Quase um milhão de portugueses tem depressão. Portugal é o 5.º país da UE com mais casos

Portugal é o 2.º país da União Europeia (UE) com mais casos psiquiátricos e o 5.º com mais depressões – cerca de 10% dos portugueses têm diagnóstico da perturbação.

Números da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) revelam que Portugal é o 2.º país da União Europeia com mais casos psiquiátricos e o 5.º com mais depressões.

Cerca de 10% dos portugueses sofre de depressão.

Apesar de, em Portugal, já se falar mais de saúde mental, ao Diário de Notícias, o psiquiatra Henrique Prata Ribeiro diz que o próximo passo – fundamental! – é começar a falar de doença mental.

“As pessoas precisam de compreender o que são as doenças psiquiátricas (…) A depressão não é apenas uma doença do cérebro. É uma doença sistémica, que afeta não só o cérebro, mas surge muitas vezes com inflamação ou mesmo alterações morfológicas de determinadas áreas, como também aumenta o risco de doenças cardiovasculares, entre outras”, explicou.

O psiquiatra – que faz parte da Comissão de Saúde Mental do Health Parliament Portugal – disse que, em virtude da pandemia, os casos aumentaram e, por isso, há grupos que devem ser acompanhados com “especial atenção”.

“Há grupos a quem temos de dar especial atenção, neste momento, à conta disso: os jovens/estudantes, as mulheres, pessoas desempregadas e outras já com doença psiquiátrica“, considerou.

Ainda na semana passada, um estudo revelou que quase metade dos adolescentes, em Portugal, tem sintomas depressivos.

No último ano letivo, o número de adolescentes portugueses com tais sinais rondou os 45%.

Em Portugal, o consumo de antidepressivos aumentou significativamente desde o início do século. Entre 2000 e 2020, o aumento foi de 304 %.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.