//

“Da terra à mesa”. Contentores com quintas verticais produzem vegetais para restaurantes e supermercados

2

A agricultura tradicional envolve o uso de muitos recursos, quer durante o processo de cultivo, quer depois, durante o processo de distribuição. O conceito das quintas verticais tem vindo a difundir-se pelo mundo, e agora está cada vez mais próximo dos consumidores.

As quintas verticais têm muito mais vantagens do que a agricultura tradicional, sublinha o New Atlas. Estas baseiam-se num modelo em que as plantas crescem num ambiente cheio de nutrientes, sendo que uma das suas principais vantagens é que podem ser colocadas em qualquer lugar, o que é crucial numa época em que as terras cultiváveis estão em declínio.

“A Vertical Field oferece uma forma revolucionária de comer as verduras e os frutos mais frescos, ao produzir quintas verticais internas à base de solo cultivadas no local onde os alimentos são consumidos”, disse o CEO da empresa, Guy Elitzur.

Os contentores reciclados ​​que hospedam estas quintas podem ser instalados ao alcance dos consumidores, como no estacionamento de um restaurante ou no armazém.

“Os nossos produtos não facilitam apenas uma vida sustentável, têm também um impacto positivo no meio ambiente. As quintas urbanas dão um novo significado ao termo ‘da terra à mesa’, porque podem ser instaladas em supermercados, restaurantes ou outros locais onde se realizam compras”.

De acordo com a Vertical Field, “o contentor é lacrado, automatizado e limitado à entrada humana, uma vez que só têm acesso ao local, pessoas com trabalhos essenciais no seu funcionamento”, explicou Noa Winston, trabalhadora da empresa.

Ao contrário de algumas soluções agrícolas de alta tecnologia, a equipa não precisou de ter formação especial para trabalhar com a quinta vertical, pois o processo de cultivo automatizado monitoriza, irriga e fertiliza as colheitas ao mesmo tempo que estas crescem, graças aos conjuntos de sensores que continuamente alimentam dados sobre o clima, solo ou iluminação LED.

Cada unidade agrícola vertical tem a sua própria tecnologia de comunicação Wi-Fi instalada, para permitir que os operadores tenham acesso ao sistema através de uma aplicação móvel.

A Vertical Field existe desde 2006 e já construiu várias “paredes verdes vivas” em todo o mundo. A iniciativa da agricultura vertical baseada no solo foi iniciada em 2019.

Expansão pelo mundo

A primeira quinta em contentores da Vertical Field foi criada nos Estados Unidos, e localiza-se no restaurante Farmers & Chefs em Poughkeepsie, em Nova Iorque – que começou a ter as suas próprias colheitas em meados de abril de 2020.

No mês passado, após um projeto bem-sucedido, também a maior rede de supermercados de Israel – a Rami Levy – assinou um acordo com a empresa para instalar quintas verticais em dezenas de lojas ao longo dos próximos cinco anos.

“A rede Rami Levy prioriza a responsabilidade social que tem para com os clientes no que diz respeito à segurança alimentar e ao fornecimento de produtos da mais alta qualidade, mantendo os preços baixos”, garantiu Yafit Attias Levy, diretor da cadeia.

No início deste mês, a empresa Moderntrendo SRO – uma das maiores distribuidoras agrícolas da Ucrânia – inscreveu-se para um projeto que irá começar com a rede de supermercados Varus e, potencialmente, se irá expandir para outras redes.

“Estamos extremamente entusiasmados com nossa parceria com a Moderntrendo SRO, que nos levou ao projeto com a Varus e nos irá levar a mais projetos num futuro próximo”, disse Elitzur.

A empresa sublinha que “uma das conclusões que surgiram durante a pandemia de covid-19 foi a necessidade de desenvolver soluções que permitam aos residentes urbanos ter acesso a alimentos saudáveis, sem depender de transporte e envio de locais remotos”.

Além de supermercados e restaurantes, a empresa pretende que as suas quintas verticais sejam instaladas em hotéis, universidades, hospitais e outro tipo de estabelecimentos.

Ana Moura, ZAP //

2 Comments

  1. Bom dia.
    Penso que existe uma empresa Portuguesa que “constrói” esses contentores.
    Alguém conhece qual é? P.f. escreva aqui. Obrigado.

  2. José, esta forma de fazer agricultura foi introduzida, em Portugal, por dois franceses: Gilles Dreyfus e Nicolas Segui que começaram nuns armazéns, em Marvila, a cultivar e a vender ao público. Vi uma reportagem sobre o seu negócio, há já algum tempo. A empresa de contentores para este tipo de agricultura penso ser a Cool farm. Procure o site deles.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.