Querida, demoli a casa do vizinho (por culpa do Google Maps)

Google Maps

7601 Calypso Drive, à esquerda, a casa que devia ter sido demolida. Ao fundo, a casa que já foi...

7601 Calypso Drive. À esquerda, a casa demolida por engano

Uma empresa de demolições do Texas, nos Estados Unidos, está a culpar a plataforma de mapas da Google por ter dado a localização errada de uma casa que tinha que demolir, em vez de ter orientado a equipa para uma casa de família na vizinhança.

Os trabalhadores da empresa foram contratados para demolir uma casa, irremediavelmente danificada por um tornado, na morada 7601 Calypso Drive.

Cerca de 450 casas foram danificadas ou destruídas pelos violentos tornados que no Natal passaram pela região, e centenas de pessoas perderam as suas casas

Mas a consulta dos funcionários da empresa ao Google Maps apontou-os para a casa ao lado da que pretendiam demolir – que se encontrava em perfeitas condições.

A proprietária da casa erradamente demolida, Lindsay Díaz, foi informada do sucedido pelo vizinho, que tinha contratado o serviço de demolição.

Após a divulgação da notícia nos media norte-americanos, a empresa encarregue do trabalho de demolição apresentou um pedido de desculpas formal ao infeliz proprietário – mas não se ofereceu ainda para pagar os estragos.

Da parte dos responsáveis da Google nenhuma reacção foi tornada pública relativamente ao caso. Mas entretanto, depois de casa demolida, morada corrigida, o Google Maps já emendou o erro que causou a demolição por engano.

Lindsay Díaz terá agora de fazer planos para reconstruir completamente a casa – e provavelmente enfrentar uma dura batalha legal com a empresa de demolições, o Google e as seguradoras para receber de volta o dinheiro.

Esta é a prova de que um pequeno erro num mapa pode causar danos colossais.

ZAP / tecnolgia.com.pt

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …