Euro 2020. Quase toda a comitiva portuguesa vacinada contra a covid-19

António Cotrim / Lusa

A grande maioria da comitiva da seleção portuguesa, que vai participar no Euro 2020, já foi vacinada contra a covid-19, informou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), esta segunda-feira.

“A quase totalidade do grupo foi vacinada em tempo útil, sendo que algumas pessoas, por não terem ainda passado seis meses sobre um teste positivo, não têm ainda indicação para vacinação”, lê-se no comunicado da FPF.

De acordo com o organismo, “o processo de vacinação decorreu numa ação levada a cabo em devido tempo e em estreita articulação com a task force para a Elaboração do Plano de Vacinação contra a covid-19″.

A FPF também anunciou que “todo o grupo de trabalho que estará no Euro 2020 testou, esta segunda-feira, negativo à covid-19“.

Na mesma nota, a Federação anunciou que, esta segunda-feira, “pela primeira vez desde o início do estágio, Fernando Santos teve à sua disposição os 26 jogadores convocados”.

A seleção das quinas continua a preparação para o encontro particular, marcado para esta quarta-feira, com Israel, no Estádio de Alvalade, depois do empate frente à Espanha.

Este domingo, a Real Federação Espanhola (RFEF) anunciou que o capitão da seleção espanhola, Sergio Busquets, testou positivo à covid-19. Entretanto, na noite desta segunda-feira, o organismo informou que os jogadores concentrados na Cidade do Futebol de Espanha, bem como o corpo técnico, testaram negativo.

Segundo o Jornal de Notícias, a vacinação entre as seleções que vão participar na competição ainda é um tema que divide opiniões. Tal como a seleção portuguesa, França também já tem bastantes jogadores vacinados e as seleções da Polónia e da Bélgica já têm mesmo todos os futebolistas inoculados (com a vacina da Johnson & Johnson, de dose única).

Pelo contrário, há quem tenha recusado a vacina. É o caso de Inglaterra, uma vez que os internacionais ingleses não quiseram “passar à frente” dos grupos de risco, embora o selecionador Gareth Southgate tenha expressado o desejo de ver todo o grupo vacinado.

Portugal, que é o detentor do troféu, integra o Grupo F da competição, juntamente com Hungria, Alemanha e França, tendo estreia marcada na competição para 15 de junho, diante dos húngaros, em Budapeste, antes de defrontar os germânicos, em 19, em Munique, e os franceses, em 23, novamente na capital magiar.

O Euro 2020, que foi adiado para este ano devido à pandemia da covid-19, realiza-se em 11 cidades de 11 países diferentes, entre 11 de junho e 11 de julho.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …