 anos

A análise a ossos encontrados numa sepultura na Polónia mostram que o fosse entre ricos e pobres na Europa começou a abrir-se muito antes daquilo que se pensava. O desaparecimento da classe média é um problema …