Navio naufragado no Danúbio retirado do rio. Número de mortos sobe para 24

(h) Balazs Mohai / EPA

O navio naufragado no Danúbio foi esta terça-feira retirado do fundo do rio e quatro corpos foram encontrados, subindo para 24 o número de mortos neste acidente, ocorrido no dia 29 de maio, na Hungria.

O barco, chamado Hableany, que realizava uma excursão com 33 turistas sul-coreanos e dois tripulantes, foi abalroado por outra embarcação de maior porte no Danúbio, em 29 de maio, e acabou por se afundar junto à ponte Margit, em Budapeste.

Quando o barco naufragado foi trazido à tona, as equipas de resgate retiraram quatro corpos, segundo os jornalistas da AFP e da agência de notícias oficial húngara MTI. Com estes quatros corpos encontrados esta terça-feira, sobe para 24 o número de vítimas mortais encontradas, mas quatro pessoas continuam ainda desaparecidas no rio Danúbio.

Apenas sete pessoas sobreviveram e foram resgatadas logo após o naufrágio. Durante o fim de semana, um corpo foi retirado do rio, perfazendo, então, o total de 20 corpos.

Uma enorme grua flutuante, barcos e equipas de resgate estavam a trabalhar no início da manhã na ponte Margit para levantar a embarcação do fundo do rio para procurar mais vítimas nos destroços. O topo do navio era visível, enquanto coletes salva-vidas flutuavam próximo ao casco do barco.

O resgate do barco está a ser planeado em várias etapas, dependendo, por exemplo, da condição do casco. O plano detalhado era levantar o Hableany com a grua flutuante e colocá-lo numa longa barcaça. O barco seria então entregue à polícia para as investigações do acidente.

O capitão do outro navio envolvido no acidente, o Viking Sigyn, está preso desde 1 de junho, suspeito de colocar em risco o transporte fluvial e de causar um acidente com mortos. O Viking Sigyn, que saiu de Budapeste menos de 48 horas após a colisão com o Hableany, está de volta à Hungria numa viagem programada e atracou na cidade de Visegrado, ao norte de Budapeste.

O atraso para retirar o navio naufragado do fundo do rio aconteceu devido ao grande volume de água no Danúbio, mas a operação foi concluída esta terça-feira com sucesso, com a ajuda de uma grua flutuante gigante, de acordo com relatos dos jornalistas da agência de notícias AFP.

 

Os esforços para procurar as vítimas desaparecidas do acidente e para erguer o Hableany foram prejudicados pelos altos níveis de água do Danúbio na primavera – que deverão cair significativamente nos próximos dias em Budapeste – e o fluxo rápido do rio, bem a pouca visibilidade sob a água.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.