Queda de avião paquistanês fez pelo menos 76 mortos. Há dois sobreviventes

Shanzaib Akber / EPA

Um avião Airbus A320 da companhia aérea Pakistan International Airlines, que tinha descolado de Lahore, caiu, na sexta-feira, em Karachi, a cidade mais populosa do Paquistão. A queda fez pelo menos 76 mortos. Há dois sobreviventes.

As caixas negras do avião ainda não foram recuperadas. No entanto, um porta-voz da Pakistan International Airlines adiantou que o piloto deu conta da existência de problemas técnicos na sua última comunicação.

O piloto relatou a perda de dois motores e emitiu um pedido de ajuda. Numa gravação à qual a CNN teve acesso, é possível ouvir o piloto a avisar a torre de controlo: “Perdemos os motores”. “Mayday, Mayday” – palavra-código para emergência –  foi a última comunicação ouvida pela torre de controlo.

De acordo com a agência Reuters, o aparelho terá tido problemas perto da da pista do Aeroporto Internacional de Jinnah por não ter sido possível acionar as rodas do trem de aterragem.

A aeronave transportava 98 pessoas no total e pelo menos 76 mortes já foram confirmadas. Porém, este número deverá aumentar à medida que as equipas de resgate percorrem os escombros. Várias dezenas de corpos foram encaminhados para os hospitais de Jinnah e Civic. De acordo com a BBC, há dois sobreviventes.

Um dos sobreviventes será o presidente do Banco do Punjab, Zafar Masud. Outro dos sobreviventes é Muhammad Zubair, também passageiro.

Segundo o The News International, a bordo do voo PK-8303 seguiam 99 pessoas: 51 homens, 31 mulheres e nove crianças.

A queda do avião danificou ainda muitas casas e carros.

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, está “chocado e triste” com o acidente. No Twitter, Khan endereçou condolências às famílias das vítimas mortais. “Orações e condolências vão para as famílias dos falecidos”, disse Khan.

O acidente ocorre apenas alguns dias após o país começar a permitir a retomada dos voos comerciais após o bloqueio devido à pandemia de coronavírus.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …

Comissão aprova levantamento da imunidade parlamentar a José Silvano

Fontes parlamentares dizem que o também secretário-geral do PSD é arguido no processo das falsas presenças no Parlamento. Silvano afirmou ter sido informado da decisão de levantamento da imunidade e que “nada tinha a opor”. A …

FC Porto está de olho em Santos Borré para o ataque

Rafael Santos Borré tem brilhado ao serviço do River Plate esta temporada. O FC Porto quer o avançado internacional colombiano para a próxima época. O FC Porto está interessado na contratação de Rafael Santos Borré para …

A bóia de salvação da Suíça é a economia forte e diversificada

A economia suíça, forte e diversificada, deverá resistir à crise que se avizinha. Com a fronteira com o norte de Itália, o país agiu cedo e prepara-se agora para revitalizar a economia. A tempestade ainda não …

CDS tem duas prioridades para o plano de estabilização (mas sai de São Bento sem garantias)

O presidente do CDS-PP indicou hoje que não tem garantia por parte do Governo de que as propostas que apresentou serão acolhidas no orçamento suplementar e salientou que “não foi celebrado nenhum tipo de compromisso”. Francisco …