Quem são os sete novos deputados da Iniciativa Liberal?

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo

O presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo

Afinal, quem são os sete deputados que vão acompanhar a Iniciativa Liberal na Assembleia da República? Foram eleitos em Lisboa, Porto, Braga e Setúbal.

O grupo parlamentar da IL ficou já fechado bem depois da meia-noite, com o quarto deputado pelo círculo de Lisboa a entrar em penúltimo lugar na ordenação do método de Hondt, logo a seguir ao último do PSD e de Inês de Sousa Real.

Segundo o Público, uma boa parte dos sete parlamentares que se vão sentar nas cadeiras da ala direita do plenário e que se vão juntar ao líder do partido fazem parte de um núcleo relativamente chegado de Cotrim.

João Cotrim Figueiredo, Lisboa

Repetiu o lugar de cabeça de lista por Lisboa e vai agora poder sentar-se na primeira fila. Até agora, como deputado único, só tinha direito à segunda fila.

Foi o primeiro e único deputado da Iniciativa Liberal (IL) em 2019, quando ainda tinha o estatuto de independente, e o partido era liderado por Carlos Guimarães Pinto.

Entretanto, subiu a líder e já foi reeleito em dezembro presidente da comissão executiva. Economista, foi administrador de diversas empresas, incluindo a Compal e a Privado Holding (dona do BPP), diretor-geral da TVI durante um ano, logo a seguir a Moniz, e liderou o Turismo de Portugal de 2013 a 2016, tendo estado envolvido nas negociações para a vinda da WebSummit para Lisboa.

Carla Castro, Lisboa

Foi eleita à segunda candidatura precisamente no mesmo lugar. A economista e doutorada em Gestão, de 43 anos, trabalhou na área dos seguros e é assessora do gabinete de Cotrim no Parlamento desde 2019.

Tinha a seu cargo boa parte dos dossiers temáticos de propostas do partido e chegou a substituir o deputado nas reuniões do Infarmed. É responsável pelo gabinete de estudos do partido, mas politicamente será a sua primeira experiência.

Rodrigo Saraiva, Lisboa

O mesmo não acontece com​ o número três por Lisboa, que no currículo tem a passagem pelo PSD, em que se inclui o cargo de secretário-geral da JSD e o de vereador na Câmara de Lisboa, nos pelouros dos Serviços Gerais e Juventude, com Carmona Rodrigues, entre 2005 e 2007.

Rodrigo Saraiva, consultor de comunicação, foi candidato às legislativas na lista do MPT por Lisboa, em 2015.

Com 45 anos, é um dos fundadores da IL – terá trazido Cotrim para o partido – e tem a seu cargo a pasta da comunicação, além de chefiar o gabinete de Cotrim na AR.

Bernardo Blanco, Lisboa

Vem do mesmo gabinete parlamentar, para onde foi contratado como analista e assessor político. É considerado um dos jovens promissores do partido.

Economista, com 26 anos, licenciou-se pela Católica Lisbon School of Business and Economics e frequenta o mestrado no Instituto de Estudos Políticos na mesma universidade. É vogal da comissão executiva do partido.

Carlos Guimarães Pinto, Porto

À segunda tentativa, também foi eleito o fundador do partido que, em 2019, concorrera igualmente pelo distrito do Porto.

Pouco tempo depois quis deixar a liderança da Iniciativa Liberal, numa decisão que foi vista como precipitada e que levou a que se temesse pelo futuro do partido.

O economista de 38 anos dividiu o seu tempo entre Portugal e o estrangeiro e atualmente é investigador na área de economia internacional e professor de políticas públicas e economia na Católica.

Há um ano fundou o think tank Mais Liberdade com o centrista Adolfo Mesquita Nunes e o social-democrata Jorge Moreira da Silva.

Patrícia Gilvaz, Porto

Aos 24 anos, a segunda eleita pelo distrito do Porto está na coordenação do núcleo da IL de Matosinhos, de onde é natural.

Faz parte de um conjunto de jovens liberais em quem a direção quer apostar, por ter dado provas de grande dinâmica, e poder servir como chamariz para o eleitorado jovem que o partido pretende captar.

Liderou a Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, onde se licenciou, e está a terminar o estágio para agregação à Ordem dos Advogados. Nas autárquicas de Setembro foi cabeça de lista à União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, onde reside.

Joana Cordeiro, Setúbal

Mostrou dinâmica e empenho ao fundar e dinamizar os núcleos da IL em Setúbal e no Seixal, territórios considerados difíceis para o partido.

A gestora de marketing de 37 anos licenciou-se no ISCTE e fez uma pós-graduação em Marketing com especialização em Gestão de Marcas.

Joana Cordeiro já tinha sido candidata como independente pelo partido em 2019 e agora conseguiu o lugar de deputada.

Rui Rocha, Braga

Licenciado em Direito, é na área dos recursos humanos que o deputado eleito por Braga tem feito carreira como gestor em setores como a banca, construção civil, comércio automóvel, logística, indústria e retalho.

Está atualmente ligado ao grupo Sonae e, aos 51 anos, é um dos liberais mais ativos no terreno digital dos blogues e redes sociais.

Chegou a ser chamado para representar o partido em encontros com o Governo e ir às reuniões do Infarmed, numa espécie de rampa de lançamento para a campanha.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.