Espanha 0-0 Portugal | Ensaio a fazer lembrar 2016

Mário Cruz / Lusa

Portugal foi a Madrid retribuir a visita de Espanha a Lisboa, no passado mês de Outubro, em jogo de preparação para o EURO’2020… e também retribuiu o resultado.

Tal como no anterior duelo ibérico, as duas formações não marcaram qualquer golo, apesar de terem disposto de algumas ocasiões para tal. Uma partida que revelou a identidade das duas selecções, uma Espanha dominadora, com “vício” de ter bola, um Portugal sólido e pragmático que teve neste compromisso um útil ensaio geral para os embates com França e Alemanha.

Portugal já a pensar em França e Alemanha

Quem conhece a selecção de Espanha sabe que “la roja” gosta de ter bola, mesmo que às vezes se esqueça de que o futebol tem balizas, e foi isso que aconteceu na primeira metade do encontro, perante uma formação lusa numa espécie de 4-4-1-1, com Cristiano Ronaldo mais adiantado. Homens da casa muito mandões, a empurrar Portugal para o seu terço defensivo diferente quase todo o tempo, mas sem grande objectividade, com um futebol muito rendilhado.

Sensivelmente a meio da etapa inicial, Espanha tinha incríveis 73% de posse de bola, mas nenhuma das equipas registava remates, embora Portugal já tivesse um golo anulado (marcado por José Fonte). E chegou ao descanso com dois disparos, contra um dos portugueses, mas remates enquadrados nem vê-los. A maior parte dos jogadores da casa tinham um posicionamento médio acima da linha de meio-campo, os portugueses o inverso.

O jogo reiniciou-se partido, com lances de perigo nas duas áreas, e aos 60 minutos, bom trabalho de Cristiano Ronaldo, a cruzar para cabeceamento perigoso de Diogo Jota. O meio-campo português estava mais impositivo e a controlar melhor os movimentos espanhóis, que só no último quarto-de-hora, já com as muitas substituições a terem lugar, voltou a assumir o controlo e o domínio dos acontecimentos, com boas trocas de bola na frente.

Perto do fim foi Rui Patrício a negar o golo à Espanha, e nos descontos, Alvaro Morata, isolado, acertou na barra. Conclusão? Espanha igual a si própria, sem efectividade no último terço. Portugal sólido defensivamente, por vezes cínico, sem necessitar de bola para controlar os acontecimentos. Será assim no “grupo da morte”?

O MVP GoalPoint

Na primeira parte, na segunda, ao longo de todo o jogo. Sérgio Busquets foi o MVP da partida, embora não com um GoalPoint Rating extraordinário, somente um 6.1, mas que reflecte a espécie de “ancora” que o jogador do Barcelona foi para a “la roja”. O “trinco” terminou a primeira parte com oito recuperações de posse e no final somava 12, o máximo da partida. Destaque também para 91% de eficácia nos 53 passes realizados.

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

RESPONDER

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …