Quimioterapia por spray é a nova esperança no tratamento de cancro

Hospitais franceses estão a testar um novo tratamento para cancro do estômago. A técnica desenvolvida em 2013 está agora a ser testada, mas os resultados são promissores.

“A quimioterapia clássica era horrível… mas com este tratamento, sinto esperança“, disse o pensionista francês Jacques Braud, que está a tratar um cancro no estômago através de um nova terapia que é dispersa por aerossol. Está a ser tratado no Hospital Georges-François Leclerc, que é um dos sete centros hospitalares a testarem este novo tratamento inovador.

O tratamento por aerossóis tem menos efeitos secundários e tem sido uma verdadeira lufada de ar fresco para alguns pacientes. Tradicionalmente, a medicação é injetava na corrente sanguínea dos doentes oncológicos, mas neste tratamento, o Raw Story explica que é usada uma espécie de spray.

O tratamento chamado quimioterapia com aerossol intraperitoneal pressurizado, ou então PIPAC, é feito com o paciente anestesiado. De seguida, é feita uma pequena incisão na parede abdominal e a quimioterapia é feita através da aplicação de um aerossol.

“Evita a perda de apetite e os danos aos nervos periféricos ou às células vermelhas e brancas do sangue”, explica David Orry, que dirige o departamento de cirurgia oncológica do hospital gaulês. Na quimioterapia tradicional, as complicações com os efeitos secundários podem levar a que o tratamento seja interrompido.

Braud diz que com este novo método não sentiu qualquer efeito secundário negativo, ao contrário do que sentia quando fazia quimioterapia antes do PIPAC.

Por enquanto, o tratamento só é destinado a cancros ginecológicos e digestivos. Isto porque é um pré-requisito necessário criar artificialmente uma cavidade através da injeção de ar. Depois de administrado o spray, o produto é extraído meia hora depois através de uma bomba de ar e as incisões são fechadas.

A eficácia do PIPAC ainda não foi testada em grande escala, mas tendo em conta os resultados iniciais, o oncologista François Ghiringhelli diz que oferece uma perspetiva bastante animadora para o futuro. Os preços são também bastante acessíveis, com cada operação a custar apenas dois mil euros ao hospital.

“Amanhã poderíamos usar esta técnica em pacientes que estão menos gravemente doentes e obter bons resultados curativos, até mesmo resultados preventivos“, confessou Orry. Contudo, admite que, por enquanto, é melhor serem “prudentes” e não vender o tratamento como uma “cura milagrosa”.

A Braud apenas lhe foram dados mais dois anos de vida. Sem nunca perder a esperança, aceitou participar no tratamento. “Com o PIPAC, eu tenho esperança”, disse com um sorriso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo Silva é nomeado para o prémio da France Football que …

Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP. A equipa, que conta também …

MP pede que autarca de Torres Vedras vá a julgamento por plágio na tese de doutoramento

Em abril deste ano, o MP acusou o autarca de um crime de contrafação, por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de doutoramento “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para …

Rui Rio confirma recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, quebrou hoje o silêncio sobre o seu futuro político, confirmando a sua recandidatura à liderança do partido. O anúncio foi feito às 18:30, num hotel no Porto. Duas semanas depois …