Quimioterapia por spray é a nova esperança no tratamento de cancro

Hospitais franceses estão a testar um novo tratamento para cancro do estômago. A técnica desenvolvida em 2013 está agora a ser testada, mas os resultados são promissores.

“A quimioterapia clássica era horrível… mas com este tratamento, sinto esperança“, disse o pensionista francês Jacques Braud, que está a tratar um cancro no estômago através de um nova terapia que é dispersa por aerossol. Está a ser tratado no Hospital Georges-François Leclerc, que é um dos sete centros hospitalares a testarem este novo tratamento inovador.

O tratamento por aerossóis tem menos efeitos secundários e tem sido uma verdadeira lufada de ar fresco para alguns pacientes. Tradicionalmente, a medicação é injetava na corrente sanguínea dos doentes oncológicos, mas neste tratamento, o Raw Story explica que é usada uma espécie de spray.

O tratamento chamado quimioterapia com aerossol intraperitoneal pressurizado, ou então PIPAC, é feito com o paciente anestesiado. De seguida, é feita uma pequena incisão na parede abdominal e a quimioterapia é feita através da aplicação de um aerossol.



“Evita a perda de apetite e os danos aos nervos periféricos ou às células vermelhas e brancas do sangue”, explica David Orry, que dirige o departamento de cirurgia oncológica do hospital gaulês. Na quimioterapia tradicional, as complicações com os efeitos secundários podem levar a que o tratamento seja interrompido.

Braud diz que com este novo método não sentiu qualquer efeito secundário negativo, ao contrário do que sentia quando fazia quimioterapia antes do PIPAC.

Por enquanto, o tratamento só é destinado a cancros ginecológicos e digestivos. Isto porque é um pré-requisito necessário criar artificialmente uma cavidade através da injeção de ar. Depois de administrado o spray, o produto é extraído meia hora depois através de uma bomba de ar e as incisões são fechadas.

A eficácia do PIPAC ainda não foi testada em grande escala, mas tendo em conta os resultados iniciais, o oncologista François Ghiringhelli diz que oferece uma perspetiva bastante animadora para o futuro. Os preços são também bastante acessíveis, com cada operação a custar apenas dois mil euros ao hospital.

“Amanhã poderíamos usar esta técnica em pacientes que estão menos gravemente doentes e obter bons resultados curativos, até mesmo resultados preventivos“, confessou Orry. Contudo, admite que, por enquanto, é melhor serem “prudentes” e não vender o tratamento como uma “cura milagrosa”.

A Braud apenas lhe foram dados mais dois anos de vida. Sem nunca perder a esperança, aceitou participar no tratamento. “Com o PIPAC, eu tenho esperança”, disse com um sorriso.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Paulo Rangel vai candidatar-se à liderança do PSD "independentemente de qualquer calendário"

O eurodeputado Paulo Rangel vai anunciar que se candidata à liderança do PSD numa intervenção no perante os conselheiros esta noite. Paulo Rangel quer candidatar-se à liderança do PSD, segundo avançaram o Observador e a TVI. …

México venceu, apesar de não deixarem os jogadores dormir

Adeptos de El Salvador acrescentaram um episódio à rivalidade com o México. Corona começou no banco mas entrou logo aos 20 minutos. O México continua o seu percurso vitorioso rumo à fase final do Mundial 2022. …

“Esqueceram-se de nós". Bombeiros fazem greve de dois dias em novembro devido ao OE

Os bombeiros profissionais marcaram greve para os dias 11 e 12 novembro para contestarem a proposta de Orçamento do Estado para 2022, que "se esqueceu completamente" da classe, anunciaram hoje a associação e o sindicato …

Professores deixam as salas de aula para se tornarem fabricantes de caixões low-cost

Quando a covid-19 obrigou ao encerramento das escolas no Uganda, Livingstone Musaala abriu mão do seu trabalho como professor de matemática para se dedicar à construção de caixões de valor acessível - numa altura em …

Casos de covid-19 entre os alunos mais novos não aumentaram no primeiro mês de aulas

Um mês depois do início do ano letivo, não se registou um aumento de casos de covid-19 entre os alunos mais novos. De acordo com o jornal Público, o regresso ao ensino presencial não se refletiu …

Imagem procurava mostrar que "Portugal e Espanha são mais fortes quando estão juntos", disse Vox a Ventura

O líder do Chega afirmou hoje que o Vox lhe transmitiu que, ao partilhar uma imagem da dinastia filipina onde mostra Portugal anexado por Espanha, pretendia mostrar que os dois países “são mais fortes quando …

Em La Palma, empresas usam drones para alimentar animais isolados pela lava

Duas empresas espanholas utilizam drones para alimentar os animais que estão encurralados no meio da lava lançada pelo vulcão de La Palma. Numa altura em que a lava se estende pela ilha a um ritmo muito …

CDS acusa Governo de comprar voto do PAN no OE com medida sobre as touradas

A deputada do CDS-PP Cecília Meireles acusou esta quinta-feira o Governo de estar a comprar o voto do PAN no Orçamento do Estado para 2022 com a proibição das touradas para menores de 16 anos. Na …

Se for eleita, Le Pen irá desmantelar as turbinas eólicas

A candidata à presidência francesa Marine Le Pen disse que, se for eleita presidente no próximo ano, acabará com todos os subsídios destinados às energias renováveis e derrubará as turbinas eólicas. Marine Le Pen, candidata do …

Sonae admite ser "inevitável" aumento de custos devido à subida do preço dos combustíveis

O administrador da Sonae MC Miguel Águas afirmou hoje que "é inevitável" que haja aumentos de custos ao longo da cadeia devido à subida do preço do combustível, mas trabalha para que "impacto não seja …