Queda de drone ucraniano em base aérea russa causa três mortos

Dmitriy Pichugin / Wikimedia

Alinhamento de aviões bombardeiros Tupolev Tu-95 ‘Bear’ da Força Aérea da Rússia

As redes sociais encheram-se de vídeos do ocorrido, com muitos a questionar se o drone foi efetivamente abatido pela defesa aérea russa.

A queda de um drone ucraniano na base aérea russa de Engels, a mais de 560 quilómetros da Ucrânia, vitimou três oficiais, anunciou o Ministério da Defesa do país. O aparelho foi abatido pela defesa aérea por volta da 1h30 da manhã, hora local, com os destroços a caírem sobre o complexo.

O envolvimento de Kiev no ataque não é uma hipótese a excluir, com Yuriy Ignat, porta-voz da Força Aérea ucraniana a deixar pistas indicativas desta possibilidade, numa entrevista com a Gazeta.ua. “Estas são as consequências do que a Rússia tem vindo a fazer à nossa terra. Se a Rússia pensou que a Guerra não a iria afetar, estavam errados. Tais situações estão a acontecer mais e mais frequentemente, e esperámos que apenas beneficie a Ucrânia.

Também o governador da região de Saratov Oblast, onde se situa a base aérea Engels-2 abordou o ataque, prestando também um tributo às vítimas e garantindo que não há qualquer risco para a segurança dos cidadãos que vivem nas redondezas, avança o News Week.

Nos minutos e horas que se seguiram ao ataque, as redes sociais encheram-se de vídeos do ocorrido, com muitos a questionar se o drone foi efetivamente abatido pela defesa aérea russa. O analista ucraniano Andrew Perpetua respondeu inclusive ao tweet oficial do Ministério da Defesa russo com ironia. “A defesa aérea mágica entra em ação mesmo antes do impacto“?

A Engels-2 tem sido uma base aérea essencial na ofensiva russa à Ucrânia, sendo o ponto de armazenamento dos aviões Tupolev Tu-95, os quais têm sido utilizado com frequência nos ataques. Ainda assim, esta não é a primeira vez que a estrutura é atacada desde o início do conflito, com um primeiro ataque com drone a ocorrer a 5 de dezembro. O episódio vitimou também três oficiais e danificou duas aeronaves.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.