“Da terra à mesa”. Contentores com quintas verticais produzem vegetais para restaurantes e supermercados

A agricultura tradicional envolve o uso de muitos recursos, quer durante o processo de cultivo, quer depois, durante o processo de distribuição. O conceito das quintas verticais tem vindo a difundir-se pelo mundo, e agora está cada vez mais próximo dos consumidores.

As quintas verticais têm muito mais vantagens do que a agricultura tradicional, sublinha o New Atlas. Estas baseiam-se num modelo em que as plantas crescem num ambiente cheio de nutrientes, sendo que uma das suas principais vantagens é que podem ser colocadas em qualquer lugar, o que é crucial numa época em que as terras cultiváveis estão em declínio.

“A Vertical Field oferece uma forma revolucionária de comer as verduras e os frutos mais frescos, ao produzir quintas verticais internas à base de solo cultivadas no local onde os alimentos são consumidos”, disse o CEO da empresa, Guy Elitzur.

Os contentores reciclados ​​que hospedam estas quintas podem ser instalados ao alcance dos consumidores, como no estacionamento de um restaurante ou no armazém.

“Os nossos produtos não facilitam apenas uma vida sustentável, têm também um impacto positivo no meio ambiente. As quintas urbanas dão um novo significado ao termo ‘da terra à mesa’, porque podem ser instaladas em supermercados, restaurantes ou outros locais onde se realizam compras”.

De acordo com a Vertical Field, “o contentor é lacrado, automatizado e limitado à entrada humana, uma vez que só têm acesso ao local, pessoas com trabalhos essenciais no seu funcionamento”, explicou Noa Winston, trabalhadora da empresa.

Ao contrário de algumas soluções agrícolas de alta tecnologia, a equipa não precisou de ter formação especial para trabalhar com a quinta vertical, pois o processo de cultivo automatizado monitoriza, irriga e fertiliza as colheitas ao mesmo tempo que estas crescem, graças aos conjuntos de sensores que continuamente alimentam dados sobre o clima, solo ou iluminação LED.

Cada unidade agrícola vertical tem a sua própria tecnologia de comunicação Wi-Fi instalada, para permitir que os operadores tenham acesso ao sistema através de uma aplicação móvel.

A Vertical Field existe desde 2006 e já construiu várias “paredes verdes vivas” em todo o mundo. A iniciativa da agricultura vertical baseada no solo foi iniciada em 2019.

Expansão pelo mundo

A primeira quinta em contentores da Vertical Field foi criada nos Estados Unidos, e localiza-se no restaurante Farmers & Chefs em Poughkeepsie, em Nova Iorque – que começou a ter as suas próprias colheitas em meados de abril de 2020.

No mês passado, após um projeto bem-sucedido, também a maior rede de supermercados de Israel – a Rami Levy – assinou um acordo com a empresa para instalar quintas verticais em dezenas de lojas ao longo dos próximos cinco anos.

“A rede Rami Levy prioriza a responsabilidade social que tem para com os clientes no que diz respeito à segurança alimentar e ao fornecimento de produtos da mais alta qualidade, mantendo os preços baixos”, garantiu Yafit Attias Levy, diretor da cadeia.

No início deste mês, a empresa Moderntrendo SRO – uma das maiores distribuidoras agrícolas da Ucrânia – inscreveu-se para um projeto que irá começar com a rede de supermercados Varus e, potencialmente, se irá expandir para outras redes.

“Estamos extremamente entusiasmados com nossa parceria com a Moderntrendo SRO, que nos levou ao projeto com a Varus e nos irá levar a mais projetos num futuro próximo”, disse Elitzur.

A empresa sublinha que “uma das conclusões que surgiram durante a pandemia de covid-19 foi a necessidade de desenvolver soluções que permitam aos residentes urbanos ter acesso a alimentos saudáveis, sem depender de transporte e envio de locais remotos”.

Além de supermercados e restaurantes, a empresa pretende que as suas quintas verticais sejam instaladas em hotéis, universidades, hospitais e outro tipo de estabelecimentos.

  Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia.
    Penso que existe uma empresa Portuguesa que “constrói” esses contentores.
    Alguém conhece qual é? P.f. escreva aqui. Obrigado.

  2. José, esta forma de fazer agricultura foi introduzida, em Portugal, por dois franceses: Gilles Dreyfus e Nicolas Segui que começaram nuns armazéns, em Marvila, a cultivar e a vender ao público. Vi uma reportagem sobre o seu negócio, há já algum tempo. A empresa de contentores para este tipo de agricultura penso ser a Cool farm. Procure o site deles.

RESPONDER

No Japão, o suicídio entre crianças atingiu um número recorde

Segundo um relatório divulgado pelas autoridades japonesas, o receio de uma infeção pelo novo coronavírus foi a justificação mais invocada por crianças e jovens para faltarem às aulas durante um longo período de tempo. Durante o …

Com uma nova subida de preços na segunda-feira, portugueses correm às bombas

Com o anúncio do Governo da redução do ISP, e um possível aumento do preço dos combustíveis já na próxima semana, os portugueses estão a aproveitar o fim-de-semana para abastecer. Na sexta-feira, o Governo anunciou a …

O candidato às eleições presidenciais das Filipinas Ferdinand Marcos Jr.

Ferdinand-Duterte: Eleições filipinas podem pôr duas dinastias frente-a-frente (ou lado a lado)

Ferdinand Marcos Jr. é filho de um antigo ditador filipino. Agora é candidato às eleições presidenciais e poderá enfrentar a filha de Rodrigo Duterte, Sara, ou até aliar-se a ela. Ainda faltam mais de seis meses …

Recuperados da covid-19 vão poder tomar segunda dose se for preciso para viajar

A diretora-geral da Saúde revelou, este sábado, que os recuperados da covid-19 vão agora poder tomar uma segunda dose da vacina, caso seja preciso para poderem viajar. Esta semana, o Jornal de Notícias tinha avançado que …

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …

Marcelo fez o que podia para prevenir crise política. Agora, fica à espera do diálogo

O Presidente da República transmitiu, este sábado, que fez em público e privado o que podia para prevenir junto dos partidos uma crise política e afirmou que espera diálogo sobre o Orçamento do Estado nos …

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …

Afinal, o início do Universo pode nunca ter realmente existido

Investigador português da Universidade de Liverpool partiu da teoria dos conjuntos causais para pôr em causa alguns dos conceitos mais importantes na complexa evolução do Universo. A ideia de que o nosso universo foi criado através …

Exoplaneta gigante conseguiu sobreviver à morte da sua estrela

Cientistas encontraram um exoplaneta gigante que parece ter conseguido sobreviver à morte da sua estrela, orbitando neste momento uma anã branca. As anãs brancas são o processo final de estrelas e chegam a ser tão densas …