Maior produção e mais sustentável. Quintas verticais geridas por robôs podem ser o futuro da agricultura

Com a crescente população mundial, a responsabilidade de a alimentar está a ficar cada vez mais difícil. Os especialistas acreditam que a agricultura vertical é o futuro.

A Plenty, uma startup em San Francisco cofundada por Nate Storey, está a reinventar e a revolucionar a agricultura. As quintas verticais são internas e podem ser colocadas em qualquer lugar, o que as torna cruciais numa época em que as terras cultiváveis estão em declínio.

De acordo com o Interesting Engineering, a empresa permite que os produtos sejam cultivados durante todo o ano graças ao trabalho de robôs e inteligência artificial (IA), melhorando continuamente a qualidade do crescimento dos produtos agrícolas e usando 95% menos água e 99% menos terra.

“A realidade é que existem cinco lugares no mundo onde se pode cultivar frutas e vegetais frescos de forma realmente económica e toda essa terra é usada neste ponto. A agricultura vertical existe porque queremos aumentar a capacidade mundial de frutas e vegetais frescos e sabemos que é necessário”, explicou Storey, em entrevista à revista Forbes.

“Imagine uma quinta de 1.500 acres [607 hectares]. Agora, imagine isso a caber dentro da sua mercearia favorita, crescendo até 350 vezes mais. Isso é eficiente”, lê-se no site da Plenty.

As quintas internas climatizadas de Plenty são filas de plantas situadas lado a lado, crescendo verticalmente e penduradas no teto. Existem robôs para movê-las e a empresa usa IA para gerir a água, a temperatura e a luz.

Com luzes LED que imitam o Sol situadas acima delas, o ambiente das plantas é continuamente otimizado para garantir que tenham as melhores colheitas possíveis.

A água utilizada é reciclada e a água evaporada é captada para reaproveitamento. Além disso, a principal quinta em San Francisco também está a usar energia 100% renovável.

De acordo com o site da empresa, a tecnologia “liberta‌ ‌agricultura‌ ‌deas‌ ‌restrições‌ das condições meteorológicas, estações, ‌tempo, ‌distância, ‌pestes, ‌desastres naturais e clima” e produz plantas‌ livres de organismos geneticamente modificados em escala com‌ “sabor extraordinário‌”.

A quinta é tão bem-sucedida que produz 400 vezes mais alimentos por acre – cerca de mil vezes mais alimentos por hectare – do que uma quinta plana.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …