Queda e explosão de avioneta em supermercado em Tires faz 5 mortos

Aeroprints.com / Wikimedia

Uma avioneta Piper PA-31T Cheyenne II

Uma avioneta Piper PA-31T Cheyenne II

A queda de uma aeronave em Tires provocou, esta segunda-feira, a morte dos quatro ocupantes e de uma quinta pessoa que não estava no aparelho, disse à Lusa fonte oficial do GPIAAF – Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários.

Segundo a mesma fonte, a aeronave descolou do aeródromo de Tires, tendo-se despenhado cerca de dois mil metros depois da descolagem, caindo perto de uma superfície comercial.

Ao Diário de Notícias, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa confirmou que a aeronave caiu junto de um supermercado LIDL.

As vítimas são o piloto e os três ocupantes da aeronave, que tinha matrícula suíça, e uma quinta pessoa que terá sido atingida no solo, aquando da queda, acrescentou a mesma fonte à Lusa.

Três dos ocupantes da aeronave eram franceses e o quarto era suíço, informou a Proteção Civil. Segundo o comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa, André Fernandes, os ocupantes eram todos adultos.

De acordo com a SIC Notícias, a avioneta, uma Piper PA-31T Cheyenne II, caiu numa área de armazenamento do supermercado, onde terá atingido um camião. A quinta vítima será o condutor desta viatura.

Segundo o canal televisivo, a aeronave saiu de Geneva, na Suíça, no passado dia 14 de Abril, fez escala em Marselha, França, e aterrou em Tires. Nesta segunda-feira, levantou voo com o intuito de regressar a Marselha e ter-se-á despenhado ao cabo de apenas dois minutos no ar.

Num comunicado divulgado pelo Aeródromo Municipal de Cascais, citado pelo Expresso, refere-se que a aeronave pertence à empresa Symbios orthopedic que se dedica à produção de implantes ortopédicos, nomeadamente de próteses para ancas.

De acordo com a página da Internet da Proteção Civil, encontram-se no local 50 bombeiros, apoiados por 18 viaturas.

O Presidente da República dirigiu-se ao local mal soube da gravidade do acidente. Marcelo Rebelo de Sousa chegou às 13h15, foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, seguindo depois a pé para o local da queda da aeronave.

O chefe de Estado assistiu depois a um ‘briefing’ da Proteção Civil e escusou-se a prestar declarações aos jornalistas.

Nove pessoas desalojadas

Nove pessoas ficaram desalojadas na sequência da queda da aeronave e vão ficar em casa de familiares, disse à Lusa fonte da Proteção Civil de Cascais.

Segundo o comandante municipal da Proteção Civil, Pedro Mendonça, “ficaram nove pessoas desalojadas” devido aos danos causados numa habitação e num anexo.

“Mas não foi preciso realojá-las porque vão ficar com familiares”, acrescentou.

Há também quatro feridos ligeiros, por inalação de fumo. Três foram transportados para o hospital de Cascais e um foi assistido no local.

Não há vítimas entre os funcionários do LIDL, disse à Lusa fonte da cadeia de supermercados, confirmando que o aparelho caiu junto aos armazéns da loja.

Uma extensa coluna de fumo ergueu-se por entre as casas da zona, com dezenas de pessoas a assistir às operações.

O aeródromo de Tires, em Cascais, que foi hoje encerrado na sequência do acidente, foi já reaberto, indicou fonte da infraestrutura.

Segundo a fonte, a reabertura ocorreu às 14h20. O alerta para a ocorrência foi registado cerca das 12h00.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Este jornalismo de secretária de hoje, parte me todo. Ao menos colocavam uma imagem de um avião em chamas ou todo partido no meio de destroços. Uma imagem de um avião na pista de um qualquer aeródromo, que não o de tires, só mostra que são notícias de telefone.

    • Caro Zabist,
      Se tivesse tido oportunidade de reparar na legenda da imagem, teria percebido que se trata de uma Piper PA-31T Cheyenne II – o modelo de aeronave que sofreu o acidente, e que considerámos ter imensamente mais interesse informativo do que uma qualquer avioneta em chamas, ou um monte genérico de destroços, como sugere.

      • Correcto. E, já agora, queria felicitá-los por terem utilizado o termo “aeronave” na notícia. Só foi pena não terem utilizado também no título. Evitem usar “avioneta” seja em que circunstância fôr, essa palavra não existe em terminologia aeronáutica, é mais ou menos o mesmo que dizer que “…também ardeu um camiãozinho…” o facto de a maior parte dos leitores serem aero-analfabetos não quer dizer que os media não devam contribuir para a sua alfabetização 😉

  2. Meu deus…..ao que chega a mediocridade…. o que interessa as imagem de um avião a arder ??? Ou todo partido ao meio !!!!.
    ZABISTE o que importa não são as imagens, mas sim o relato e a descrição do acidente.
    Se quiser saber como estavam as vítimas vestidas, calçadas, cor das calças e se tinham chinelos ou sapatos tem mesmo de esperar que as famílias lhe digam…. ( haja paciência ).

    Os meus sinceros sentimentos as famílias das vítimas deste trágico acidente.

RESPONDER

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …