Quimioterapia por spray é a nova esperança no tratamento de cancro

Hospitais franceses estão a testar um novo tratamento para cancro do estômago. A técnica desenvolvida em 2013 está agora a ser testada, mas os resultados são promissores.

“A quimioterapia clássica era horrível… mas com este tratamento, sinto esperança“, disse o pensionista francês Jacques Braud, que está a tratar um cancro no estômago através de um nova terapia que é dispersa por aerossol. Está a ser tratado no Hospital Georges-François Leclerc, que é um dos sete centros hospitalares a testarem este novo tratamento inovador.

O tratamento por aerossóis tem menos efeitos secundários e tem sido uma verdadeira lufada de ar fresco para alguns pacientes. Tradicionalmente, a medicação é injetava na corrente sanguínea dos doentes oncológicos, mas neste tratamento, o Raw Story explica que é usada uma espécie de spray.

O tratamento chamado quimioterapia com aerossol intraperitoneal pressurizado, ou então PIPAC, é feito com o paciente anestesiado. De seguida, é feita uma pequena incisão na parede abdominal e a quimioterapia é feita através da aplicação de um aerossol.

“Evita a perda de apetite e os danos aos nervos periféricos ou às células vermelhas e brancas do sangue”, explica David Orry, que dirige o departamento de cirurgia oncológica do hospital gaulês. Na quimioterapia tradicional, as complicações com os efeitos secundários podem levar a que o tratamento seja interrompido.

Braud diz que com este novo método não sentiu qualquer efeito secundário negativo, ao contrário do que sentia quando fazia quimioterapia antes do PIPAC.

Por enquanto, o tratamento só é destinado a cancros ginecológicos e digestivos. Isto porque é um pré-requisito necessário criar artificialmente uma cavidade através da injeção de ar. Depois de administrado o spray, o produto é extraído meia hora depois através de uma bomba de ar e as incisões são fechadas.

A eficácia do PIPAC ainda não foi testada em grande escala, mas tendo em conta os resultados iniciais, o oncologista François Ghiringhelli diz que oferece uma perspetiva bastante animadora para o futuro. Os preços são também bastante acessíveis, com cada operação a custar apenas dois mil euros ao hospital.

“Amanhã poderíamos usar esta técnica em pacientes que estão menos gravemente doentes e obter bons resultados curativos, até mesmo resultados preventivos“, confessou Orry. Contudo, admite que, por enquanto, é melhor serem “prudentes” e não vender o tratamento como uma “cura milagrosa”.

A Braud apenas lhe foram dados mais dois anos de vida. Sem nunca perder a esperança, aceitou participar no tratamento. “Com o PIPAC, eu tenho esperança”, disse com um sorriso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrada parte da matéria perdida do Universo

As galáxias podem receber e trocar matéria com o seu ambiente externo graças aos ventos galácticos criados por explosões estelares. Devido ao instrumento MUSE do VLT (Very Large Telescope) do ESO, uma equipa internacional liderada …

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …