Queixas por atrasos nas pensões triplicaram. Há quem espere mais de um ano pela reforma

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José António Vieira da Silva

O número de queixas por atrasos na atribuição de pensões triplicou em 2018, de acordo com dados da Provedoria de Justiça. Em média, a espera dos contribuintes situa-se entre 9 a 10 meses, mas há quem espere mais de um ano.

Em 2018, a Provedoria de Justiça recebeu 920 queixas de contribuintes devido a atrasos nos processos de atribuição de reformas, conforme dados divulgados pelo jornal Público.

Este número representa quase o triplo das reclamações que se verificaram em 2017.

Em média, estes contribuintes queixosos esperam entre 9 a 10 meses pela resposta do Centro Nacional de Pensões (CNP), o que ultrapassa largamente os 90 dias previstos. Mas há casos onde a espera pode demorar mais de um ano.

O problema não é novo e o Governo já tinha prometido “reduzir substancialmente as pendências”. Mas “tendo em conta a evolução do ritmo das queixas que chegam à Provedoria, as medidas para combater os atrasos no CNP ainda não surtiram efeito”, destaca a entidade numa nota enviada ao Público.

A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, lamenta que há pessoas “obrigadas a trabalhar para além da idade legal da reforma” e que recebem pensões provisórias “por longos períodos” ou que “se veem privadas de qualquer rendimento por tempo indeterminado”.

Também os deputados têm sido confrontados com estas reclamações. “São centenas todos os meses”, constata o deputado do Bloco de Esquerda José Soeiro em declarações ao Público.

A Federação dos Sindicatos da Administração Pública (Fesap) já veio notar que estes atrasos são incompreensíveis, dando conta da existência de inúmeras queixas, conforme declarações à RTP.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • É de bradar aos céus tanta desfaçatez destes pulhiticos. O Vieira da raríssimas para IPSS da sogra e para a raríssimas, bem como pôr a famila na manjedoura do governo, ou injetar milhões na banca é lesto. Para os desgraçados que tem pensões de miséria, como casos que conheço. Ao fim de quase um ano ainda ñ lhes foi atribuída qualquer pensão.

  1. É a técnica do Cativador. Tudo em prol de um défice exemplar. Para o alcançar é simples: não se paga e empurra-se tudo com a barriga. Esta gente devia ir presa.

  2. Tudo comandado por Centeno. A estratégia sub-retícia deste artista já é conhecida. Ir pagando aos bochechos, em tudo o que pode. Este é um dos casos.

  3. Sugiro que enquanto os atrasos no pagamento das pensões se mantiverem os Ministros, Deputados e demais políticos também não recebam o taco ao fim do mês!

RESPONDER

Elisa Ferreira vai tutelar fundos distribuídos pelo marido. PE reunido para analisar "conflito de interesses"

A comissária portuguesa vai gerir a pasta que integra os fundos distribuídos pelo marido, presidente da CCDRN. Eurodeputados falam em conflito de interesses. A Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu (PE) está reunida em Estrasburgo, …

​ERSE diz que "não tem capacidade" para analisar preço dos combustíveis

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) admitiu que não tem capacidade para analisar o preço dos combustíveis, afirmou a presidente do regulador, Cristina Portugal, em entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença e …

Autarca de Amarante nega ter participado em viagem à Turquia

A Câmara de Amarante informou hoje que "nenhum autarca" do município participou numa viagem à Turquia, paga por uma empresa investigada pelo Ministério Público (MP). Em comunicado enviado ao ZAP, a câmara refere que o presidente …

Primeiros humanos talhavam elefantes com ferramenta de 5 centímetros

Retirar o máximo de carne possível de uma carcaça era algo importante há milhares de anos atrás. Para um melhor aproveitamento, eram usadas lâminas de apenas cinco centímetros, que os arqueólogos ignoraram até agora. Normalmente, ao …

Trudeau pediu desculpa por ter escurecido tom de pele em festa em 2001

Em 2001, Justin Trudeau escureceu o tom de pele para um baile de máscaras. Agora, o primeiro-ministro do Canadá reconhece que não o devia ter feito. O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, disse esta quinta-feira que "lamenta …

Práticas da EDP Produção custaram 140 milhões de euros aos consumidores

As práticas da EDP Produção no mercado que levaram a Autoridade da Concorrência a aplicar uma multa de 48 milhões de euros terão custado 140 milhões de euros aos consumidores, adiantou o regulador. "Estima-se que a …

Dragões de Komodo têm uma "armadura" debaixo da pele

Um novo estudo mostra que debaixo da sua pele escamosa, os dragões de Komodo estão quase todos cobertos por uma armadura de pequenos ossos. Os dragões de Komodo (Varanus komodoensis) são conhecidos por serem fortes, rápidos …

Venda de João Félix vai ter impacto de 100 milhões de euros nas contas do Benfica em 2020

A venda de João Félix ao Atlético Madrid vai ter um impacto na ordem dos 100 milhões nos resultados do Benfica no próximo exercício (2019/20). "A venda do João Félix vai ter influência no exercício 2019/20, …

Pelo menos 15 mortos e 70 feridos em atentado no sul do Afeganistão

Pelo menos 15 pessoas morreram e 70 ficaram feridas, esta quinta-feira, num atentado ao lado de um hospital na cidade de Qalat, no sul do Afeganistão. O ataque ocorreu cerca das 06h00 desta quinta-feira (03h00 em Lisboa), …

Justiça absolve ex-responsáveis da operadora da central nuclear de Fukushima

Um tribunal japonês absolveu, esta quinta-feira, três antigos responsáveis da operadora da central japonesa de Fukushima, que estavam acusados de não terem tomado as medidas necessárias para evitar o desastre nuclear. O tribunal distrital de Tóquio …