O quilograma mudou e já é igual para humanos ou extraterrestres

International Bureau of Weights and Measures

Protótipo Internacional do Quilograma (IPK)

Tal como anunciado em novembro passado e em prol da precisão científica, a definição de quilograma foi atualizada nesta segunda-feira, 20 de maio, data em que se celebra o Dia Mundial da Metrologia. A alteração não afeta a utilização da unidade no dia-a-dia, visando antes melhorar medições científicas.

Desde 1889, o quilograma foi definido por um cilindro de platina-irídio que está guardado numa caixa especial de vidro. O objeto é conhecido como Protótipo Internacional de Quilograma e está guardado na Oficina Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), que se localizada fora da cidade de Paris.

Em novembro, 60 Estados-membros que participaram na Conferência Geral de Pesos e Medidas, que decorreu em Versalhes, votaram por unanimidade para redefinir o valor do quilograma através de um pequeno – mas imutável – valor: a “constante de Planck”.

Contudo, esta não é a única novidade no Sistema Internacional (SI) de medidas. Também entram hoje em vigor atualizações para o ampere (intensidade da corrente elétrica), o kelvin (temperatura termodinâmica) e para a mol (quantidade de uma substância).

Importa frisar que todas as medições modernas de massa derivam do quilograma, ou seja, o quilograma define desde microgramas utilizadas em fármacos a gramas de ouro, passando até por medições de frutas ou toneladas de aço, observa a Europa Press.

O grande problema como o quilograma “antigo” é que nem sempre o protótipo pesava o mesmo. Mesmo guardado dentro de uma caixa de vidro especialmente desenhada para o efeito, o objeto acumulava micro-partículas de sujidade, sendo afetado pela atmosfera envolvente. Até a limpeza, poderia afetar a sua massa.

Tal como ilustrou William Phillips, Nobel da Física em 1997, em agosto passado, basta sujar as mãos para que um objeto tenha maior massa. Por este mesmo motivo, o físico defendeu que o quilograma deve ser uma medida “invariável” e mais “democrática”.

A grande alteração entra em vigor esta segunda-feira e, alicerçada na “constante de Planck”, o quilograma passa a ser uma medida universal desprovida de um objeto físico que o defina. “A redefinição do SI é um momento histórico no progresso científico”, disse Martin Milton, diretor do BIPM.

A partir de hoje, todas as medidas acima mencionadas serão baseadas em constantes universais, que são, por definição, invariáveis. Desta forma, um quilograma, um ampere ou um kelvin serão os mesmos num laboratório na Europa ou numa base científica em Marte.

Embora a ideia pareça futurista, foi o próprio Max Planck, criador da constante que agora governa o quilograma, que em meados de 1900 alertou para a necessidade de todas as medidas básicas do SI serem invariáveis, imutáveis e universais.

“As constantes fundamentais oferecem a possibilidade de estabelecer unidades de comprimento, massa, tempo e temperatura independentes de corpos ou materiais físicos, e cujo valor se mantém para todos os tempos e civilizações, mesmo para extraterrestres e não-humanos”, explicou, citado pelo portal ABC, à comunidade científica da época.

Dois séculos depois, e depois de reproduzir com segurança a teoria de Planck em laboratório, um quilograma é um quilograma, seja a medição feita por humanos ou extraterrestres. Universalizou-se a unidade de medida.

A Europa Press nota ainda que a redefinição do quilograma é a mudança mais significativa de uma unidade do SI desde que se recalculou o segundo em 1967, alteração que facilitou a comunicação mundial através de tecnologias como o GPS e a Internet.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Zap:

    A ideia desta redefinição è que o quilograma NÃO dependa de um objecto físico que o defina, porque este muda no tempo, não é imutável nem universal.
    Dado que o ‘quilograma’ é uma unidade fundamental di Sistema Internacional, não faz sentido dizer “sem uma unidade física”.
    [Provavelmente, na tradução, usa-se a palavra “unit” que significa, sim, “unidade” mas também objecto/elemento – provavelmente a acepção que mais se ajusta a este particular contexto]

    Nesse sentido, proponho alterar a seguinte frase:
    “uma medida universal, desprovida de uma unidade física que o defina”
    para
    “uma medida universal desprovida de um objecto físico que o defina” (sem a vírgula)

RESPONDER

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …