//

Queda da estação espacial Tiangong-1 será um “espectáculo magnífico”

2

(dr) Xinhua

A estação espacial chinesa Tiangong-1

A China minimizou hoje o impacto da entrada na atmosfera da estação espacial chinesa Tiangong-1, prevista para este fim de semana, e prometeu mesmo que será um espetáculo magnífico, semelhante a uma chuva de meteoros.

A Tiangong-1 deverá entrar na atmosfera entre sábado e segunda-feira, segundo a agência espacial chinesa. A Agência Espacial Europeia ESA admitiu uma janela de tempo mais reduzida, entre sábado às 13:00 e domingo à tarde.

Alguns títulos da imprensa nacional noticiaram que o veículo espacial pode reentrar em Portugal. “As pessoas não têm motivos para se preocupar“, assegurou a entidade chinesa responsável pela conceção dos voos espaciais tripulados, CMSEO,, numa mensagem publicada nas redes sociais.

Este género de estação espacial “não cai violentamente sobre a Terra como nos filmes de ficção científica, mas desintegra-se como uma magnífica chuva de meteoros num belo céu estrelado, à medida que os respetivos destroços avançam em direção à Terra”, explicou a entidade chinesa.

A Tiangong-1 foi colocada em órbita em setembro de 2011. A estação espacial chinesa deverá efetuar uma entrada controlada na atmosfera terrestre, mas o facto de ter deixado funcionar em março de 2016 está a levantar preocupações sobre a sua queda na Terra.

A estação chinesa tem 12 metros de comprimento, 3,3 de diâmetro e está desocupada desde 2013. A maior parte da estrutura vai arder na reentrada, que pode ocorrer em qualquer espaço entre as latitudes de 43º norte e 43º sul, uma faixa muito extensa que inclui países como Portugal e Espanha.

ESA

Reentrada da estação espacial chinesa Tiangong-1 na Terra é calculada nas latitudes entre 43 graus norte e 43 graus sul, segundo a ESA.

É no entanto muito pouco provável que a queda da estação espacial represente algum risco para os humanos. O risco de um ser humano ser atingido por um fragmento espacial com mais de 200 gramas é de um em 700 milhões, segundo indicou a CMSEO.

// Lusa

2 Comments

  1. 200 Gramas???? A uma velocidade imaginamos 300m/s faz um estrago que nem imagino…. Mesmo se for 1 Grama mata facilmente uma pessoa a grandes velocidades.

  2. “espectáculo magnífico” seria se caisse mesmo em cima do presidente chinês quando ele esteve reunido no outro dia com o seu vizinho: o porco da Coreia, e fossem os dois desta para pior!!
    Isso é que seria um espectáculo apreciado por boa parte da humanidade!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.