Quimioterapia por spray é a nova esperança no tratamento de cancro

Hospitais franceses estão a testar um novo tratamento para cancro do estômago. A técnica desenvolvida em 2013 está agora a ser testada, mas os resultados são promissores.

“A quimioterapia clássica era horrível… mas com este tratamento, sinto esperança“, disse o pensionista francês Jacques Braud, que está a tratar um cancro no estômago através de um nova terapia que é dispersa por aerossol. Está a ser tratado no Hospital Georges-François Leclerc, que é um dos sete centros hospitalares a testarem este novo tratamento inovador.

O tratamento por aerossóis tem menos efeitos secundários e tem sido uma verdadeira lufada de ar fresco para alguns pacientes. Tradicionalmente, a medicação é injetava na corrente sanguínea dos doentes oncológicos, mas neste tratamento, o Raw Story explica que é usada uma espécie de spray.

O tratamento chamado quimioterapia com aerossol intraperitoneal pressurizado, ou então PIPAC, é feito com o paciente anestesiado. De seguida, é feita uma pequena incisão na parede abdominal e a quimioterapia é feita através da aplicação de um aerossol.

“Evita a perda de apetite e os danos aos nervos periféricos ou às células vermelhas e brancas do sangue”, explica David Orry, que dirige o departamento de cirurgia oncológica do hospital gaulês. Na quimioterapia tradicional, as complicações com os efeitos secundários podem levar a que o tratamento seja interrompido.

Braud diz que com este novo método não sentiu qualquer efeito secundário negativo, ao contrário do que sentia quando fazia quimioterapia antes do PIPAC.

Por enquanto, o tratamento só é destinado a cancros ginecológicos e digestivos. Isto porque é um pré-requisito necessário criar artificialmente uma cavidade através da injeção de ar. Depois de administrado o spray, o produto é extraído meia hora depois através de uma bomba de ar e as incisões são fechadas.

A eficácia do PIPAC ainda não foi testada em grande escala, mas tendo em conta os resultados iniciais, o oncologista François Ghiringhelli diz que oferece uma perspetiva bastante animadora para o futuro. Os preços são também bastante acessíveis, com cada operação a custar apenas dois mil euros ao hospital.

“Amanhã poderíamos usar esta técnica em pacientes que estão menos gravemente doentes e obter bons resultados curativos, até mesmo resultados preventivos“, confessou Orry. Contudo, admite que, por enquanto, é melhor serem “prudentes” e não vender o tratamento como uma “cura milagrosa”.

A Braud apenas lhe foram dados mais dois anos de vida. Sem nunca perder a esperança, aceitou participar no tratamento. “Com o PIPAC, eu tenho esperança”, disse com um sorriso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …