A grande maioria da comitiva da seleção portuguesa, que vai participar no Euro 2020, já foi vacinada contra a covid-19, informou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), esta segunda-feira.
“A quase totalidade do grupo foi vacinada em tempo útil, sendo que algumas pessoas, por não terem ainda passado seis meses sobre um teste positivo, não têm ainda indicação para vacinação”, lê-se no comunicado da FPF.
De acordo com o organismo, “o processo de vacinação decorreu numa ação levada a cabo em devido tempo e em estreita articulação com a task force para a Elaboração do Plano de Vacinação contra a covid-19″.
A FPF também anunciou que “todo o grupo de trabalho que estará no Euro 2020 testou, esta segunda-feira, negativo à covid-19“.
Na mesma nota, a Federação anunciou que, esta segunda-feira, “pela primeira vez desde o início do estágio, Fernando Santos teve à sua disposição os 26 jogadores convocados”.
A seleção das quinas continua a preparação para o encontro particular, marcado para esta quarta-feira, com Israel, no Estádio de Alvalade, depois do empate frente à Espanha.
Este domingo, a Real Federação Espanhola (RFEF) anunciou que o capitão da seleção espanhola, Sergio Busquets, testou positivo à covid-19. Entretanto, na noite desta segunda-feira, o organismo informou que os jogadores concentrados na Cidade do Futebol de Espanha, bem como o corpo técnico, testaram negativo.
Segundo o Jornal de Notícias, a vacinação entre as seleções que vão participar na competição ainda é um tema que divide opiniões. Tal como a seleção portuguesa, França também já tem bastantes jogadores vacinados e as seleções da Polónia e da Bélgica já têm mesmo todos os futebolistas inoculados (com a vacina da Johnson & Johnson, de dose única).
Pelo contrário, há quem tenha recusado a vacina. É o caso de Inglaterra, uma vez que os internacionais ingleses não quiseram “passar à frente” dos grupos de risco, embora o selecionador Gareth Southgate tenha expressado o desejo de ver todo o grupo vacinado.
Portugal, que é o detentor do troféu, integra o Grupo F da competição, juntamente com Hungria, Alemanha e França, tendo estreia marcada na competição para 15 de junho, diante dos húngaros, em Budapeste, antes de defrontar os germânicos, em 19, em Munique, e os franceses, em 23, novamente na capital magiar.
O Euro 2020, que foi adiado para este ano devido à pandemia da covid-19, realiza-se em 11 cidades de 11 países diferentes, entre 11 de junho e 11 de julho.
ZAP // Lusa