Queixas por atrasos nas pensões triplicaram. Há quem espere mais de um ano pela reforma

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José António Vieira da Silva

O número de queixas por atrasos na atribuição de pensões triplicou em 2018, de acordo com dados da Provedoria de Justiça. Em média, a espera dos contribuintes situa-se entre 9 a 10 meses, mas há quem espere mais de um ano.

Em 2018, a Provedoria de Justiça recebeu 920 queixas de contribuintes devido a atrasos nos processos de atribuição de reformas, conforme dados divulgados pelo jornal Público.

Este número representa quase o triplo das reclamações que se verificaram em 2017.

Em média, estes contribuintes queixosos esperam entre 9 a 10 meses pela resposta do Centro Nacional de Pensões (CNP), o que ultrapassa largamente os 90 dias previstos. Mas há casos onde a espera pode demorar mais de um ano.

O problema não é novo e o Governo já tinha prometido “reduzir substancialmente as pendências”. Mas “tendo em conta a evolução do ritmo das queixas que chegam à Provedoria, as medidas para combater os atrasos no CNP ainda não surtiram efeito”, destaca a entidade numa nota enviada ao Público.

A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, lamenta que há pessoas “obrigadas a trabalhar para além da idade legal da reforma” e que recebem pensões provisórias “por longos períodos” ou que “se veem privadas de qualquer rendimento por tempo indeterminado”.

Também os deputados têm sido confrontados com estas reclamações. “São centenas todos os meses”, constata o deputado do Bloco de Esquerda José Soeiro em declarações ao Público.

A Federação dos Sindicatos da Administração Pública (Fesap) já veio notar que estes atrasos são incompreensíveis, dando conta da existência de inúmeras queixas, conforme declarações à RTP.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • É de bradar aos céus tanta desfaçatez destes pulhiticos. O Vieira da raríssimas para IPSS da sogra e para a raríssimas, bem como pôr a famila na manjedoura do governo, ou injetar milhões na banca é lesto. Para os desgraçados que tem pensões de miséria, como casos que conheço. Ao fim de quase um ano ainda ñ lhes foi atribuída qualquer pensão.

  1. É a técnica do Cativador. Tudo em prol de um défice exemplar. Para o alcançar é simples: não se paga e empurra-se tudo com a barriga. Esta gente devia ir presa.

  2. Tudo comandado por Centeno. A estratégia sub-retícia deste artista já é conhecida. Ir pagando aos bochechos, em tudo o que pode. Este é um dos casos.

  3. Sugiro que enquanto os atrasos no pagamento das pensões se mantiverem os Ministros, Deputados e demais políticos também não recebam o taco ao fim do mês!

RESPONDER

Gana é o primeiro país a receber vacinas financiadas pelo Covax

O programa Covax já começou a fornecer as primeiras remessas de vacinas contra a covid-19. O Gana foi o primeiro país a receber doses. Gana deve receber o primeiro lote de vacinas contra o SARS CoV-2, …

"Como produtos de exportação". Filipinas querem trocar os seus enfermeiros por vacinas da Europa

As Filipinas estão a pedir ao Reino Unido e à Alemanha que forneçam centenas de milhares de vacinas contra a covid-19 em troca do envio de enfermeiros filipinos para ajudar na linha de frente da …

Despacho da ACT limita capacidade de intervenção dos inspetores do trabalho

Um despacho assinado pela inspetora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a limitar a capacidade de intervenção dos inspetores. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, que escreve que o …

Só muda o preâmbulo. Decreto do novo estado de emergência já seguiu para o Parlamento

O novo decreto do estado de emergência já seguiu para o Parlamento. Marcelo Rebelo de Sousa só mudou o preâmbulo do documento. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou esta quarta-feira o decreto do …

Governo já está a desenhar um plano de desconfinamento. Rio quer desconfinar por regiões ou concelhos

Depois de uma primeira ronda de audiências, onde anunciou que o decreto do novo estado de emergência será igual ao da última quinzena, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta quarta-feira, o Bloco de Esquerda, o …

Serviços de inteligência desvalorizaram ameaça de invasão ao Capitólio

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos subestimaram o perigo de invasão ao Capitólio, admitiram vários responsáveis durante uma audiência no Senado, realizada esta terça-feira. Depois da absolvição do antigo Presidente dos Estados Unidos, que estava …

Polícias que prestam serviço no 112 não recebem subsídio desde setembro

Os agentes e militares que fazem a triagem das chamadas do 112 não auferem a gratificação mensal pelo serviço prestado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde setembro do ano passado. Segundo o Jornal de Notícias, …

Contrariando ordem judicial, Malásia deportou mais de mil pessoas para Myanmar

A Malásia entregou 1086 cidadãos que tinham fugido de Myanmar aos militares que organizaram o golpe de Estado de 01 de fevereiro, estando entre esses requerentes de asilo já registados oficialmente junto da Organização das …

Assassino da jornalista Daphne Caruana Galizia condenado a 15 anos de prisão

Vincent Muscat, um dos três homens acusados do assassínio, em outubro de 2017, da jornalista anticorrupção de Malta Daphne Caruana Galizia, foi condenado a uma pena de 15 anos de prisão pelo tribunal da La …

Venezuela avisa embaixadora da UE : tem 72 horas para abandonar o país

Isabel Brilhante Pedrosa, embaixadora da União Europeia, foi declarada persona non grata pelo Governo venezuelano e deverá abandonar o país. O Governo venezuelano notificou, esta quarta-feira, a embaixadora da União Europeia (UE), a portuguesa Isabel Brilhante …