Queda de avião paquistanês fez pelo menos 76 mortos. Há dois sobreviventes

Shanzaib Akber / EPA

Um avião Airbus A320 da companhia aérea Pakistan International Airlines, que tinha descolado de Lahore, caiu, na sexta-feira, em Karachi, a cidade mais populosa do Paquistão. A queda fez pelo menos 76 mortos. Há dois sobreviventes.

As caixas negras do avião ainda não foram recuperadas. No entanto, um porta-voz da Pakistan International Airlines adiantou que o piloto deu conta da existência de problemas técnicos na sua última comunicação.

O piloto relatou a perda de dois motores e emitiu um pedido de ajuda. Numa gravação à qual a CNN teve acesso, é possível ouvir o piloto a avisar a torre de controlo: “Perdemos os motores”. “Mayday, Mayday” – palavra-código para emergência –  foi a última comunicação ouvida pela torre de controlo.

De acordo com a agência Reuters, o aparelho terá tido problemas perto da da pista do Aeroporto Internacional de Jinnah por não ter sido possível acionar as rodas do trem de aterragem.

A aeronave transportava 98 pessoas no total e pelo menos 76 mortes já foram confirmadas. Porém, este número deverá aumentar à medida que as equipas de resgate percorrem os escombros. Várias dezenas de corpos foram encaminhados para os hospitais de Jinnah e Civic. De acordo com a BBC, há dois sobreviventes.

Um dos sobreviventes será o presidente do Banco do Punjab, Zafar Masud. Outro dos sobreviventes é Muhammad Zubair, também passageiro.

Segundo o The News International, a bordo do voo PK-8303 seguiam 99 pessoas: 51 homens, 31 mulheres e nove crianças.

A queda do avião danificou ainda muitas casas e carros.

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, está “chocado e triste” com o acidente. No Twitter, Khan endereçou condolências às famílias das vítimas mortais. “Orações e condolências vão para as famílias dos falecidos”, disse Khan.

O acidente ocorre apenas alguns dias após o país começar a permitir a retomada dos voos comerciais após o bloqueio devido à pandemia de coronavírus.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer 25% dos funcionários públicos em teletrabalho até ao final da legislatura

O Governo pretende até ao final da legislatura ter em teletrabalho pelo menos 25% dos funcionários públicos com funções compatíveis com esta modalidade laboral, prevendo um investimento público de 4,4 milhões de euros nesta área. A …

Luís Duque e Luiz Andrade fizeram entregas de 225 mil euros em dinheiro

Luís Duque e Luiz Andrade fizeram entregas em dinheiro na tesouraria da SAD do Desportivo das Aves no valor de 225 mil euros. Auditoria aponta para práticas que violam a lei sobre o branqueamento de …

Lisboa está em "planalto". Subida de casos justificada por estratégia de rastreio intensivo

O crescimento de novos casos de covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo deve-se à adoção de uma estratégia de rastreio intensivo, com 14 mil testes nos últimos dias, justificou este sábado a …

Por George Floyd, milhares de portugueses manifestam-se contra o racismo

Milhares de portugueses manifestaram-se, este sábado, contra o racismo em Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Viseu. Em causa está a morte de George Floyd, nos Estados Unidos. Mais de cinco mil pessoas participaram hoje à tarde …

Touradas regressam quando "estiverem aprovadas regras" pela DGS

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, disse hoje que os espetáculos tauromáquicos vão poder ser retomados “assim que as regras” para esse reinício “estiverem aprovadas pela Direção-Geral da Saúde”, devido à pandemia da Covid-19. Numa visita …

Maddie terá entrado em veículo de matrícula alemã em Espanha após o desaparecimento

Uma testemunha diz ter visto uma criança parecida com Madeleine McCann a entrar numa carrinha de matrícula alemã, em Espanha, acompanhada de um homem, poucas semanas após o seu desaparecimento. A informação consta de um arquivo …

Primeiro dia das eleições do FC Porto com mais de quatro mil votantes

O primeiro dia das eleições do FC Porto não podia ter sido "melhor", estimou Matos Fernandes, presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube, relevando que este sábado 4.036 sócios que se dirigiram ao Dragão …

Novo dispositivo produz energia a partir das sombras

Em dias chuvosos e com pouca luz solar, seria uma mais-valia se pudéssemos usar a sombra dos objetos para obter energia elétrica. A solução desenvolvida por Swee Ching Tan, cientista de materiais na Universidade Nacional …

Estômago de dinossauro preservou a sua última refeição durante 110 milhões de anos

Cientistas canadianos analisaram a última refeição de um anquilossauro nodossóide, com 110 milhões de anos, ainda na sua barriga fossilizada. De acordo com o site Science Alert, este dinossauro herbívoro de 1300 quilos – Borealopelta markmitchelli – descoberto …

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …