Euro 2020. Quase toda a comitiva portuguesa vacinada contra a covid-19

António Cotrim / Lusa

A grande maioria da comitiva da seleção portuguesa, que vai participar no Euro 2020, já foi vacinada contra a covid-19, informou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), esta segunda-feira.

“A quase totalidade do grupo foi vacinada em tempo útil, sendo que algumas pessoas, por não terem ainda passado seis meses sobre um teste positivo, não têm ainda indicação para vacinação”, lê-se no comunicado da FPF.

De acordo com o organismo, “o processo de vacinação decorreu numa ação levada a cabo em devido tempo e em estreita articulação com a task force para a Elaboração do Plano de Vacinação contra a covid-19″.

A FPF também anunciou que “todo o grupo de trabalho que estará no Euro 2020 testou, esta segunda-feira, negativo à covid-19“.

Na mesma nota, a Federação anunciou que, esta segunda-feira, “pela primeira vez desde o início do estágio, Fernando Santos teve à sua disposição os 26 jogadores convocados”.

A seleção das quinas continua a preparação para o encontro particular, marcado para esta quarta-feira, com Israel, no Estádio de Alvalade, depois do empate frente à Espanha.

Este domingo, a Real Federação Espanhola (RFEF) anunciou que o capitão da seleção espanhola, Sergio Busquets, testou positivo à covid-19. Entretanto, na noite desta segunda-feira, o organismo informou que os jogadores concentrados na Cidade do Futebol de Espanha, bem como o corpo técnico, testaram negativo.

Segundo o Jornal de Notícias, a vacinação entre as seleções que vão participar na competição ainda é um tema que divide opiniões. Tal como a seleção portuguesa, França também já tem bastantes jogadores vacinados e as seleções da Polónia e da Bélgica já têm mesmo todos os futebolistas inoculados (com a vacina da Johnson & Johnson, de dose única).

Pelo contrário, há quem tenha recusado a vacina. É o caso de Inglaterra, uma vez que os internacionais ingleses não quiseram “passar à frente” dos grupos de risco, embora o selecionador Gareth Southgate tenha expressado o desejo de ver todo o grupo vacinado.

Portugal, que é o detentor do troféu, integra o Grupo F da competição, juntamente com Hungria, Alemanha e França, tendo estreia marcada na competição para 15 de junho, diante dos húngaros, em Budapeste, antes de defrontar os germânicos, em 19, em Munique, e os franceses, em 23, novamente na capital magiar.

O Euro 2020, que foi adiado para este ano devido à pandemia da covid-19, realiza-se em 11 cidades de 11 países diferentes, entre 11 de junho e 11 de julho.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …